COVID-19 no Instagram: práticas de comunicação estratégica das autoridades de saúde durante a pandemia
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://journals.openedition.org/cp/11288 |
Resumo: | Pouca atenção tem sido dispensada às organizações de saúde pública enquanto produtoras de conteúdo nos social media durante a pandemia da COVID-19. Este artigo tem o objetivo de analisar as práticas de comunicação estratégica das autoridades de saúde no Instagram (IG) frente aos desafios informacionais causados pela pandemia. Procura-se demonstrar o papel do IG no desenvolvimento da resiliência informacional. Foi feita a análise de conteúdo de posts nos perfis da World Health Organization, da WHO/Europe, da Organização Pan-Americana de Saúde, do Serviço Nacional de Saúde de Portugal e do Ministério da Saúde do Brasil. Foi possível observar o papel que estes perfis podem ter na reconstrução do cenário informacional sanitário a partir de uma abordagem estratégica centrada em práticas de orientação e de mobilização coletiva, baseadas em informações precisas e em sentimentos partilhados. |
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COVID-19 no Instagram: práticas de comunicação estratégica das autoridades de saúde durante a pandemiaCOVID-19health and communicationsocial mediaInstagraminformation resilienceCOVID-19comunicação e saúdesocial mediaInstagramresiliência informacionalPouca atenção tem sido dispensada às organizações de saúde pública enquanto produtoras de conteúdo nos social media durante a pandemia da COVID-19. Este artigo tem o objetivo de analisar as práticas de comunicação estratégica das autoridades de saúde no Instagram (IG) frente aos desafios informacionais causados pela pandemia. Procura-se demonstrar o papel do IG no desenvolvimento da resiliência informacional. Foi feita a análise de conteúdo de posts nos perfis da World Health Organization, da WHO/Europe, da Organização Pan-Americana de Saúde, do Serviço Nacional de Saúde de Portugal e do Ministério da Saúde do Brasil. Foi possível observar o papel que estes perfis podem ter na reconstrução do cenário informacional sanitário a partir de uma abordagem estratégica centrada em práticas de orientação e de mobilização coletiva, baseadas em informações precisas e em sentimentos partilhados.Little attention is being paid to public health organizations as content producers in social media during the COVID-19 pandemic. This article aims at analysing the strategic communication practices of health authorities on Instagram (IG) in the face of informational challenges caused by the pandemic. It seeks to demonstrate the role of IG in the development of information resilience. A content analysis of the following profiles was carried out: World Health Organization, WHO/Europe, the Pan American Heath Organization, the National Health Service of Portugal, and Brazils Ministry of Health. It was possible to observe the role that these profiles can play in the reconstruction of the health information scenario, based on a strategic approach centered on practices of orientation and collective mobilization, based on accurate information and shared feelings.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2020-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/11288porurn:doi:10.4000/cp.11288http://journals.openedition.org/cp/11288Araujo Pinto, PâmelaSá Brasileiro, FellipeAntunes, Maria João L.Almeida, Ana Margarida P.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-08T03:45:23Zoai:revues.org:cp/11288Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:18.536919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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