Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43393 |
Resumo: | [...]Trazemos como objetivo deste ensaio refletir sobre o currículo escolar, sua elaboração e pressupostos, formas de compreender a educação escolar como prática social, apresentando a importância do seu estudo nos cursos de formação do professor, especificamente do pedagogo. Partindo, inicialmente, da compreensão do currículo escolar como sendo a tradução da construção histórica dos conhecimentos produzidos socialmente e as diversas formas de assimilá-Ias, não podemos conceber a formação do professor, especificamente do pedagogo, sem a necessária discussão do seu currículo e do que o determina. [...] |
id |
UFC-7_df5ccb7990ee06ff0491bc19a7567c20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/43393 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogoCurrículoConteúdos CurricularesConteúdos da Educação InfantilIntegração Curricular[...]Trazemos como objetivo deste ensaio refletir sobre o currículo escolar, sua elaboração e pressupostos, formas de compreender a educação escolar como prática social, apresentando a importância do seu estudo nos cursos de formação do professor, especificamente do pedagogo. Partindo, inicialmente, da compreensão do currículo escolar como sendo a tradução da construção histórica dos conhecimentos produzidos socialmente e as diversas formas de assimilá-Ias, não podemos conceber a formação do professor, especificamente do pedagogo, sem a necessária discussão do seu currículo e do que o determina. [...]Edições UFC2019-07-04T14:58:27Z2019-07-04T14:58:27Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfMOTA, Maria É Braga. Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo. In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 83-100.978 85 7282 585 6http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43393Mota, Maria É Bragaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-04T14:58:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43393Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:34.310286Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo |
title |
Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo |
spellingShingle |
Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo Mota, Maria É Braga Currículo Conteúdos Curriculares Conteúdos da Educação Infantil Integração Curricular |
title_short |
Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo |
title_full |
Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo |
title_fullStr |
Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo |
title_full_unstemmed |
Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo |
title_sort |
Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo |
author |
Mota, Maria É Braga |
author_facet |
Mota, Maria É Braga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Maria É Braga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Conteúdos Curriculares Conteúdos da Educação Infantil Integração Curricular |
topic |
Currículo Conteúdos Curriculares Conteúdos da Educação Infantil Integração Curricular |
description |
[...]Trazemos como objetivo deste ensaio refletir sobre o currículo escolar, sua elaboração e pressupostos, formas de compreender a educação escolar como prática social, apresentando a importância do seu estudo nos cursos de formação do professor, especificamente do pedagogo. Partindo, inicialmente, da compreensão do currículo escolar como sendo a tradução da construção histórica dos conhecimentos produzidos socialmente e as diversas formas de assimilá-Ias, não podemos conceber a formação do professor, especificamente do pedagogo, sem a necessária discussão do seu currículo e do que o determina. [...] |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-07-04T14:58:27Z 2019-07-04T14:58:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOTA, Maria É Braga. Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo. In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 83-100. 978 85 7282 585 6 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43393 |
identifier_str_mv |
MOTA, Maria É Braga. Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo. In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 83-100. 978 85 7282 585 6 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028960892616704 |