Comunicação no Instagram em tempos de pandemia: análise do perfil de uma influenciadora digital portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Filipa Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7995
Resumo: A pandemia de COVID-19 trouxe novos desafios a todos os setores da sociedade. Atualmente, as redes sociais exercem uma influência significativa e o investimento no marketing de influência surge como um elemento estratégico, introduzindo meios inovadores de comunicação, promoção e publicidade para ajudar os criadores de conteúdos. A presente investigação averigua de que forma o contexto da pandemia da COVID-19 teve impacto nas estratégias de comunicação da influenciadora digital portuguesa Helena Coelho, analisando o conteúdo partilhado no Instagram, que é a principal plataforma de redes sociais para o marketing de influência. Neste contexto, foi crucial compreender se a crise epidemiológica obrigou a uma adaptação a novas formas de comunicar com o público. Durante este período de incerteza que colocou desafios aos criadores de conteúdos, procurou-se determinar de que forma estes afetaram a performance comunicacional da digital influencer. Para atingir esse objetivo, foi adotada uma abordagem metodológica mista, que incluiu uma análise qualitativa (grupo focal) e quantitativa (análise de conteúdo das publicações no Instagram). Os resultados revelaram que, apesar de ter sido afetada pela falta de atividades durante o período de confinamento, Helena Coelho adaptou as suas estratégias de comunicação para interagir com o público através de conteúdos produzidos em casa, como lives e desafios de utilizando hashtags. Registou, assim, um crescimento em termos de seguidores e gostos no Instagram em 2020, em comparação com 2019. A partir da recolha e análise dos dados, pode concluir-se que a pandemia influenciou positivamente as estratégias de comunicação da influenciadora e teve um impacto positivo no seu crescimento.
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