Estudo da biodiversidade vegetal de uma ribeira: ferramenta metodológica na educação em ciências e na educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Sofia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pereira, Ruth, Gonçalves, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38601
Resumo: As actividades investigativas com base na resolução de problemas podem constituir importantes ferramentas na educação em ciências e na educação ambiental. Estas actividades práticas, quando partem de questões-problema formuladas pelos alunos com base em problemas ambientais concretos e próximos dos mesmos, contribuem para aumentar a sua motivação para a aprendizagem das ciências, desenvolver competências de raciocínio, de comunicação e contribuem ainda para a sua sensibilização para as questões ambientais. O presente trabalho descreve um percurso investigativo efectuado por alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, o qual teve início numa visita a uma pequena ribeira próximo da Escola, que constituiu o mote para a formulação de problemas, e ao delineamento de uma estratégia de investigação, planeada de forma a validar as hipóteses formuladas.
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