A importância das relações sociais: uma análise do filme extraordinário sob a teoria de aprendizagem de Vygotsky
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41250 |
Resumo: | O desenvolvimento de uma criança está condicionado à diversos fatores, entre os quais, segundo a Teoria Sociocultural de Vygotsky, diz que as interações sociais compreendem a base para este desenvolvimento, influenciando diretamente a construção do indivíduo enquanto sujeito autônomo. Desta forma, este trabalho teve como objetivo analisar o filme “Extraordinário” de 2017 sob a ótica da Teoria Sociocultural de Lev Vygotsky, apontando aspectos e características que afetam diretamente o protagonista do filme. A metodologia utilizada refere-se então à uma pesquisa qualitativa, utilizando como base obras de Lev Vygotsky e estudos relacionados. Auggie, que é um menino que está iniciando o ensino fundamental, se vê diante de um início de sua vida social. O desafio consiste no fato de que Auggie possui uma falha genéticas que levou à uma deformação facial, fazendo com que os alunos e professores o olhassem com distinção. Trazendo para a teoria de Vygostsky, por meio do filme é possível notar que a uma mudança em todo contexto escolar e familiar de Auggie. O desenvolvimento não se dá apenas para o protagonista, mas para todo o seu entorno. Seus pais aprendem a desenvolver habilidades que permitam que Auggie seja mais autônomo, uma vez que estes são superprotetores, além de aprenderem a lidar com a evolução do filho. O sofrimento vivido pelo protagonista por questões como bullying é um outro aspecto que leva a uma mobilização por parte dos professores e funcionários e até mesmo por outros alunos, trazendo uma reflexão sobre as relações construídas no ambiente. |
id |
UNIFEI_e4973a0a2dceb136fe9084a6a8efc0f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41250 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância das relações sociais: uma análise do filme extraordinário sob a teoria de aprendizagem de VygotskyThe importance of social relationships: an analysis of the movie "Wonder" based on Vygotsky's learning theoryLa importancia de las relaciones sociales: un análisis de la película "Extraordinario" bajo la teoría de aprendizaje de VygotskyTeoría socioculturalVygotskyDesarrollo.Sociocultural theoryVygotskyDevelopment.Teoria socioculturalVygotskyDesenvolvimento.O desenvolvimento de uma criança está condicionado à diversos fatores, entre os quais, segundo a Teoria Sociocultural de Vygotsky, diz que as interações sociais compreendem a base para este desenvolvimento, influenciando diretamente a construção do indivíduo enquanto sujeito autônomo. Desta forma, este trabalho teve como objetivo analisar o filme “Extraordinário” de 2017 sob a ótica da Teoria Sociocultural de Lev Vygotsky, apontando aspectos e características que afetam diretamente o protagonista do filme. A metodologia utilizada refere-se então à uma pesquisa qualitativa, utilizando como base obras de Lev Vygotsky e estudos relacionados. Auggie, que é um menino que está iniciando o ensino fundamental, se vê diante de um início de sua vida social. O desafio consiste no fato de que Auggie possui uma falha genéticas que levou à uma deformação facial, fazendo com que os alunos e professores o olhassem com distinção. Trazendo para a teoria de Vygostsky, por meio do filme é possível notar que a uma mudança em todo contexto escolar e familiar de Auggie. O desenvolvimento não se dá apenas para o protagonista, mas para todo o seu entorno. Seus pais aprendem a desenvolver habilidades que permitam que Auggie seja mais autônomo, uma vez que estes são superprotetores, além de aprenderem a lidar com a evolução do filho. O sofrimento vivido pelo protagonista por questões como bullying é um outro aspecto que leva a uma mobilização por parte dos professores e funcionários e até mesmo por outros alunos, trazendo uma reflexão sobre as relações construídas no ambiente.The development of a child is conditioned to several factors, among which, according to Vygotsky's Sociocultural Theory, says that social interactions comprise the basis for this development, directly influencing the construction of the individual as an autonomous subject. In this way, this work aimed to analyze the 2017 film “Extraordinário” from the perspective of Lev Vygotsky’s Sociocultural Theory, pointing out aspects and characteristics that directly affect the protagonist of the film. The methodology used then refers to a qualitative research, based on works by Lev Vygotsky and related studies. Auggie, who is a boy who is starting elementary school, finds himself facing the start of his social life. The challenge lies in the fact that Auggie has a genetic flaw that led to a facial deformation, making students and teachers look at him with distinction. Bringing to Vygostsky's theory, through the film it is possible to notice that there is a change in Auggie's entire school and family context. The development does not take place only for the protagonist, but for his surroundings. His parents learn to develop skills that allow Auggie to be more autonomous, since they are overprotective, in addition to learning to deal with their son's evolution. The suffering experienced by the protagonist due to issues such as bullying is another aspect that leads to mobilization on the part of teachers and staff and even other students, bringing a reflection on the relationships built in the environment.El desarrollo de un niño está condicionado a varios factores, entre los cuales, según la Teoría Sociocultural de Vygotsky, dice que las interacciones sociales constituyen la base de este desarrollo, influyendo directamente en la construcción del individuo como sujeto autónomo. De esta forma, este trabajo tuvo como objetivo analizar la película “Extraordinário” de 2017 desde la perspectiva de la Teoría Sociocultural de Lev Vygotsky, señalando aspectos y