Interacção entre adulto/criança na creche e no jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Rute Sofia Paulo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/4313
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_8c02cda1d932e7654d06f0521d41c7e4
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/4313
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interacção entre adulto/criança na creche e no jardim-de-infânciaInteracção entre adulto/criançaSolicitudeVinculaçãoProfissionalidade específicaVygotskyRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioInteraction between adult/childConcernAttachmentSpecific professionalismSociocultural perspective of VygotskyMestrado em Educação Pré-EscolarEste Projecto de Investigação, intitulado por “ Interacção entre adulto/criança na Creche e Jardim-de-Infância” tem como objectivo compreender como o adulto, no papel de educador, pode auxiliar o desenvolvimento da criança, enquanto seu alicerce nas suas aprendizagens. Trata-se de um Projecto de Investigação que se insere na Investigação Qualitativa, incidindo no paradigma interpretativo, devido ao seu contributo valorativo ao nível da investigação na educação. Primeiramente, apresentam-se os factores que consideramos como relevantes no desenvolvimento da criança, nomeadamente quanto à importância da vinculação, à perspectiva sociocultural de Vygotsky, a profissionalidade específica da Profissão, entre outros, o que permite compreender os contornos teóricos em que assenta o nosso estudo. Numa segunda parte, apresentamos o quadro metodológico do nosso Projecto, de Investigação no qual constatam os objectivos, os instrumentos e as técnicas de recolha de dados e a caracterização dos contextos de estágio que nos acolheram. O estudo foi realizado em duas fases de estágio, nomeadamente ao nível de creche e de jardim-de-infância, num período de dez semanas em cada contexto. Na terceira parte do Projecto, apresentamos a análise e interpretação da Intervenção, na qual, com base nas informações recolhidas, analisamos e interpretamos a nossa intervenção, com o intuito de compreender como o educador, ao interagir com a criança, a pode auxiliar tanto em actividades, como nos próprios momentos da rotina diária da sala.This research project, titled as "The Interaction between adult / child in the Nursery and Kindergarten” aims to understand how the adult, in the role of the educator, can aid the development of the child as their foundation in their learning process. This is a research project which falls within the Qualitative Research, focusing on the interpretive paradigm. These Research Project was divided in three parts. First, we present the factors we consider relevant in child development, particularly on the importance of linking, the sociocultural perspective of Vygotsky, the professionalism of the specific Profession, among others, which allows us to understand the theoretical essence underlying our the study. In the second part, we present the methodological framework of our Project Research were we clarify which objectives, instruments and techniques of data collection and characterization of the contexts of stage that we were welcomed. The study was conducted in two phases of training, especially at nursery and kindergarten over a period of ten weeks in each context. In the third part of the project, we present the analysis and interpretation of our intervention, in which is based on information collected, analyzed and interpreted our intervention in order to understand how the educator, when interacting with the child, can help in activities, or such as in the very moments of the daily routine of the room.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPinheiro, AugustoCorreia, IsabelRepositório ComumBaptista, Rute Sofia Paulo2013-05-29T15:23:23Z2011-122011-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4313porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:34Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4313Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:46.479813Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interacção entre adulto/criança na creche e no jardim-de-infância
title Interacção entre adulto/criança na creche e no jardim-de-infância
spellingShingle Interacção entre adulto/criança na creche e no jardim-de-infância
Baptista, Rute Sofia Paulo
Interacção entre adulto/criança
Solicitude
Vinculação
Profissionalidade específica
Vygotsky
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Interaction between adult/child
Concern
Attachment
Specific professionalism
Sociocultural perspective of Vygotsky
title_short Interacção entre adulto/criança na creche e no jardim-de-infância
title_full Interacção entre adulto/criança na creche e no jardim-de-infância
title_fullStr Interacção entre adulto/criança na creche e no jardim-de-infância
title_full_unstemmed Interacção entre adulto/criança na creche e no jardim-de-infância
title_sort Interacção entre adulto/criança na creche e no jardim-de-infância
author Baptista, Rute Sofia Paulo
author_facet Baptista, Rute Sofia Paulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Augusto
Correia, Isabel
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Rute Sofia Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Interacção entre adulto/criança
Solicitude
Vinculação
Profissionalidade específica
Vygotsky
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Interaction between adult/child
Concern
Attachment
Specific professionalism
Sociocultural perspective of Vygotsky
topic Interacção entre adulto/criança
Solicitude
Vinculação
Profissionalidade específica
Vygotsky
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Interaction between adult/child
Concern
Attachment
Specific professionalism
Sociocultural perspective of Vygotsky
description Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12
2011-12-01T00:00:00Z
2013-05-29T15:23:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/4313
url http://hdl.handle.net/10400.26/4313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135309873545216