Estágio pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Sérgio Miguel Ponciano
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2299
Resumo: É evidente na nossa sociedade, a velocidade com que se dão as alterações sociais, estas sucedem-se a um ritmo cada vez mais acelerado. É assim inevitável que as escolas, como locais privilegiados de formação, estejam preparadas para dar resposta a esta mudança. Esta mudança solicita uma nova visão de educação, a concepção de escola é igualmente alterada, tornando-se numa estrutura organizacional dinâmica e pronta a dar respostas competentes aos novos desafios. Assim, surge ainda um novo conceito de profissão docente, o professor passou a ser um profissional com capacidade crítica e de autoanálise. Este deixou de ser um técnico que aplica teorias, para se tornar num profissional responsável que questiona a sua prática, avalia e decide quais as opções mais favoráveis à obtenção de sucesso no seu desempenho. Cardoso (2009, 7) afirma que, o novo modelo de intervenção didáctica está “assente numa concepção de professor como profissional capaz de reflectir e de questionar criticamente as finalidades e conteúdos do ensino, capaz de questionar as suas práticas, e de, a partir delas, produzir novos conhecimentos, contribuindo tanto para a renovação do conhecimento pedagógico como do próprio ensino, na tentativa de permanentemente o adequar às necessidades dos alunos na época de transição em que vivemos.” Na sociedade de hoje o contexto é de mudança, encontramos todos os dias novos instrumentos, quer materiais quer conceptuais, que nos permitem uma maior precisão e rigor. Neste sentido, sentimos a necessidade de novas respostas, nomeadamente de respostas a problemas globais, que nos ajudem a analisar, compreender, actuar e controlar os fenómenos com os quais estamos ligados na área da Educação Física, na compreensão do movimento humano, numa dialéctica do Homem com o contexto em que se insere. Na realidade o Homem está em constante evolução, exige-se à sociedade, no seu todo, constantes adaptações e capacidade crítica como forma de dar resposta às novas necessidades. Ultrapassada que está a visão estática do mundo, emerge um quadro de referência dinâmico com novos instrumentos de actuação que procuram dar respostas adequadas e coerentes com a realidade. O relatório de estágio é realizado no âmbito da disciplina de Estágio Pedagógico, como o documento final apresentado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade da Beira Interior. Esta prática pedagógica foi supervisionada pelo Professor Doutor Júlio Martins, em representação da U.B.I. e o respectivo relatório tem como principal objectivo descrever a actividade docente por mim desenvolvida, identificando os pontos fundamentais do estágio e realizando uma introspecção acerca do trabalho efectuado. Este estágio pedagógico foi desenvolvido na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, em duas turmas do ensino secundário e sob orientação da professora Dina Rodrigues. Este relatório surge como resultado de uma reflexão concisa daquilo que foi o meu desempenho como professor estagiário na escola. O meu relatório será dividido em seis partes principais, além da introdução e bibliografia. Na primeira parte surge a definição de objectivos, sendo a segunda dedicada à metodologia utilizada na componente lectiva, percorrendo aspectos relacionados com a amostra, o planeamento, os recursos humanos e materiais assim como as dificuldades sentidas e os aspectos positivos e negativos do estágio. Seguidamente são abordadas as actividades não lectivas e o ponto respeitante à direcção de turma. Finalmente surge a conclusão, onde são feitas as reflexões finais, e as recomendações para o futuro deste processo de formação académica. Penso que o relatório não deve apenas emitir um reflexo do estágio, mediante a descrição de situações, mas sim conter uma opinião sincera e objectiva da minha intervenção lectiva e não lectiva. Esta opinião surge assim, de uma análise estudada de todo o trabalho desenvolvido na escola e da relação social com toda a comunidade educativa.
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