Revisitando a Escola Inglesa – da velha via média das Relações Internacionais à nova escola inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/29283 |
Resumo: | Este artigo procura posicionar a Escola Inglesa na via intermédia entre o Realismo e o Idealismo, focando-se no pensamento de Hedley Bull e Martin Wight, e analisar a evolução da Escola Inglesa após o derrube do muro de Berlim, quando novas problemáticas foram agregadas ao estudo da sociedade internacional e das instituições internacionais. Pretende-se ainda demonstrar como a Escola Inglesa, fundada nas normas e nos padrões regulares de comportamento, é uma grande influência para a abordagem construtivista. Frente a estas realidades, surge a grande pergunta de partida: por que razão, apesar dos estudos de Hedley Bull e de Martin Wight sobre a sociedade internacional e as instituições internacionais, a Escola Inglesa se manteve, à época, marginalizada frente à Escola Norte-Americana de Relações Internacionais?, a qual origina objetivos, alguns dos quais já mencionados, e hipóteses de trabalho, que serão alcançados e comprovadas. |
id |
RCAP_8c1b06ea19d388ccc694aae6473257ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29283 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Revisitando a Escola Inglesa – da velha via média das Relações Internacionais à nova escola inglesaEscola InglesaSociedade internacionalInstituições internacionaisHedley BullMartin WightNova escola inglesaEste artigo procura posicionar a Escola Inglesa na via intermédia entre o Realismo e o Idealismo, focando-se no pensamento de Hedley Bull e Martin Wight, e analisar a evolução da Escola Inglesa após o derrube do muro de Berlim, quando novas problemáticas foram agregadas ao estudo da sociedade internacional e das instituições internacionais. Pretende-se ainda demonstrar como a Escola Inglesa, fundada nas normas e nos padrões regulares de comportamento, é uma grande influência para a abordagem construtivista. Frente a estas realidades, surge a grande pergunta de partida: por que razão, apesar dos estudos de Hedley Bull e de Martin Wight sobre a sociedade internacional e as instituições internacionais, a Escola Inglesa se manteve, à época, marginalizada frente à Escola Norte-Americana de Relações Internacionais?, a qual origina objetivos, alguns dos quais já mencionados, e hipóteses de trabalho, que serão alcançados e comprovadas.Repositório da Universidade de LisboaPatrício, Raquel de Caria2023-11-02T14:41:00Z2020-12-292020-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29283porPatrício , R. de C. . (2020). Revisitando a Escola Inglesa – da velha via média das Relações Internacionais à nova escola inglesa . Intelligere, (10), 140-161. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2020.18023210.11606/issn.2447-9020.intelligere.2020.1802322447-9020info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-05T01:31:54Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:47.742288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisitando a Escola Inglesa – da velha via média das Relações Internacionais à nova escola inglesa |
title |
Revisitando a Escola Inglesa – da velha via média das Relações Internacionais à nova escola inglesa |
spellingShingle |
Revisitando a Escola Inglesa – da velha via média das Relações Internacionais à nova escola inglesa Patrício, Raquel de Caria Escola Inglesa Sociedade internacional Instituições internacionais Hedley Bull Martin Wight Nova escola inglesa |
title_short |
Revisitando a Escola Inglesa – da velha via média das Relações Internacionais à nova escola inglesa |
title_full |
Revisitando a Escola Inglesa – da velha via média das Relações Internacionais à nova escola inglesa |
title_fullStr |
Revisitando a Escola Inglesa – da velha via média das Relações Internacionais à nova escola inglesa |
title_full_unstemmed |
Revisitando a Escola Inglesa – da velha via média das Relações Internacionais à nova escola inglesa |
title_sort |
Revisitando a Escola Inglesa – da velha via média das Relações Internacionais à nova escola inglesa |
author |
Patrício, Raquel de Caria |
author_facet |
Patrício, Raquel de Caria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patrício, Raquel de Caria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Inglesa Sociedade internacional Instituições internacionais Hedley Bull Martin Wight Nova escola inglesa |
topic |
Escola Inglesa Sociedade internacional Instituições internacionais Hedley Bull Martin Wight Nova escola inglesa |
description |
Este artigo procura posicionar a Escola Inglesa na via intermédia entre o Realismo e o Idealismo, focando-se no pensamento de Hedley Bull e Martin Wight, e analisar a evolução da Escola Inglesa após o derrube do muro de Berlim, quando novas problemáticas foram agregadas ao estudo da sociedade internacional e das instituições internacionais. Pretende-se ainda demonstrar como a Escola Inglesa, fundada nas normas e nos padrões regulares de comportamento, é uma grande influência para a abordagem construtivista. Frente a estas realidades, surge a grande pergunta de partida: por que razão, apesar dos estudos de Hedley Bull e de Martin Wight sobre a sociedade internacional e as instituições internacionais, a Escola Inglesa se manteve, à época, marginalizada frente à Escola Norte-Americana de Relações Internacionais?, a qual origina objetivos, alguns dos quais já mencionados, e hipóteses de trabalho, que serão alcançados e comprovadas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-29 2020-12-29T00:00:00Z 2023-11-02T14:41:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/29283 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/29283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Patrício , R. de C. . (2020). Revisitando a Escola Inglesa – da velha via média das Relações Internacionais à nova escola inglesa . Intelligere, (10), 140-161. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2020.180232 10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2020.180232 2447-9020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134149422874624 |