A formação experiencial de educadores de jovens e adultos em Macapá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Katia Maria Melo da, 1964-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/40876
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
id RCAP_8bee2fe67ecb294c9456560eea947bc6
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/40876
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação experiencial de educadores de jovens e adultos em MacapáFormaçãoExperiênciaFormação experiencialAprendizagem experiencialTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019O referido trabalho de investigação, realizado no âmbito do Mestrado em Educação, na especialização Formação de Adultos, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, visa compreender os processos de formação experiencial de educadores de jovens e adultos que trabalham em Macapá. O princípio norteador da investigação fundamenta-se na formação como um processo continuado, intrínseco ao ser humano e que, portanto, permeia todos os tempos e espaços de vida. Neste sentido, a formação ocorre a partir da vivência de fatos e momentos contextualizados, resultantes do conjunto de experiências vividas e do sentido que lhes é atribuído pelo sujeito, através da descoberta, do interesse e de mecanismos de reflexão. A investigação biográfica incidiu na realização de entrevistas biográficas com três educadores de jovens e adultos, e na elaboração de uma narrativa autobiográfica, por parte de um educador de Macapá. Os dados empíricos recolhidos nas entrevistas permitiram constatar que os educadores de jovens e adultos vivenciaram um conjunto diversificado de experiências no seu cotidiano, nomeadamente, ao longo do seu percurso profissional. Essas suas experiências, realizadas ao longo da vida, contribuíram para o desenvolvimento de aprendizagens promotoras de um conjunto de saberes, muito importantes na sua vida profissional. Os dados recolhidos e analisados permitem compreender a importância da complementaridade entre as modalidades de educação informal, não formal e formal, assim como, da hétero-eco-autoformação no processo de formação dos educadores de jovens e adultos.This research, carried out within the scope of the Master in Education, specializing in Adult Training, at the Institute of Education of the University of Lisbon, aims at understanding the processes of experiential formation of youth and adult educators who work in Macapá, Brasil. The guiding principle for this research is founded on the idea of formation as a continuous process, intrinsic to the human being and that therefore is present at all times and places in life. In this sense, the formation occurs from the experience of properly contextualized facts and moments, resulting from the set of lived experiences and the meaning attributed to them by the subject through discovery, interest, curiosity, and mechanisms of reflection. The research focused on conducting biographical interviews with three youth and adult educators and on the elaboration of an autobiographical narrative by an educator, all from Macapá. The empirical data collected in the interviews showed that these educators lived diverse set of experiences in their daily lives, namely, throughout their professional career. This process of experiential formation contributed to the development of learning, promoting very important knowledge for their professional life. The data, collected and analysed, allowed to understand the importance of the complementarity between the modalities of informal, non-formal and formal education, as well as the process of hetero-eco-self-formation in the training of youth and adult educators.Cavaco, Carmen, 1970-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Katia Maria Melo da, 1964-2020-01-16T14:47:44Z20192019-10-142019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40876porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40876Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:31.975738Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação experiencial de educadores de jovens e adultos em Macapá
title A formação experiencial de educadores de jovens e adultos em Macapá
spellingShingle A formação experiencial de educadores de jovens e adultos em Macapá
Silva, Katia Maria Melo da, 1964-
Formação
Experiência
Formação experiencial
Aprendizagem experiencial
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A formação experiencial de educadores de jovens e adultos em Macapá
title_full A formação experiencial de educadores de jovens e adultos em Macapá
title_fullStr A formação experiencial de educadores de jovens e adultos em Macapá
title_full_unstemmed A formação experiencial de educadores de jovens e adultos em Macapá
title_sort A formação experiencial de educadores de jovens e adultos em Macapá
author Silva, Katia Maria Melo da, 1964-
author_facet Silva, Katia Maria Melo da, 1964-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavaco, Carmen, 1970-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Katia Maria Melo da, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Experiência
Formação experiencial
Aprendizagem experiencial
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação
Experiência
Formação experiencial
Aprendizagem experiencial
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-10-14
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-16T14:47:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/40876
url http://hdl.handle.net/10451/40876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134484671496192