Relatório de estágio pedagógico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2297 |
Resumo: | Várias são as concepções sobre o que é a Educação Física e qual a sua finalidade no âmbito da Educação. Esta diversidade deve-se muito à imagem do professor, assim como à sua prática lectiva, que numa evolução históricosocial tem vindo a sofrer algumas mutações relativamente aos papéis e funções do docente em geral, e do professor de Educação Física em particular. Ainda que ao longo do tempo tenham existido todas essas mudanças nas funções, embora contextualizadas de diferentes formas, é a acção de ensinar que permanece e caracteriza a função docente. Deste modo, o seguinte trabalho aqui apresentado em formato relatório, vem de acordo com o Regulamento de Estágio Pedagógico de Educação Física, elaborado em Outubro de 2009 pelo Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (UBI), dar resposta à problemática que se acresce no processo de profissionalização da função docente, assim como promover uma prática profissional semi-autónoma, embora orientada e supervisionada no período de um ano lectivo. Constitui-se assim, uma oportunidade de formação onde o futuro profissional, já com alguma responsabilidade como professor e apoiado pelos seus pares, isto é, pelo núcleo de estágio criado na escola, assim como por dois orientadores, um da Universidade e outro da Escola, desenvolve as suas competências em todo o espectro das várias funções docente. Todas as actividades que este estágio propõe, têm a principal preocupação de aperfeiçoar a prática pedagógica na escola, na perspectiva do benefício dos alunos e da comunidade educativa. O contacto directo com a realidade sociocultural das escolas, é também uma das preocupações deste estágio, pois permite ao estagiário adquirir novas habilidades pessoais e profissionais, bem como reflectir sobre o desenvolvimento da Educação Física no contexto escolar. O Estágio Pedagógico, integra-se no segundo ano do plano curricular do Mestrado em Ensino da Educação Física nos ensinos básicos e Secundário, estando este orientado de acordo com as políticas e normas de organização do Sistema Educativo Português (Currículo e Gestão Escolar). A fim de efectivar o Estágio Pedagógico, a UBI teve a necessidade de elaborar um protocolo com as escolas do concelho, integrando nelas os alunos estagiários e formando Núcleos de Estágio de Educação Física de três ou quatro elementos, acompanhados e orientados por um professor da escola. As actividades lectivas e não lectivas que se desenvolveram nos Núcleos de Estágio abordam quatro grandes áreas: (1) Ensino - Aprendizagem; (2) Direcção de Turma / Relação com o Meio; (3) Desporto Escolar / Intervenção na Escola; (4) Actividade de carácter Ciêntifico-Pedagógico. Desta forma podemos concluir que o Estágio teve por referência quatro pilares essenciais que se reflectem na sua estrutura interna. (1) A Universidade, que garante a continuidade do projecto de formação docente, acompanhando o normal decurso e a concretização dos objectivos previstos para a disciplina; (2) A escola, que constitui o sistema de acção em que se concretizam as orientações gerais do sistema educativo; (3) Os núcleos de estágio, que são as formas tradicionais de acolher os projectos dos estagiário; (4) Os orientadores de estágio, tanto da Universidade como da Escola. Neste relatório, será assim exposto todo o trabalho efectuado durante o estágio, sendo que este se realizou na Escola Secundária Frei Heitor Pinto (ESFHP) da Covilhã no ano lectivo 2009/2010, ao encargo do orientador de estágio, Dr. Carlos Elavai, professor do grupo de Educação Física. As orientações da Universidade seguiram ao encargo do responsável da cadeira, Professor Doutor Júlio Martins. O Núcleo de Estágio de Educação Física, foi constituído, por três alunos mestrandos na Universidade da Beira Interior, sendo eles: André Silvestre, João Oliveira e Marcela Rodrigues. Partirei assim, das motivações e expectativas do estágio, delimitando os meus objectivos, assim como os da escola para com os estagiários. Apresentarei a nível da metodologia - a amostra, que representa na parte lectiva, o número de alunos e as turmas com qual desenvolvi o meu trabalho, assim como todas as questões relativas ao Planeamento, seja a nível lectivo ou não lectivo. A contextualização do estágio, irá expor as três vertentes a que fui sujeito a planear, participar e organizar, sendo estas a leccionação, a direcção de turma e as actividades de intervenção escola-meio. Reflectir no final, através das dificuldades sentidas, assim como dos aspectos positivos e negativos, será um dos pontos a abordar neste relatório de estágio, que terminará com uma breve recomendação ao mesmo para posteriores estágios, no intuito de enaltecer esta vivência. |
