Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portugal, Alda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Melim, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4009
Resumo: Criado no âmbito do projeto Convivialidade Escolar, o programa "Divertidamente" é composto por dez sessões semanais de uma hora, com vista a desenvolver competências socioemocionais. O presente estudo consistiu na avaliação da eficácia do programa com uma amostra de 86 crianças entre os 7 e os 11 anos. Trata-se de um estudo transversal com um desenho metodológico 2 X 2 (pré-teste vs. pós-teste). Os resultados indicam a existência de diferenças estatisticamente significativas entre o primeiro e o segundo momento de avaliação em todas as dimensões analisadas (comportamentos emocionais, situações emocionais, expressão emocional). Foram verificadas ainda diferenças em função do ano de escolaridade, sexo e existência de irmãos. O programa avaliado revelou-se, assim, uma ferramenta eficaz para utilizar em contexto escolar.
id RCAP_8bb47a818ec76769d8cf29f74a841dc7
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4009
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionaisEficácia de programa de intervençãoCompetências socioemocionaisCrianças em idade escolarEffectiveness of an intervention programSocioemocional competencesSchool-age children.Faculdade de Artes e HumanidadesCriado no âmbito do projeto Convivialidade Escolar, o programa "Divertidamente" é composto por dez sessões semanais de uma hora, com vista a desenvolver competências socioemocionais. O presente estudo consistiu na avaliação da eficácia do programa com uma amostra de 86 crianças entre os 7 e os 11 anos. Trata-se de um estudo transversal com um desenho metodológico 2 X 2 (pré-teste vs. pós-teste). Os resultados indicam a existência de diferenças estatisticamente significativas entre o primeiro e o segundo momento de avaliação em todas as dimensões analisadas (comportamentos emocionais, situações emocionais, expressão emocional). Foram verificadas ainda diferenças em função do ano de escolaridade, sexo e existência de irmãos. O programa avaliado revelou-se, assim, uma ferramenta eficaz para utilizar em contexto escolar.The “Playfully” intervention program is constituted by ten one-hour weekly sessions, with the purpose of develop socioemotional competences. The present study aims to evaluate program’s efficacy in a sample composed by 86 aged between 7 and 10 years old. It has been used a cross sectional approach, comparing the difference between pre and post-test evaluation (2 X 2 design). Results indicate statistically significant differences between pre and post-test in the three dimensions analyzed (emotional behaviors, emotional situations, emotional expression). Additionally, it has been found statistically significant differences concerning to children’ school year, sex and whether children have siblings. Thus, “Playfully” program showed to be an effective tool to use at educational context.Instituto Superior Politécnico GayaDigitUMaPortugal, AldaMelim, Marcelo2022-01-26T12:20:10Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4009porDivertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionais. Revista Psicologia, Educação e Cultura, 22 (1), 232-249.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:08Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:41.407666Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionais
title Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionais
spellingShingle Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionais
Portugal, Alda
Eficácia de programa de intervenção
Competências socioemocionais
Crianças em idade escolar
Effectiveness of an intervention program
Socioemocional competences
School-age children
.
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionais
title_full Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionais
title_fullStr Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionais
title_full_unstemmed Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionais
title_sort Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionais
author Portugal, Alda
author_facet Portugal, Alda
Melim, Marcelo
author_role author
author2 Melim, Marcelo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Portugal, Alda
Melim, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Eficácia de programa de intervenção
Competências socioemocionais
Crianças em idade escolar
Effectiveness of an intervention program
Socioemocional competences
School-age children
.
Faculdade de Artes e Humanidades
topic Eficácia de programa de intervenção
Competências socioemocionais
Crianças em idade escolar
Effectiveness of an intervention program
Socioemocional competences
School-age children
.
Faculdade de Artes e Humanidades
description Criado no âmbito do projeto Convivialidade Escolar, o programa "Divertidamente" é composto por dez sessões semanais de uma hora, com vista a desenvolver competências socioemocionais. O presente estudo consistiu na avaliação da eficácia do programa com uma amostra de 86 crianças entre os 7 e os 11 anos. Trata-se de um estudo transversal com um desenho metodológico 2 X 2 (pré-teste vs. pós-teste). Os resultados indicam a existência de diferenças estatisticamente significativas entre o primeiro e o segundo momento de avaliação em todas as dimensões analisadas (comportamentos emocionais, situações emocionais, expressão emocional). Foram verificadas ainda diferenças em função do ano de escolaridade, sexo e existência de irmãos. O programa avaliado revelou-se, assim, uma ferramenta eficaz para utilizar em contexto escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
2022-01-26T12:20:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4009
url http://hdl.handle.net/10400.13/4009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionais. Revista Psicologia, Educação e Cultura, 22 (1), 232-249.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico Gaya
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico Gaya
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129945522307072