Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Maria É Braga
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43393
Resumo: [...]Trazemos como objetivo deste ensaio refletir sobre o currículo escolar, sua elaboração e pressupostos, formas de compreender a educação escolar como prática social, apresentando a importância do seu estudo nos cursos de formação do professor, especificamente do pedagogo. Partindo, inicialmente, da compreensão do currículo escolar como sendo a tradução da construção histórica dos conhecimentos produzidos socialmente e as diversas formas de assimilá-Ias, não podemos conceber a formação do professor, especificamente do pedagogo, sem a necessária discussão do seu currículo e do que o determina. [...]
id UFC-7_df5ccb7990ee06ff0491bc19a7567c20
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/43393
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogoCurrículoConteúdos CurricularesConteúdos da Educação InfantilIntegração Curricular[...]Trazemos como objetivo deste ensaio refletir sobre o currículo escolar, sua elaboração e pressupostos, formas de compreender a educação escolar como prática social, apresentando a importância do seu estudo nos cursos de formação do professor, especificamente do pedagogo. Partindo, inicialmente, da compreensão do currículo escolar como sendo a tradução da construção histórica dos conhecimentos produzidos socialmente e as diversas formas de assimilá-Ias, não podemos conceber a formação do professor, especificamente do pedagogo, sem a necessária discussão do seu currículo e do que o determina. [...]Edições UFC2019-07-04T14:58:27Z2019-07-04T14:58:27Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfMOTA, Maria É Braga. Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo. In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 83-100.978 85 7282 585 6http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43393Mota, Maria É Bragaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-04T14:58:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43393Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:34.310286Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo
title Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo
spellingShingle Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo
Mota, Maria É Braga
Currículo
Conteúdos Curriculares
Conteúdos da Educação Infantil
Integração Curricular
title_short Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo
title_full Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo
title_fullStr Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo
title_full_unstemmed Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo
title_sort Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo
author Mota, Maria É Braga
author_facet Mota, Maria É Braga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Maria É Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Conteúdos Curriculares
Conteúdos da Educação Infantil
Integração Curricular
topic Currículo
Conteúdos Curriculares
Conteúdos da Educação Infantil
Integração Curricular
description [...]Trazemos como objetivo deste ensaio refletir sobre o currículo escolar, sua elaboração e pressupostos, formas de compreender a educação escolar como prática social, apresentando a importância do seu estudo nos cursos de formação do professor, especificamente do pedagogo. Partindo, inicialmente, da compreensão do currículo escolar como sendo a tradução da construção histórica dos conhecimentos produzidos socialmente e as diversas formas de assimilá-Ias, não podemos conceber a formação do professor, especificamente do pedagogo, sem a necessária discussão do seu currículo e do que o determina. [...]
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-07-04T14:58:27Z
2019-07-04T14:58:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOTA, Maria É Braga. Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo. In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 83-100.
978 85 7282 585 6
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43393
identifier_str_mv MOTA, Maria É Braga. Integração curricular: proposta de superação da fragmentação do currículo na formação do pedagogo. In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 83-100.
978 85 7282 585 6
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028960892616704