O ano da morte de Ricardo Reis: romance pós-moderno?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Maria Fernanda Miranda Gomes Moreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/1679
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Estudos Culturais, especialização em Estudos Literários.
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spelling O ano da morte de Ricardo Reis: romance pós-moderno?Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Estudos Culturais, especialização em Estudos Literários.A propósito das verdadeiras intenções do romance O Ano da morte de Ricardo Reis, o seu autor, afirmou “a minha intenção foi confrontar Ricardo Reis e a sua poesia com um tempo e uma realidade cultural que de facto não tem nada a ver com ele.” Dentro desta base (mas não nos filiando totalmente nela), propomo-nos, com este trabalho, não só verificar a validade desta afirmação, como igualmente: − Penetrar no imbricado tecido intertextual, neutralizador, mas sempre latente na tessitura densa do romance, onde fragmentos da poesia portuguesa do demiurgo e seus heterónimos dialogam com outros poetas que com ele se cruzaram no longo e diversificado texto que constituiu a sua obra; − Cruzar esse intertexto com o discurso ideológico que configura a escrita de José Saramago, enquanto representante de um estilo pós-moderno e, simultaneamente, interventivo. Regarding the true intentions of the novel O Ano da Morte de Ricardo Reis, its author declared “my intention was to confront Ricardo Reis and its poetry with a time and a cultural reality that in fact has nothing to do with him.” Within this ground (although not fully relying on it), we intend, with this work, not only to verify the effectivity of this statement, but also: − To penetrate the intrincate intertextual material, neutralizer, but always latent in the novel’s dense weft, where fragments of the demiurge Portuguese poetry and his heteronymes dialogue with other poets that had crossed with him in the long and diversified text that constitutes his work; − To cross that intertext with the ideological speech that configures the writing of José Saramago, as a representative of a post-modern style and, simultaneously, an interventive one.[s.n.]Sequeira, Maria do Carmo Castelo Branco Vilaça deRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaBarbosa, Maria Fernanda Miranda Gomes Moreira2010-12-27T13:03:08Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/1679porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:00:35Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/1679Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:23.297111Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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