Estudo da biodiversidade vegetal de uma ribeira: ferramenta metodológica na educação em ciências e na educação ambiental
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38601 |
Resumo: | As actividades investigativas com base na resolução de problemas podem constituir importantes ferramentas na educação em ciências e na educação ambiental. Estas actividades práticas, quando partem de questões-problema formuladas pelos alunos com base em problemas ambientais concretos e próximos dos mesmos, contribuem para aumentar a sua motivação para a aprendizagem das ciências, desenvolver competências de raciocínio, de comunicação e contribuem ainda para a sua sensibilização para as questões ambientais. O presente trabalho descreve um percurso investigativo efectuado por alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, o qual teve início numa visita a uma pequena ribeira próximo da Escola, que constituiu o mote para a formulação de problemas, e ao delineamento de uma estratégia de investigação, planeada de forma a validar as hipóteses formuladas. |
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Estudo da biodiversidade vegetal de uma ribeira: ferramenta metodológica na educação em ciências e na educação ambientalEducação em ciênciasEducação ambientalAtividades investigativasBiodiversidade vegetalAs actividades investigativas com base na resolução de problemas podem constituir importantes ferramentas na educação em ciências e na educação ambiental. Estas actividades práticas, quando partem de questões-problema formuladas pelos alunos com base em problemas ambientais concretos e próximos dos mesmos, contribuem para aumentar a sua motivação para a aprendizagem das ciências, desenvolver competências de raciocínio, de comunicação e contribuem ainda para a sua sensibilização para as questões ambientais. O presente trabalho descreve um percurso investigativo efectuado por alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, o qual teve início numa visita a uma pequena ribeira próximo da Escola, que constituiu o mote para a formulação de problemas, e ao delineamento de uma estratégia de investigação, planeada de forma a validar as hipóteses formuladas.Universidade de Aveiro2023-07-12T15:24:18Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38601por1647-323X10.34624/captar.v2i1.14605Marques, SofiaPereira, RuthGonçalves, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:17Zoai:ria.ua.pt:10773/38601Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:59.496622Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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As actividades investigativas com base na resolução de problemas podem constituir importantes ferramentas na educação em ciências e na educação ambiental. Estas actividades práticas, quando partem de questões-problema formuladas pelos alunos com base em problemas ambientais concretos e próximos dos mesmos, contribuem para aumentar a sua motivação para a aprendizagem das ciências, desenvolver competências de raciocínio, de comunicação e contribuem ainda para a sua sensibilização para as questões ambientais. O presente trabalho descreve um percurso investigativo efectuado por alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, o qual teve início numa visita a uma pequena ribeira próximo da Escola, que constituiu o mote para a formulação de problemas, e ao delineamento de uma estratégia de investigação, planeada de forma a validar as hipóteses formuladas. |
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