Desenvolvimento de Jogos em Realidade Aumentada: Problemas e Soluções
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7802 |
Resumo: | Este relatório apresenta o trabalho realizado para obtenção do Grau de Mestre em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais (2º ciclo de estudos). A área de estudo em questão é a Realidade Aumentada, uma área que se tem vindo a desenvolver bastante nos últimos anos. Um crescimento que provém principalmente do baixo custo de hardware necessário para o desenvolvimento de aplicações. Numa era em que a presença de dispositivos móveis é tão grande, há uma aposta crescente na criação de produtos em Realidade Aumentada para este tipo de dispositivos. O presente trabalho tem como objetivo efetuar um levantamento dos principais problemas no desenvolvimento de videojogos em Realidade Aumentada e apresentar possíveis soluções. No desenvolvimento de videojogos são vários os fatores que levam ao sucesso do produto, entre eles, um bom design da mecânica e uma boa jogabilidade levam a uma maior imersão e motivação do jogador. Assim, são feitas análises de vários jogos em Realidade Aumentada, identificados problemas de mecânica e interação, e apresentadas soluções através de uma aplicação prática: desenvolvimento de um jogo em Realidade Aumentada que teste as soluções propostas. |
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Desenvolvimento de Jogos em Realidade Aumentada: Problemas e SoluçõesGameplayModos de InteraçãoOpencv.ProblemasProgramaçãoRealidade AumentadaSoluçõesUnityVideojogosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaEste relatório apresenta o trabalho realizado para obtenção do Grau de Mestre em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais (2º ciclo de estudos). A área de estudo em questão é a Realidade Aumentada, uma área que se tem vindo a desenvolver bastante nos últimos anos. Um crescimento que provém principalmente do baixo custo de hardware necessário para o desenvolvimento de aplicações. Numa era em que a presença de dispositivos móveis é tão grande, há uma aposta crescente na criação de produtos em Realidade Aumentada para este tipo de dispositivos. O presente trabalho tem como objetivo efetuar um levantamento dos principais problemas no desenvolvimento de videojogos em Realidade Aumentada e apresentar possíveis soluções. No desenvolvimento de videojogos são vários os fatores que levam ao sucesso do produto, entre eles, um bom design da mecânica e uma boa jogabilidade levam a uma maior imersão e motivação do jogador. Assim, são feitas análises de vários jogos em Realidade Aumentada, identificados problemas de mecânica e interação, e apresentadas soluções através de uma aplicação prática: desenvolvimento de um jogo em Realidade Aumentada que teste as soluções propostas.This report presents the work done to obtain the Master’s Degree in Design and Development of Videogames (2nd cycle of studies). The study area in question is the Augmented Reality, an area that has developed greatly in recent years. A growth that comes mainly from the low cost of hardware required for the development of applications. In an era in which the presence of mobile devices is so large, there is a growing focus on creating products in Augmented Reality for this type of devices. This paper aims to make a survey of the main problems in the development of video games in augmented reality and present possible solutions. In the development of video games there are several factors leading to the success of the product, among them, a good design of mechanics and good gameplay lead to greater immersion and motivation of the player. Thus, there will be made analyzes of various videogames of augmented reality, identified problems of game mechanics and interaction, and presented solutions through a practical application: development of a videogame in Augmented Reality to test the proposed solutions.Silva, Frutuoso Gomes Mendes dauBibliorumRibeiro, José Sousa2019-12-12T16:42:48Z2016-10-102016-11-042016-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7802TID:202331482porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:25Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7802Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:14.593757Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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