Desenvolvimento de Jogos em Realidade Aumentada: Problemas e Soluções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, José Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7802
Resumo: Este relatório apresenta o trabalho realizado para obtenção do Grau de Mestre em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais (2º ciclo de estudos). A área de estudo em questão é a Realidade Aumentada, uma área que se tem vindo a desenvolver bastante nos últimos anos. Um crescimento que provém principalmente do baixo custo de hardware necessário para o desenvolvimento de aplicações. Numa era em que a presença de dispositivos móveis é tão grande, há uma aposta crescente na criação de produtos em Realidade Aumentada para este tipo de dispositivos. O presente trabalho tem como objetivo efetuar um levantamento dos principais problemas no desenvolvimento de videojogos em Realidade Aumentada e apresentar possíveis soluções. No desenvolvimento de videojogos são vários os fatores que levam ao sucesso do produto, entre eles, um bom design da mecânica e uma boa jogabilidade levam a uma maior imersão e motivação do jogador. Assim, são feitas análises de vários jogos em Realidade Aumentada, identificados problemas de mecânica e interação, e apresentadas soluções através de uma aplicação prática: desenvolvimento de um jogo em Realidade Aumentada que teste as soluções propostas.
id RCAP_5aaad87e1bae91d13ffb9e6d330ae6d1
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7802
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de Jogos em Realidade Aumentada: Problemas e SoluçõesGameplayModos de InteraçãoOpencv.ProblemasProgramaçãoRealidade AumentadaSoluçõesUnityVideojogosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaEste relatório apresenta o trabalho realizado para obtenção do Grau de Mestre em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais (2º ciclo de estudos). A área de estudo em questão é a Realidade Aumentada, uma área que se tem vindo a desenvolver bastante nos últimos anos. Um crescimento que provém principalmente do baixo custo de hardware necessário para o desenvolvimento de aplicações. Numa era em que a presença de dispositivos móveis é tão grande, há uma aposta crescente na criação de produtos em Realidade Aumentada para este tipo de dispositivos. O presente trabalho tem como objetivo efetuar um levantamento dos principais problemas no desenvolvimento de videojogos em Realidade Aumentada e apresentar possíveis soluções. No desenvolvimento de videojogos são vários os fatores que levam ao sucesso do produto, entre eles, um bom design da mecânica e uma boa jogabilidade levam a uma maior imersão e motivação do jogador. Assim, são feitas análises de vários jogos em Realidade Aumentada, identificados problemas de mecânica e interação, e apresentadas soluções através de uma aplicação prática: desenvolvimento de um jogo em Realidade Aumentada que teste as soluções propostas.This report presents the work done to obtain the Master’s Degree in Design and Development of Videogames (2nd cycle of studies). The study area in question is the Augmented Reality, an area that has developed greatly in recent years. A growth that comes mainly from the low cost of hardware required for the development of applications. In an era in which the presence of mobile devices is so large, there is a growing focus on creating products in Augmented Reality for this type of devices. This paper aims to make a survey of the main problems in the development of video games in augmented reality and present possible solutions. In the development of video games there are several factors leading to the success of the product, among them, a good design of mechanics and good gameplay lead to greater immersion and motivation of the player. Thus, there will be made analyzes of various videogames of augmented reality, identified problems of game mechanics and interaction, and presented solutions through a practical application: development of a videogame in Augmented Reality to test the proposed solutions.Silva, Frutuoso Gomes Mendes dauBibliorumRibeiro, José Sousa2019-12-12T16:42:48Z2016-10-102016-11-042016-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7802TID:202331482porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:25Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7802Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:14.593757Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de Jogos em Realidade Aumentada: Problemas e Soluções
title Desenvolvimento de Jogos em Realidade Aumentada: Problemas e Soluções
spellingShingle Desenvolvimento de Jogos em Realidade Aumentada: Problemas e Soluções
Ribeiro, José Sousa
Gameplay
Modos de Interação
Opencv.
Problemas
Programação
Realidade Aumentada
Soluções
Unity
Videojogos
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Desenvolvimento de Jogos em Realidade Aumentada: Problemas e Soluções
title_full Desenvolvimento de Jogos em Realidade Aumentada: Problemas e Soluções
title_fullStr Desenvolvimento de Jogos em Realidade Aumentada: Problemas e Soluções
title_full_unstemmed Desenvolvimento de Jogos em Realidade Aumentada: Problemas e Soluções
title_sort Desenvolvimento de Jogos em Realidade Aumentada: Problemas e Soluções
author Ribeiro, José Sousa
author_facet Ribeiro, José Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Frutuoso Gomes Mendes da
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, José Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Gameplay
Modos de Interação
Opencv.
Problemas
Programação
Realidade Aumentada
Soluções
Unity
Videojogos
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Gameplay
Modos de Interação
Opencv.
Problemas
Programação
Realidade Aumentada
Soluções
Unity
Videojogos
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Este relatório apresenta o trabalho realizado para obtenção do Grau de Mestre em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais (2º ciclo de estudos). A área de estudo em questão é a Realidade Aumentada, uma área que se tem vindo a desenvolver bastante nos últimos anos. Um crescimento que provém principalmente do baixo custo de hardware necessário para o desenvolvimento de aplicações. Numa era em que a presença de dispositivos móveis é tão grande, há uma aposta crescente na criação de produtos em Realidade Aumentada para este tipo de dispositivos. O presente trabalho tem como objetivo efetuar um levantamento dos principais problemas no desenvolvimento de videojogos em Realidade Aumentada e apresentar possíveis soluções. No desenvolvimento de videojogos são vários os fatores que levam ao sucesso do produto, entre eles, um bom design da mecânica e uma boa jogabilidade levam a uma maior imersão e motivação do jogador. Assim, são feitas análises de vários jogos em Realidade Aumentada, identificados problemas de mecânica e interação, e apresentadas soluções através de uma aplicação prática: desenvolvimento de um jogo em Realidade Aumentada que teste as soluções propostas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-10
2016-11-04
2016-11-04T00:00:00Z
2019-12-12T16:42:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/7802
TID:202331482
url http://hdl.handle.net/10400.6/7802
identifier_str_mv TID:202331482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136376784945152