ALGUMAS NOTAS SOBRE DISCURSO OFICIAL PARA O PORTUGUÊS: AS METAS CURRICULARES E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Paulo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17777
Resumo: A forma e o conteúdo específico dos textos prescritivos para uma dada disciplina escolar são significativas no plano ideológico. As flutuações nestes textos para a disciplina de Português, têm revelado a adoção de uma postura mais conservadora por parte da tutela, marcada por um elevado grau de especificação nas prescrições. Partiremos do caso particular da Educação Literária, um dos domínios em destaque nas Metas Curriculares de Português. Centrar-nos-emos, de modo particular, na componente referente ao 1º ciclo do Ensino Básico. Nesta reflexão, baseada na análise documental, visamos proceder à identificação de marcas que apontem para aquilo que consideramos como uma proposta de aparente promoção da educação literária e de aparente preocupação com o papel do professor. Em linha com o referencial teórico convocado, o documento evidencia, no plano prescritivo, um elevadíssimo grau de especificação, constituindo-se, potencialmente, como elemento constritor da margem de atuação docente.
id RCAP_8bd32c0f9bfcd1a25061069522bd2c54
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17777
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ALGUMAS NOTAS SOBRE DISCURSO OFICIAL PARA O PORTUGUÊS: AS METAS CURRICULARES E A EDUCAÇÃO LITERÁRIASOME NOTES ON OFFICIAL DISCOURSE FOR PORTUGUESE: THE CURRICULAR TARGETS AND LITERARY EDUCATIONALGUNAS NOTAS SOBRE EL DISCURSO OFICIAL PARA PORTUGUÉS: METAS CURRICULARES Y EDUCACIÓN LITERARIACurrículoConteúdos curricularesLiteraturaEscolarizaçãoA forma e o conteúdo específico dos textos prescritivos para uma dada disciplina escolar são significativas no plano ideológico. As flutuações nestes textos para a disciplina de Português, têm revelado a adoção de uma postura mais conservadora por parte da tutela, marcada por um elevado grau de especificação nas prescrições. Partiremos do caso particular da Educação Literária, um dos domínios em destaque nas Metas Curriculares de Português. Centrar-nos-emos, de modo particular, na componente referente ao 1º ciclo do Ensino Básico. Nesta reflexão, baseada na análise documental, visamos proceder à identificação de marcas que apontem para aquilo que consideramos como uma proposta de aparente promoção da educação literária e de aparente preocupação com o papel do professor. Em linha com o referencial teórico convocado, o documento evidencia, no plano prescritivo, um elevadíssimo grau de especificação, constituindo-se, potencialmente, como elemento constritor da margem de atuação docente.Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp2016-03-08T14:35:51Z2016-03-082016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/17777http://hdl.handle.net/10174/17777porCosta, P. (2015) Algumas notas sobre discurso oficial para o Português: as Metas Curriculares e a Educação Literária. Nuances 26 (3). Presidente Prudente-SP: UNESP.http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/issue/view/264/showTocCIEP - Centro de Investigação em Educação e Psicologia; DPE - Departamento de Pedagogia e Educaçãond229Costa, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:23Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:47.158399Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ALGUMAS NOTAS SOBRE DISCURSO OFICIAL PARA O PORTUGUÊS: AS METAS CURRICULARES E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA
SOME NOTES ON OFFICIAL DISCOURSE FOR PORTUGUESE: THE CURRICULAR TARGETS AND LITERARY EDUCATION
ALGUNAS NOTAS SOBRE EL DISCURSO OFICIAL PARA PORTUGUÉS: METAS CURRICULARES Y EDUCACIÓN LITERARIA
title ALGUMAS NOTAS SOBRE DISCURSO OFICIAL PARA O PORTUGUÊS: AS METAS CURRICULARES E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA
spellingShingle ALGUMAS NOTAS SOBRE DISCURSO OFICIAL PARA O PORTUGUÊS: AS METAS CURRICULARES E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA
Costa, Paulo
Currículo
Conteúdos curriculares
Literatura
Escolarização
title_short ALGUMAS NOTAS SOBRE DISCURSO OFICIAL PARA O PORTUGUÊS: AS METAS CURRICULARES E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA
title_full ALGUMAS NOTAS SOBRE DISCURSO OFICIAL PARA O PORTUGUÊS: AS METAS CURRICULARES E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA
title_fullStr ALGUMAS NOTAS SOBRE DISCURSO OFICIAL PARA O PORTUGUÊS: AS METAS CURRICULARES E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA
title_full_unstemmed ALGUMAS NOTAS SOBRE DISCURSO OFICIAL PARA O PORTUGUÊS: AS METAS CURRICULARES E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA
title_sort ALGUMAS NOTAS SOBRE DISCURSO OFICIAL PARA O PORTUGUÊS: AS METAS CURRICULARES E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA
author Costa, Paulo
author_facet Costa, Paulo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Conteúdos curriculares
Literatura
Escolarização
topic Currículo
Conteúdos curriculares
Literatura
Escolarização
description A forma e o conteúdo específico dos textos prescritivos para uma dada disciplina escolar são significativas no plano ideológico. As flutuações nestes textos para a disciplina de Português, têm revelado a adoção de uma postura mais conservadora por parte da tutela, marcada por um elevado grau de especificação nas prescrições. Partiremos do caso particular da Educação Literária, um dos domínios em destaque nas Metas Curriculares de Português. Centrar-nos-emos, de modo particular, na componente referente ao 1º ciclo do Ensino Básico. Nesta reflexão, baseada na análise documental, visamos proceder à identificação de marcas que apontem para aquilo que consideramos como uma proposta de aparente promoção da educação literária e de aparente preocupação com o papel do professor. Em linha com o referencial teórico convocado, o documento evidencia, no plano prescritivo, um elevadíssimo grau de especificação, constituindo-se, potencialmente, como elemento constritor da margem de atuação docente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-08T14:35:51Z
2016-03-08
2016-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17777
http://hdl.handle.net/10174/17777
url http://hdl.handle.net/10174/17777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, P. (2015) Algumas notas sobre discurso oficial para o Português: as Metas Curriculares e a Educação Literária. Nuances 26 (3). Presidente Prudente-SP: UNESP.
http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/issue/view/264/showToc
CIEP - Centro de Investigação em Educação e Psicologia; DPE - Departamento de Pedagogia e Educação
nd
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136580471881728