A educação ambiental na promoção da biodiversidade vegetal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Isabel Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24066
Resumo: A apresentação deste trabalho de investigação encontra-se dividido em 3 partes: 1. Introdução, que enquadra as práticas pedagógicas; 2. Componente investigativa; 3- Componente reflexiva, com uma análise crítica da prática pedagógica e do seu contributo para o desenvolvimento profissional. Este estudo incide sobre o tema “Biodiversidade Vegetal” uma vez que se constitui como uma das maiores riquezas do nosso planeta, graças aos serviços prestados como parte integrante dos ambientes naturais. No entanto, verifica-se uma perda de biodiversidade através da alteração dos habitats, da exploração excessiva dos recursos naturais e da introdução de espécies exóticas invasoras. Como tal, são necessárias medidas de educação para controlo e de recuperação dos sistemas invadidos de modo a conservar a natureza. Neste contexto, o presente estudo centra-se numa investigação realizada na prática pedagógica com alunos/as do 5º ano, no âmbito das Ciências Naturais. Pretende-se que os/as alunos/as reconheçam elementos da biodiversidade vegetal através de aprendizagens em contextos de sala de aula e em contextos reais, levando a um desenvolvimento da consciência ambiental no domínio da proteção da biodiversidade vegetal. Para atingir os objetivos propostos, implementou-se uma sequência didática divida em 6 sessões: implementação de um pré-teste de verificação de conhecimentos sobre o tema “Biodiversidade Vegetal”, lecionação de duas aulas teóricas e implementação de um pós-teste. Complementarmente, e de forma opcional, proporcionamos duas atividades de campo. Este trabalho de investigação/ação culminou com a execução de uma proposta de melhoria a um problema identificado pelos/as alunos/as. Com estas atividades de campo pretendeu-se contribuir para uma aprendizagem significativa dos conteúdos, designadamente o reconhecimento das ameaças à biodiversidade vegetal e ações de recuperação de habitat.
id RCAP_a7ffe54c4c9ecc286d4481a6bbf57ec7
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24066
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação ambiental na promoção da biodiversidade vegetalBiodiversidade VegetalConservação da NaturezaEducação AmbientalCiências NaturaisAmeaças à BiodiversidadeA apresentação deste trabalho de investigação encontra-se dividido em 3 partes: 1. Introdução, que enquadra as práticas pedagógicas; 2. Componente investigativa; 3- Componente reflexiva, com uma análise crítica da prática pedagógica e do seu contributo para o desenvolvimento profissional. Este estudo incide sobre o tema “Biodiversidade Vegetal” uma vez que se constitui como uma das maiores riquezas do nosso planeta, graças aos serviços prestados como parte integrante dos ambientes naturais. No entanto, verifica-se uma perda de biodiversidade através da alteração dos habitats, da exploração excessiva dos recursos naturais e da introdução de espécies exóticas invasoras. Como tal, são necessárias medidas de educação para controlo e de recuperação dos sistemas invadidos de modo a conservar a natureza. Neste contexto, o presente estudo centra-se numa investigação realizada na prática pedagógica com alunos/as do 5º ano, no âmbito das Ciências Naturais. Pretende-se que os/as alunos/as reconheçam elementos da biodiversidade vegetal através de aprendizagens em contextos de sala de aula e em contextos reais, levando a um desenvolvimento da consciência ambiental no domínio da proteção da biodiversidade vegetal. Para atingir os objetivos propostos, implementou-se uma sequência didática divida em 6 sessões: implementação de um pré-teste de verificação de conhecimentos sobre o tema “Biodiversidade Vegetal”, lecionação de duas aulas teóricas e implementação de um pós-teste. Complementarmente, e de forma opcional, proporcionamos duas atividades de campo. Este trabalho de investigação/ação culminou com a execução de uma proposta de melhoria a um problema identificado pelos/as alunos/as. Com estas atividades de campo pretendeu-se contribuir para uma aprendizagem significativa dos conteúdos, designadamente o reconhecimento das ameaças à biodiversidade vegetal e ações de recuperação de habitat.Morgado, José MarquesSilveira, Susana Maria Mendes, 1967-Repositório ComumRodrigues, Ana Isabel Gonçalves2018-09-06T09:50:08Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24066201959950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24066Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:14.520313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação ambiental na promoção da biodiversidade vegetal
title A educação ambiental na promoção da biodiversidade vegetal
spellingShingle A educação ambiental na promoção da biodiversidade vegetal
Rodrigues, Ana Isabel Gonçalves
Biodiversidade Vegetal
Conservação da Natureza
Educação Ambiental
Ciências Naturais
Ameaças à Biodiversidade
title_short A educação ambiental na promoção da biodiversidade vegetal
title_full A educação ambiental na promoção da biodiversidade vegetal
title_fullStr A educação ambiental na promoção da biodiversidade vegetal
title_full_unstemmed A educação ambiental na promoção da biodiversidade vegetal
title_sort A educação ambiental na promoção da biodiversidade vegetal
author Rodrigues, Ana Isabel Gonçalves
author_facet Rodrigues, Ana Isabel Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, José Marques
Silveira, Susana Maria Mendes, 1967-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Isabel Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Biodiversidade Vegetal
Conservação da Natureza
Educação Ambiental
Ciências Naturais
Ameaças à Biodiversidade
topic Biodiversidade Vegetal
Conservação da Natureza
Educação Ambiental
Ciências Naturais
Ameaças à Biodiversidade
description A apresentação deste trabalho de investigação encontra-se dividido em 3 partes: 1. Introdução, que enquadra as práticas pedagógicas; 2. Componente investigativa; 3- Componente reflexiva, com uma análise crítica da prática pedagógica e do seu contributo para o desenvolvimento profissional. Este estudo incide sobre o tema “Biodiversidade Vegetal” uma vez que se constitui como uma das maiores riquezas do nosso planeta, graças aos serviços prestados como parte integrante dos ambientes naturais. No entanto, verifica-se uma perda de biodiversidade através da alteração dos habitats, da exploração excessiva dos recursos naturais e da introdução de espécies exóticas invasoras. Como tal, são necessárias medidas de educação para controlo e de recuperação dos sistemas invadidos de modo a conservar a natureza. Neste contexto, o presente estudo centra-se numa investigação realizada na prática pedagógica com alunos/as do 5º ano, no âmbito das Ciências Naturais. Pretende-se que os/as alunos/as reconheçam elementos da biodiversidade vegetal através de aprendizagens em contextos de sala de aula e em contextos reais, levando a um desenvolvimento da consciência ambiental no domínio da proteção da biodiversidade vegetal. Para atingir os objetivos propostos, implementou-se uma sequência didática divida em 6 sessões: implementação de um pré-teste de verificação de conhecimentos sobre o tema “Biodiversidade Vegetal”, lecionação de duas aulas teóricas e implementação de um pós-teste. Complementarmente, e de forma opcional, proporcionamos duas atividades de campo. Este trabalho de investigação/ação culminou com a execução de uma proposta de melhoria a um problema identificado pelos/as alunos/as. Com estas atividades de campo pretendeu-se contribuir para uma aprendizagem significativa dos conteúdos, designadamente o reconhecimento das ameaças à biodiversidade vegetal e ações de recuperação de habitat.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-06T09:50:08Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/24066
201959950
url http://hdl.handle.net/10400.26/24066
identifier_str_mv 201959950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130026106421248