Estratégias de resolução de comportamentos de oposição e desafio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Mónica Sofia Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5200
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
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spelling Estratégias de resolução de comportamentos de oposição e desafioEstratégias de regulaçãoComportamentos de oposição e desafioAutorregulaçãoInstrumento de observaçãoRegulation strategiesOppositional and defiance behaviourSelf-regulationTool for observationRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório é o produto do trabalho desenvolvido nos contextos de creche e jardim-de-infância, que teve por base uma análise reflexiva, crítica e fundamentada da intervenção. Posto isto, a sua redação tem como objetivo refletir acerca dos dois contextos, por intermédio da caracterização dos seus agentes educativos - equipa educativa, família das crianças, grupo de crianças. Procura-se que este trabalho seja uma partilha de experiências vividas e refletidas em ambos os contextos, sendo que por isso, ao longo de todo o relatório estão patentes excertos de reflexões que ilustram o que é referido e fundamentam as intenções para a ação. No decorrer da minha Prática Profissional Supervisionada (PPS) reconheci uma problemática – estratégias de resolução para comportamentos de oposição e desafio – que já tinha me tinha suscitado interesse pelo seu carácter determinante na ação de um(a) educador(a). Este subtópico do relatório tem início com a explicitação do tema por meio da mobilização de referencial teórico, que contribui para o conhecimento aprofundado do tema, bem como de alguns conceitos que lhe estão inerentes. É objetivo do estudo da problemática a identificação dos comportamentos que antecedem os comportamentos de oposição e desafio, por meio da aplicação de uma grelha de observação (ABC) e a introdução de estratégias que auxiliem a criança na regulação do seu comportamento, após a análise dessa mesma grelha. Pela natureza do estudo identifica-se a abordagem mista como metodologia investigativa e define-se três princípios éticos, nomeadamente (1) “garantir o sigilo profissional, respeitando a privacidade de cada criança”; (2) “ter expectativas positivas em relação a cada criança, reconhecendo o seu potencial de desenvolvimento e capacidade de aprendizagem” e (3) “garantir que os interesses das crianças estão acima dos interesses pessoais e institucionais.” (APEI, s.d.)ABSTRACT This report is the result of the work developed in the context of nursery and kindergarten and was based on a reflexive and critical analysis, supported by intervention. The purpose of this report is to present a reflection by intermediation of the characterization of the educative agents (education team, each child family and the group of children). It is aimed that this work comes across as sharing experiences lived and reflected in both contexts and, therefore throughout the report you will be able to find excerpts of reflections to illustrate the discussion topics and support the intentions for action. During the period of “Prática Profissional Supervisionada (PPS)” I identified the issue “strategies for the resolution of opposition and defiance behaviours” which had previously capture my attention due to its utmost impact in the action of an educator. This subtopic of the report begins with the explication of the theme by theoretical mobilization, which contributes to the deep knowledge of the subject as well as some inherent concepts. The purpose on studyin this problematic relies on identifying the behaviours that precede the behavior of opposition and defiance, through the application of an observation grid (ABC) and the introduction of strategies to assist the child in regulating their behaviour after the analysis of this same grid. True to the nature of the study we identify the mixed approach as the research methodology and we set up three ethical principles, namely (1) "ensure professional confidentiality, respecting the privacy of each child "; (2) "have positive expectations for each child, recognizing his/her potential for development and learning ability" and (3) "ensure that children's interests are above personal and institutional interests." (APEI, sd)Almeida, TiagoSeixas, CristinaRCIPLAntunes, Mónica Sofia Pereira2015-09-18T09:06:12Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5200TID:201363321porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:15Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5200Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:30.683673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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