A Via de Cintura Interna como elemento de estrutura urbana?: uma análise e comparação com a Ronda de Dalt - Barcelona
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/561 |
Resumo: | This case study is framed within the evaluation of road infrastructures as structuring elements of urbanization processes. It focuses on the comparative analysis of two urban roads with similar temporal and project origins but clearly set apart in reality. The “Via de Cintura Interna” in Oporto and the “Ronda de Dalt” in Barcelona are divergent facts in territorial definition whether its design assumptions cater for an element of urban rupture, as in Portugal, or for an urban connection element, as in Spain. O caso de estudo apresentado enquadra-se na avaliação das infraestruturas de circulação viária como elementos estruturadores de processos de urbanização, centrando-se na análise comparativa de duas vias urbanas com origens temporais e de projecto similares mas concretização na realidade claramente diferenciada. A Via de Cintura Interna, no Porto, e a Ronda de Dalt, em Barcelona, contrapõem-se como factos na definição territorial a partir de um desenho assente em premissas que as responsabilizam como elemento de ruptura urbana, no caso português, e de conexão urbana, no caso espanhol. |
id |
RCAP_8c2b1d2942a9c09465a1ed1d826b79f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/561 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Via de Cintura Interna como elemento de estrutura urbana?: uma análise e comparação com a Ronda de Dalt - BarcelonaThis case study is framed within the evaluation of road infrastructures as structuring elements of urbanization processes. It focuses on the comparative analysis of two urban roads with similar temporal and project origins but clearly set apart in reality. The “Via de Cintura Interna” in Oporto and the “Ronda de Dalt” in Barcelona are divergent facts in territorial definition whether its design assumptions cater for an element of urban rupture, as in Portugal, or for an urban connection element, as in Spain. O caso de estudo apresentado enquadra-se na avaliação das infraestruturas de circulação viária como elementos estruturadores de processos de urbanização, centrando-se na análise comparativa de duas vias urbanas com origens temporais e de projecto similares mas concretização na realidade claramente diferenciada. A Via de Cintura Interna, no Porto, e a Ronda de Dalt, em Barcelona, contrapõem-se como factos na definição territorial a partir de um desenho assente em premissas que as responsabilizam como elemento de ruptura urbana, no caso português, e de conexão urbana, no caso espanhol.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSucena-Garcia, Sara2008-07-18T08:10:19Z2004-01-01T00:00:00Z2004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlearticleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/561porRevista da Faculdade de Ciência e Tecnologia. Porto. ISSN 1646-0499. 1 (2004) 55-70.1646-0499info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:00:41Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:28.058068Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Via de Cintura Interna como elemento de estrutura urbana?: uma análise e comparação com a Ronda de Dalt - Barcelona |
title |
A Via de Cintura Interna como elemento de estrutura urbana?: uma análise e comparação com a Ronda de Dalt - Barcelona |
spellingShingle |
A Via de Cintura Interna como elemento de estrutura urbana?: uma análise e comparação com a Ronda de Dalt - Barcelona Sucena-Garcia, Sara |
title_short |
A Via de Cintura Interna como elemento de estrutura urbana?: uma análise e comparação com a Ronda de Dalt - Barcelona |
title_full |
A Via de Cintura Interna como elemento de estrutura urbana?: uma análise e comparação com a Ronda de Dalt - Barcelona |
title_fullStr |
A Via de Cintura Interna como elemento de estrutura urbana?: uma análise e comparação com a Ronda de Dalt - Barcelona |
title_full_unstemmed |
A Via de Cintura Interna como elemento de estrutura urbana?: uma análise e comparação com a Ronda de Dalt - Barcelona |
title_sort |
A Via de Cintura Interna como elemento de estrutura urbana?: uma análise e comparação com a Ronda de Dalt - Barcelona |
author |
Sucena-Garcia, Sara |
author_facet |
Sucena-Garcia, Sara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sucena-Garcia, Sara |
description |
This case study is framed within the evaluation of road infrastructures as structuring elements of urbanization processes. It focuses on the comparative analysis of two urban roads with similar temporal and project origins but clearly set apart in reality. The “Via de Cintura Interna” in Oporto and the “Ronda de Dalt” in Barcelona are divergent facts in territorial definition whether its design assumptions cater for an element of urban rupture, as in Portugal, or for an urban connection element, as in Spain. O caso de estudo apresentado enquadra-se na avaliação das infraestruturas de circulação viária como elementos estruturadores de processos de urbanização, centrando-se na análise comparativa de duas vias urbanas com origens temporais e de projecto similares mas concretização na realidade claramente diferenciada. A Via de Cintura Interna, no Porto, e a Ronda de Dalt, em Barcelona, contrapõem-se como factos na definição territorial a partir de um desenho assente em premissas que as responsabilizam como elemento de ruptura urbana, no caso português, e de conexão urbana, no caso espanhol. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01T00:00:00Z 2004-01-01T00:00:00Z 2008-07-18T08:10:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/561 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia. Porto. ISSN 1646-0499. 1 (2004) 55-70. 1646-0499 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
article application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130247301431296 |