DIFERENÇAS NO PERFIL DO ENOTURISTA QUE VISITA O DOURO: VELHO MUNDO VERSUS NOVO MUNDO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/4729 |
Resumo: | Quando falamos em “Velho Mundo” em termos de produção de vinhos, estamos a referir-nos aos países da Europa. Por “Novo Mundo”, entendemos países cuja produção de vinhos se desenvolveu mais recentemente. Assim, é perfeitamente natural que as pessoas oriundas de cada uma destas regiões tenham diferentes perfis e motivações, pelo que o presente estudo pretende identificar as principais motivações e traçar o perfil deste tipo de turista, de acordo com a região de origem. É fundamental para um destino turístico compreender as diferentes motivações que levam os turistas a visitá-lo. O sucesso dos destinos depende da análise dessas motivações turísticas e, por isso, no presente estudo, adotamos um modelo baseado nas motivações push e pull. Partindo da revisão da literatura e da realização de entrevistas exploratórias, foi construído um questionário que foi aplicado na região do Douro. Da análise dos resultados, podemos concluir que existem diferenças estatisticamente significativas nos fatores Gastronomia (push), Oferta de Atividades Enoturísticas, Oferta de Atividades Culturais, Históricas e Serviços, Diversidade e Qualidade Gastronómica e Reputação da Região (pull). Estes elementos/fatores terão certamente implicações importantes a diferentes níveis, como, o do marketing dos destinos, especialmente quanto à segmentação de mercados, elaboração de programas de 160 promoção e tomadas de decisão sobre o destino turístico (a eleger). |
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DIFERENÇAS NO PERFIL DO ENOTURISTA QUE VISITA O DOURO: VELHO MUNDO VERSUS NOVO MUNDODIFFERENCES IN THE PROFILE OF THE ENOTOURISTS VISITING THE DOURO: OLD WORLD VERSUS NEW WORLDDIFERENCIAS EN EL PERFIL DEL ENOTURISTA QUE VISITA EL DUERO: VIEJO MUNDO VERSUS NUEVO MUNDOEnoturismoMotivações, Push e PullVelho Mundo e Novo MundoDouroQuando falamos em “Velho Mundo” em termos de produção de vinhos, estamos a referir-nos aos países da Europa. Por “Novo Mundo”, entendemos países cuja produção de vinhos se desenvolveu mais recentemente. Assim, é perfeitamente natural que as pessoas oriundas de cada uma destas regiões tenham diferentes perfis e motivações, pelo que o presente estudo pretende identificar as principais motivações e traçar o perfil deste tipo de turista, de acordo com a região de origem. É fundamental para um destino turístico compreender as diferentes motivações que levam os turistas a visitá-lo. O sucesso dos destinos depende da análise dessas motivações turísticas e, por isso, no presente estudo, adotamos um modelo baseado nas motivações push e pull. Partindo da revisão da literatura e da realização de entrevistas exploratórias, foi construído um questionário que foi aplicado na região do Douro. Da análise dos resultados, podemos concluir que existem diferenças estatisticamente significativas nos fatores Gastronomia (push), Oferta de Atividades Enoturísticas, Oferta de Atividades Culturais, Históricas e Serviços, Diversidade e Qualidade Gastronómica e Reputação da Região (pull). Estes elementos/fatores terão certamente implicações importantes a diferentes níveis, como, o do marketing dos destinos, especialmente quanto à segmentação de mercados, elaboração de programas de 160 promoção e tomadas de decisão sobre o destino turístico (a eleger).ESTH-IPGEgitânia Sciencia2019-02-13T12:01:44Z2019-02-132017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10314/4729http://hdl.handle.net/10314/4729porEdição Especial ISITH - International Symposium on Innovation in Tourism and Hospitality1646-8848Costa, AdrianoOliveira, ErmelindaFerreira, Zaidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:58:50Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/4729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:40.099035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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