Estudo comparativo em unidades de multideficiência em relação à inclusão, interacção no ensino regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, João Carlos Paulino
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2289
Resumo: O presente estudo teve como objectivo, comparar Unidades de Multideficiência em relação à Inclusão/Interacção das mesmas no Ensino regular. Participaram deste estudo, três escolas do Ensino regular com unidades de Multideficiência, dos Concelhos de Belmonte; Covilhã e Fundão, assim como inúmeras famílias das crianças Multideficientes inseridas nestas unidades. Utilizaram-se inquéritos semi-estruturados com os Pais e Professores e observações no ambiente escolar. Neste sentido resolvemos optar como objectivo primordial, o compreender quais são as motivações que levam a estabelecer e a manter uma relação entre os pais das crianças com multideficiência e os professores de educação especial. Os resultados indicaram as semelhanças e as diferenças entre a família e a escola e as forças geradoras de conflitos. Apela à compreensão mútua de pais e professores no processo educativo da criança com multideficiência, para que a relação entre as mesmas se torne eficiente e positiva. Em conclusão, podemos afirmar que a problemática, entre a escola e a família de crianças com multideficiência, necessita de formação/educação de encarregados de educação e dos professores, de forma a conseguirem, uma mudança de atitudes e práticas, para que as mesmas se tornem uma relação habitual e desenvolvida a vários níveis. Em relação ao estudo das unidades de multideficiência observadas, no geral contribuem para o desenvolvimento global do indivíduo multideficiente embora se denote muitas fragilidades ao nível das barreiras arquitectónicas e de Recursos Humanos e algumas necessidades residuais.
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