Comma: interface de aprendizagem à distância - a intervenção do designer no auxilio à situação de emergência social dos refugiados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Teresa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41228
Resumo: O presente relatório integra-se no plano de estudos do Mestrado em Design de Comunicação da Escola Superior de Artes e Design e visa a elaboração de um projeto de web design no âmbito do Design Social. O seu intuito é analisar a função social do design no Auxílio à Situação de Emergência Social da Crise dos Refugiados. O contexto de desenvolvimento decorre da apresentação Breaking Borders Through Art, um projeto lançado pela associação Humanity on the Move, que propôs a conceção de uma solução artística focada nas circunstâncias vividas pela comunidade de refugiados nas Ilhas do Mar Egeu, a partir da associação de um artista e um refugiado. No decorrer de uma conversa informal com Asad, refugiado afegão, surgiu a motivação e a oportunidade para a criação de uma interface de e-learning para refugiados designada “Comma”, que proporcionasse a refugiados ou a pessoas em situações similares a continuidade da formação académica (EaD), centrada em práticas de ensino assistidas e na rentabilização do tempo de espera nos campos de refúgio. A prática projetual abordada no âmbito deste mestrado analisa e estuda os conceitos relacionados com o design social e realiza uma aplicação de aprendizagem online, considerando as fases fundamentais de desenvolvimento de um projeto de design, do briefing à conceção, da ideia à produção da interface, abordando as questões seminais relacionadas
id RCAP_8ba150c299cf3d91df7c415a9906723c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41228
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comma: interface de aprendizagem à distância - a intervenção do designer no auxilio à situação de emergência social dos refugiadosDesignWeb designUser interface designDesign socialDesign para a inclusãoRefugiadosCommaDesignO presente relatório integra-se no plano de estudos do Mestrado em Design de Comunicação da Escola Superior de Artes e Design e visa a elaboração de um projeto de web design no âmbito do Design Social. O seu intuito é analisar a função social do design no Auxílio à Situação de Emergência Social da Crise dos Refugiados. O contexto de desenvolvimento decorre da apresentação Breaking Borders Through Art, um projeto lançado pela associação Humanity on the Move, que propôs a conceção de uma solução artística focada nas circunstâncias vividas pela comunidade de refugiados nas Ilhas do Mar Egeu, a partir da associação de um artista e um refugiado. No decorrer de uma conversa informal com Asad, refugiado afegão, surgiu a motivação e a oportunidade para a criação de uma interface de e-learning para refugiados designada “Comma”, que proporcionasse a refugiados ou a pessoas em situações similares a continuidade da formação académica (EaD), centrada em práticas de ensino assistidas e na rentabilização do tempo de espera nos campos de refúgio. A prática projetual abordada no âmbito deste mestrado analisa e estuda os conceitos relacionados com o design social e realiza uma aplicação de aprendizagem online, considerando as fases fundamentais de desenvolvimento de um projeto de design, do briefing à conceção, da ideia à produção da interface, abordando as questões seminais relacionadasLemos, JoãoRepositório ComumGomes, Teresa2022-06-30T08:43:03Z2022-04-292022-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41228203002130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41228Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:09.337471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comma: interface de aprendizagem à distância - a intervenção do designer no auxilio à situação de emergência social dos refugiados
title Comma: interface de aprendizagem à distância - a intervenção do designer no auxilio à situação de emergência social dos refugiados
spellingShingle Comma: interface de aprendizagem à distância - a intervenção do designer no auxilio à situação de emergência social dos refugiados
Gomes, Teresa
Design
Web design
User interface design
Design social
Design para a inclusão
Refugiados
Comma
Design
title_short Comma: interface de aprendizagem à distância - a intervenção do designer no auxilio à situação de emergência social dos refugiados
title_full Comma: interface de aprendizagem à distância - a intervenção do designer no auxilio à situação de emergência social dos refugiados
title_fullStr Comma: interface de aprendizagem à distância - a intervenção do designer no auxilio à situação de emergência social dos refugiados
title_full_unstemmed Comma: interface de aprendizagem à distância - a intervenção do designer no auxilio à situação de emergência social dos refugiados
title_sort Comma: interface de aprendizagem à distância - a intervenção do designer no auxilio à situação de emergência social dos refugiados
author Gomes, Teresa
author_facet Gomes, Teresa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lemos, João
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Web design
User interface design
Design social
Design para a inclusão
Refugiados
Comma
Design
topic Design
Web design
User interface design
Design social
Design para a inclusão
Refugiados
Comma
Design
description O presente relatório integra-se no plano de estudos do Mestrado em Design de Comunicação da Escola Superior de Artes e Design e visa a elaboração de um projeto de web design no âmbito do Design Social. O seu intuito é analisar a função social do design no Auxílio à Situação de Emergência Social da Crise dos Refugiados. O contexto de desenvolvimento decorre da apresentação Breaking Borders Through Art, um projeto lançado pela associação Humanity on the Move, que propôs a conceção de uma solução artística focada nas circunstâncias vividas pela comunidade de refugiados nas Ilhas do Mar Egeu, a partir da associação de um artista e um refugiado. No decorrer de uma conversa informal com Asad, refugiado afegão, surgiu a motivação e a oportunidade para a criação de uma interface de e-learning para refugiados designada “Comma”, que proporcionasse a refugiados ou a pessoas em situações similares a continuidade da formação académica (EaD), centrada em práticas de ensino assistidas e na rentabilização do tempo de espera nos campos de refúgio. A prática projetual abordada no âmbito deste mestrado analisa e estuda os conceitos relacionados com o design social e realiza uma aplicação de aprendizagem online, considerando as fases fundamentais de desenvolvimento de um projeto de design, do briefing à conceção, da ideia à produção da interface, abordando as questões seminais relacionadas
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30T08:43:03Z
2022-04-29
2022-04-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41228
203002130
url http://hdl.handle.net/10400.26/41228
identifier_str_mv 203002130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130676864221184