A educação ambiental na promoção da biodiversidade vegetal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/24066 |
Resumo: | A apresentação deste trabalho de investigação encontra-se dividido em 3 partes: 1. Introdução, que enquadra as práticas pedagógicas; 2. Componente investigativa; 3- Componente reflexiva, com uma análise crítica da prática pedagógica e do seu contributo para o desenvolvimento profissional. Este estudo incide sobre o tema “Biodiversidade Vegetal” uma vez que se constitui como uma das maiores riquezas do nosso planeta, graças aos serviços prestados como parte integrante dos ambientes naturais. No entanto, verifica-se uma perda de biodiversidade através da alteração dos habitats, da exploração excessiva dos recursos naturais e da introdução de espécies exóticas invasoras. Como tal, são necessárias medidas de educação para controlo e de recuperação dos sistemas invadidos de modo a conservar a natureza. Neste contexto, o presente estudo centra-se numa investigação realizada na prática pedagógica com alunos/as do 5º ano, no âmbito das Ciências Naturais. Pretende-se que os/as alunos/as reconheçam elementos da biodiversidade vegetal através de aprendizagens em contextos de sala de aula e em contextos reais, levando a um desenvolvimento da consciência ambiental no domínio da proteção da biodiversidade vegetal. Para atingir os objetivos propostos, implementou-se uma sequência didática divida em 6 sessões: implementação de um pré-teste de verificação de conhecimentos sobre o tema “Biodiversidade Vegetal”, lecionação de duas aulas teóricas e implementação de um pós-teste. Complementarmente, e de forma opcional, proporcionamos duas atividades de campo. Este trabalho de investigação/ação culminou com a execução de uma proposta de melhoria a um problema identificado pelos/as alunos/as. Com estas atividades de campo pretendeu-se contribuir para uma aprendizagem significativa dos conteúdos, designadamente o reconhecimento das ameaças à biodiversidade vegetal e ações de recuperação de habitat. |
id |
RCAP_a7ffe54c4c9ecc286d4481a6bbf57ec7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24066 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação ambiental na promoção da biodiversidade vegetalBiodiversidade VegetalConservação da NaturezaEducação AmbientalCiências NaturaisAmeaças à BiodiversidadeA apresentação deste trabalho de investigação encontra-se dividido em 3 partes: 1. Introdução, que enquadra as práticas pedagógicas; 2. Componente investigativa; 3- Componente reflexiva, com uma análise crítica da prática pedagógica e do seu contributo para o desenvolvimento profissional. Este estudo incide sobre o tema “Biodiversidade Vegetal” uma vez que se constitui como uma das maiores riquezas do nosso planeta, graças aos serviços prestados como parte integrante dos ambientes naturais. No entanto, verifica-se uma perda de biodiversidade através da alteração dos habitats, da exploração excessiva dos recursos naturais e da introdução de espécies exóticas invasoras. Como tal, são necessárias medidas de educação para controlo e de recuperação dos sistemas invadidos de modo a conservar a natureza. Neste contexto, o presente estudo centra-se numa investigação realizada na prática pedagógica com alunos/as do 5º ano, no âmbito das Ciências Naturais. Pretende-se que os/as alunos/as reconheçam elementos da biodiversidade vegetal através de aprendizagens em contextos de sala de aula e em contextos reais, levando a um desenvolvimento da consciência ambiental no domínio da proteção da biodiversidade vegetal. Para atingir os objetivos propostos, implementou-se uma sequência didática divida em 6 sessões: implementação de um pré-teste de verificação de conhecimentos sobre o tema “Biodiversidade Vegetal”, lecionação de duas aulas teóricas e implementação de um pós-teste. Complementarmente, e de forma opcional, proporcionamos duas atividades de campo. Este trabalho de investigação/ação culminou com a execução de uma proposta de melhoria a um problema identificado pelos/as alunos/as. Com estas atividades de campo pretendeu-se contribuir para uma aprendizagem significativa dos conteúdos, designadamente o reconhecimento das ameaças à biodiversidade vegetal e ações de recuperação de habitat.Morgado, José MarquesSilveira, Susana Maria Mendes, 1967-Repositório ComumRodrigues, Ana Isabel Gonçalves2018-09-06T09:50:08Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24066201959950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24066Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:14.520313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação ambiental na promoção da biodiversidade vegetal |
title |
A educação ambiental na promoção da biodiversidade vegetal |
spellingShingle |
A educação ambiental na promoção da biodiversidade vegetal Rodrigues, Ana Isabel Gonçalves Biodiversidade Vegetal Conservação da Natureza Educação Ambiental Ciências Naturais Ameaças à Biodiversidade |
title_short |
A educação ambiental na promoção da biodiversidade vegetal |
title_full |
A educação ambiental na promoção da biodiversidade vegetal |
title_fullStr |
A educação ambiental na promoção da biodiversidade vegetal |
title_full_unstemmed |
A educação ambiental na promoção da biodiversidade vegetal |
title_sort |
A educação ambiental na promoção da biodiversidade vegetal |
author |
Rodrigues, Ana Isabel Gonçalves |
author_facet |
Rodrigues, Ana Isabel Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morgado, José Marques Silveira, Susana Maria Mendes, 1967- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Ana Isabel Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biodiversidade Vegetal Conservação da Natureza Educação Ambiental Ciências Naturais Ameaças à Biodiversidade |
topic |
Biodiversidade Vegetal Conservação da Natureza Educação Ambiental Ciências Naturais Ameaças à Biodiversidade |
description |
A apresentação deste trabalho de investigação encontra-se dividido em 3 partes: 1. Introdução, que enquadra as práticas pedagógicas; 2. Componente investigativa; 3- Componente reflexiva, com uma análise crítica da prática pedagógica e do seu contributo para o desenvolvimento profissional. Este estudo incide sobre o tema “Biodiversidade Vegetal” uma vez que se constitui como uma das maiores riquezas do nosso planeta, graças aos serviços prestados como parte integrante dos ambientes naturais. No entanto, verifica-se uma perda de biodiversidade através da alteração dos habitats, da exploração excessiva dos recursos naturais e da introdução de espécies exóticas invasoras. Como tal, são necessárias medidas de educação para controlo e de recuperação dos sistemas invadidos de modo a conservar a natureza. Neste contexto, o presente estudo centra-se numa investigação realizada na prática pedagógica com alunos/as do 5º ano, no âmbito das Ciências Naturais. Pretende-se que os/as alunos/as reconheçam elementos da biodiversidade vegetal através de aprendizagens em contextos de sala de aula e em contextos reais, levando a um desenvolvimento da consciência ambiental no domínio da proteção da biodiversidade vegetal. Para atingir os objetivos propostos, implementou-se uma sequência didática divida em 6 sessões: implementação de um pré-teste de verificação de conhecimentos sobre o tema “Biodiversidade Vegetal”, lecionação de duas aulas teóricas e implementação de um pós-teste. Complementarmente, e de forma opcional, proporcionamos duas atividades de campo. Este trabalho de investigação/ação culminou com a execução de uma proposta de melhoria a um problema identificado pelos/as alunos/as. Com estas atividades de campo pretendeu-se contribuir para uma aprendizagem significativa dos conteúdos, designadamente o reconhecimento das ameaças à biodiversidade vegetal e ações de recuperação de habitat. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-06T09:50:08Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/24066 201959950 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/24066 |
identifier_str_mv |
201959950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130026106421248 |