Colaboração em Realidade Aumentada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/109736 |
Resumo: | A contínua evolução das tecnologias móveis, combinada com os avanços no campo da visão computacional, está a gerar um crescimento consequente na área da Realidade Aumentada. O aparecimento de novas plataformas comerciais, de suporte à tecnologia, torna o desenvolvimento de novas aplicações mais acessível para os programadores, sendo que o vasto número de dispositivos móveis em circulação simplifica o processo de adoção e divulgação deste tipo de conteúdos. Ainda assim, e apesar do âmbito da Realidade Aumentada englobar diversas áreas aplicacionais, grande parte das soluções existentes atualmente estão direcionadas à utilização individualizada da tecnologia. O objetivo desta dissertação é explorar os paradigmas de interação em grupo aplicados num contexto de Realidade Aumentada. Foi concebida e realizada uma infraestrutura de colaboração com base nas tecnologias, paradigmas e padrões já existentes na área, bem como duas aplicações de teste para analisar a solução proposta. As aplicações foram inspiradas em dois padrões de jogos convencionais e o seu desenvolvimento foi feito com base na infraestrutura concebida nesta dissertação. Por fim, os resultados obtidos visam o estudo dos parâmetros de escalabilidade, modularidade, manutenção e extensibilidade da solução. |
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A contínua evolução das tecnologias móveis, combinada com os avanços no campo da visão computacional, está a gerar um crescimento consequente na área da Realidade Aumentada. O aparecimento de novas plataformas comerciais, de suporte à tecnologia, torna o desenvolvimento de novas aplicações mais acessível para os programadores, sendo que o vasto número de dispositivos móveis em circulação simplifica o processo de adoção e divulgação deste tipo de conteúdos. Ainda assim, e apesar do âmbito da Realidade Aumentada englobar diversas áreas aplicacionais, grande parte das soluções existentes atualmente estão direcionadas à utilização individualizada da tecnologia. O objetivo desta dissertação é explorar os paradigmas de interação em grupo aplicados num contexto de Realidade Aumentada. Foi concebida e realizada uma infraestrutura de colaboração com base nas tecnologias, paradigmas e padrões já existentes na área, bem como duas aplicações de teste para analisar a solução proposta. As aplicações foram inspiradas em dois padrões de jogos convencionais e o seu desenvolvimento foi feito com base na infraestrutura concebida nesta dissertação. Por fim, os resultados obtidos visam o estudo dos parâmetros de escalabilidade, modularidade, manutenção e extensibilidade da solução. |
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