Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/4009 |
Resumo: | Criado no âmbito do projeto Convivialidade Escolar, o programa "Divertidamente" é composto por dez sessões semanais de uma hora, com vista a desenvolver competências socioemocionais. O presente estudo consistiu na avaliação da eficácia do programa com uma amostra de 86 crianças entre os 7 e os 11 anos. Trata-se de um estudo transversal com um desenho metodológico 2 X 2 (pré-teste vs. pós-teste). Os resultados indicam a existência de diferenças estatisticamente significativas entre o primeiro e o segundo momento de avaliação em todas as dimensões analisadas (comportamentos emocionais, situações emocionais, expressão emocional). Foram verificadas ainda diferenças em função do ano de escolaridade, sexo e existência de irmãos. O programa avaliado revelou-se, assim, uma ferramenta eficaz para utilizar em contexto escolar. |
id |
RCAP_8bb47a818ec76769d8cf29f74a841dc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/4009 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionaisEficácia de programa de intervençãoCompetências socioemocionaisCrianças em idade escolarEffectiveness of an intervention programSocioemocional competencesSchool-age children.Faculdade de Artes e HumanidadesCriado no âmbito do projeto Convivialidade Escolar, o programa "Divertidamente" é composto por dez sessões semanais de uma hora, com vista a desenvolver competências socioemocionais. O presente estudo consistiu na avaliação da eficácia do programa com uma amostra de 86 crianças entre os 7 e os 11 anos. Trata-se de um estudo transversal com um desenho metodológico 2 X 2 (pré-teste vs. pós-teste). Os resultados indicam a existência de diferenças estatisticamente significativas entre o primeiro e o segundo momento de avaliação em todas as dimensões analisadas (comportamentos emocionais, situações emocionais, expressão emocional). Foram verificadas ainda diferenças em função do ano de escolaridade, sexo e existência de irmãos. O programa avaliado revelou-se, assim, uma ferramenta eficaz para utilizar em contexto escolar.The “Playfully” intervention program is constituted by ten one-hour weekly sessions, with the purpose of develop socioemotional competences. The present study aims to evaluate program’s efficacy in a sample composed by 86 aged between 7 and 10 years old. It has been used a cross sectional approach, comparing the difference between pre and post-test evaluation (2 X 2 design). Results indicate statistically significant differences between pre and post-test in the three dimensions analyzed (emotional behaviors, emotional situations, emotional expression). Additionally, it has been found statistically significant differences concerning to children’ school year, sex and whether children have siblings. Thus, “Playfully” program showed to be an effective tool to use at educational context.Instituto Superior Politécnico GayaDigitUMaPortugal, AldaMelim, Marcelo2022-01-26T12:20:10Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4009porDivertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionais. Revista Psicologia, Educação e Cultura, 22 (1), 232-249.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:08Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:41.407666Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionais |
title |
Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionais |
spellingShingle |
Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionais Portugal, Alda Eficácia de programa de intervenção Competências socioemocionais Crianças em idade escolar Effectiveness of an intervention program Socioemocional competences School-age children . Faculdade de Artes e Humanidades |
title_short |
Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionais |
title_full |
Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionais |
title_fullStr |
Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionais |
title_full_unstemmed |
Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionais |
title_sort |
Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionais |
author |
Portugal, Alda |
author_facet |
Portugal, Alda Melim, Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Melim, Marcelo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portugal, Alda Melim, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eficácia de programa de intervenção Competências socioemocionais Crianças em idade escolar Effectiveness of an intervention program Socioemocional competences School-age children . Faculdade de Artes e Humanidades |
topic |
Eficácia de programa de intervenção Competências socioemocionais Crianças em idade escolar Effectiveness of an intervention program Socioemocional competences School-age children . Faculdade de Artes e Humanidades |
description |
Criado no âmbito do projeto Convivialidade Escolar, o programa "Divertidamente" é composto por dez sessões semanais de uma hora, com vista a desenvolver competências socioemocionais. O presente estudo consistiu na avaliação da eficácia do programa com uma amostra de 86 crianças entre os 7 e os 11 anos. Trata-se de um estudo transversal com um desenho metodológico 2 X 2 (pré-teste vs. pós-teste). Os resultados indicam a existência de diferenças estatisticamente significativas entre o primeiro e o segundo momento de avaliação em todas as dimensões analisadas (comportamentos emocionais, situações emocionais, expressão emocional). Foram verificadas ainda diferenças em função do ano de escolaridade, sexo e existência de irmãos. O programa avaliado revelou-se, assim, uma ferramenta eficaz para utilizar em contexto escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01T00:00:00Z 2018-01-01T00:00:00Z 2022-01-26T12:20:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/4009 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/4009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de competências socioemocionais. Revista Psicologia, Educação e Cultura, 22 (1), 232-249. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Politécnico Gaya |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Politécnico Gaya |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129945522307072 |