características que afectan directamente al protagonista de la película. La metodología utilizada entonces se refiere a una investigación cualitativa, basada en trabajos de Lev Vygotsky y estudios relacionados. Auggie, quien es un niño que inicia la escuela primaria, se encuentra ante el inicio de su vida social. El desafío radica en el hecho de que Auggie tiene un defecto genético que lo llevó a una deformación facial, lo que hace que los estudiantes y maestros lo miren con distinción. Acercando a la teoría de Vygostsky, a través de la película es posible notar que hay un cambio en todo el contexto escolar y familiar de Auggie. El desarrollo no se da sólo para el protagonista, sino para todo su entorno. Sus padres aprenden a desarrollar habilidades que le permiten a Auggie ser más autónomo, ya que son sobreprotectores, además de aprender a lidiar con la evolución de su hijo. El sufrimiento vivido por la protagonista por cuestiones como el bullying es otro aspecto que lleva a la movilización por parte de docentes y funcionarios e incluso de otros estudiantes, trayendo una reflexión sobre las relaciones construidas en el entorno.Research, Society and Development2023-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4125010.33448/rsd-v12i4.41250Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e23112441250Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e23112441250Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e231124412502525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41250/33557Copyright (c) 2023 Thainá Lemes Cantuáriahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCantuária, Thainá Lemes 2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41250Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância das relações sociais: uma análise do filme extraordinário sob a teoria de aprendizagem de Vygotsky The importance of social relationships: an analysis of the movie "Wonder" based on Vygotsky's learning theory La importancia de las relaciones sociales: un análisis de la película "Extraordinario" bajo la teoría de aprendizaje de Vygotsky |
title |
A importância das relações sociais: uma análise do filme extraordinário sob a teoria de aprendizagem de Vygotsky |
spellingShingle |
A importância das relações sociais: uma análise do filme extraordinário sob a teoria de aprendizagem de Vygotsky Cantuária, Thainá Lemes Teoría sociocultural Vygotsky Desarrollo. Sociocultural theory Vygotsky Development. Teoria sociocultural Vygotsky Desenvolvimento. |
title_short |
A importância das relações sociais: uma análise do filme extraordinário sob a teoria de aprendizagem de Vygotsky |
title_full |
A importância das relações sociais: uma análise do filme extraordinário sob a teoria de aprendizagem de Vygotsky |
title_fullStr |
A importância das relações sociais: uma análise do filme extraordinário sob a teoria de aprendizagem de Vygotsky |
title_full_unstemmed |
A importância das relações sociais: uma análise do filme extraordinário sob a teoria de aprendizagem de Vygotsky |
title_sort |
A importância das relações sociais: uma análise do filme extraordinário sob a teoria de aprendizagem de Vygotsky |
author |
Cantuária, Thainá Lemes |
author_facet |
Cantuária, Thainá Lemes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cantuária, Thainá Lemes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoría sociocultural Vygotsky Desarrollo. Sociocultural theory Vygotsky Development. Teoria sociocultural Vygotsky Desenvolvimento. |
topic |
Teoría sociocultural Vygotsky Desarrollo. Sociocultural theory Vygotsky Development. Teoria sociocultural Vygotsky Desenvolvimento. |
description |
O desenvolvimento de uma criança está condicionado à diversos fatores, entre os quais, segundo a Teoria Sociocultural de Vygotsky, diz que as interações sociais compreendem a base para este desenvolvimento, influenciando diretamente a construção do indivíduo enquanto sujeito autônomo. Desta forma, este trabalho teve como objetivo analisar o filme “Extraordinário” de 2017 sob a ótica da Teoria Sociocultural de Lev Vygotsky, apontando aspectos e características que afetam diretamente o protagonista do filme. A metodologia utilizada refere-se então à uma pesquisa qualitativa, utilizando como base obras de Lev Vygotsky e estudos relacionados. Auggie, que é um menino que está iniciando o ensino fundamental, se vê diante de um início de sua vida social. O desafio consiste no fato de que Auggie possui uma falha genéticas que levou à uma deformação facial, fazendo com que os alunos e professores o olhassem com distinção. Trazendo para a teoria de Vygostsky, por meio do filme é possível notar que a uma mudança em todo contexto escolar e familiar de Auggie. O desenvolvimento não se dá apenas para o protagonista, mas para todo o seu entorno. Seus pais aprendem a desenvolver habilidades que permitam que Auggie seja mais autônomo, uma vez que estes são superprotetores, além de aprenderem a lidar com a evolução do filho. O sofrimento vivido pelo protagonista por questões como bullying é um outro aspecto que leva a uma mobilização por parte dos professores e funcionários e até mesmo por outros alunos, trazendo uma reflexão sobre as relações construídas no ambiente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41250 10.33448/rsd-v12i4.41250 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41250 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i4.41250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41250/33557 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Thainá Lemes Cantuária https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Thainá Lemes Cantuária https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e23112441250 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e23112441250 Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e23112441250 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052622752972800 |