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Deste modo, o seguinte trabalho aqui apresentado em formato relatório, vem de acordo com o Regulamento de Estágio Pedagógico de Educação Física, elaborado em Outubro de 2009 pelo Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (UBI), dar resposta à problemática que se acresce no processo de profissionalização da função docente, assim como promover uma prática profissional semi-autónoma, embora orientada e supervisionada no período de um ano lectivo. Constitui-se assim, uma oportunidade de formação onde o futuro profissional, já com alguma responsabilidade como professor e apoiado pelos seus pares, isto é, pelo núcleo de estágio criado na escola, assim como por dois orientadores, um da Universidade e outro da Escola, desenvolve as suas competências em todo o espectro das várias funções docente. Todas as actividades que este estágio propõe, têm a principal preocupação de aperfeiçoar a prática pedagógica na escola, na perspectiva do benefício dos alunos e da comunidade educativa. O contacto directo com a realidade sociocultural das escolas, é também uma das preocupações deste estágio, pois permite ao estagiário adquirir novas habilidades pessoais e profissionais, bem como reflectir sobre o desenvolvimento da Educação Física no contexto escolar. O Estágio Pedagógico, integra-se no segundo ano do plano curricular do Mestrado em Ensino da Educação Física nos ensinos básicos e Secundário, estando este orientado de acordo com as políticas e normas de organização do Sistema Educativo Português (Currículo e Gestão Escolar). A fim de efectivar o Estágio Pedagógico, a UBI teve a necessidade de elaborar um protocolo com as escolas do concelho, integrando nelas os alunos estagiários e formando Núcleos de Estágio de Educação Física de três ou quatro elementos, acompanhados e orientados por um professor da escola. As actividades lectivas e não lectivas que se desenvolveram nos Núcleos de Estágio abordam quatro grandes áreas: (1) Ensino - Aprendizagem; (2) Direcção de Turma / Relação com o Meio; (3) Desporto Escolar / Intervenção na Escola; (4) Actividade de carácter Ciêntifico-Pedagógico. Desta forma podemos concluir que o Estágio teve por referência quatro pilares essenciais que se reflectem na sua estrutura interna. (1) A Universidade, que garante a continuidade do projecto de formação docente, acompanhando o normal decurso e a concretização dos objectivos previstos para a disciplina; (2) A escola, que constitui o sistema de acção em que se concretizam as orientações gerais do sistema educativo; (3) Os núcleos de estágio, que são as formas tradicionais de acolher os projectos dos estagiário; (4) Os orientadores de estágio, tanto da Universidade como da Escola. Neste relatório, será assim exposto todo o trabalho efectuado durante o estágio, sendo que este se realizou na Escola Secundária Frei Heitor Pinto (ESFHP) da Covilhã no ano lectivo 2009/2010, ao encargo do orientador de estágio, Dr. Carlos Elavai, professor do grupo de Educação Física. As orientações da Universidade seguiram ao encargo do responsável da cadeira, Professor Doutor Júlio Martins. O Núcleo de Estágio de Educação Física, foi constituído, por três alunos mestrandos na Universidade da Beira Interior, sendo eles: André Silvestre, João Oliveira e Marcela Rodrigues. Partirei assim, das motivações e expectativas do estágio, delimitando os meus objectivos, assim como os da escola para com os estagiários. Apresentarei a nível da metodologia - a amostra, que representa na parte lectiva, o número de alunos e as turmas com qual desenvolvi o meu trabalho, assim como todas as questões relativas ao Planeamento, seja a nível lectivo ou não lectivo. A contextualização do estágio, irá expor as três vertentes a que fui sujeito a planear, participar e organizar, sendo estas a leccionação, a direcção de turma e as actividades de intervenção escola-meio. Reflectir no final, através das dificuldades sentidas, assim como dos aspectos positivos e negativos, será um dos pontos a abordar neste relatório de estágio, que terminará com uma breve recomendação ao mesmo para posteriores estágios, no intuito de enaltecer esta vivência.Martins, Júlio Manuel CardosoVieira, Carlos ElavaiuBibliorumSilvestre, André Fernando Pereira2014-09-18T13:22:14Z201020102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2297porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:15Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:59.751098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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