A Via de Cintura Interna como elemento de estrutura urbana?: uma análise e comparação com a Ronda de Dalt - Barcelona

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sucena-Garcia, Sara
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/561
Resumo: This case study is framed within the evaluation of road infrastructures as structuring elements of urbanization processes. It focuses on the comparative analysis of two urban roads with similar temporal and project origins but clearly set apart in reality. The “Via de Cintura Interna” in Oporto and the “Ronda de Dalt” in Barcelona are divergent facts in territorial definition whether its design assumptions cater for an element of urban rupture, as in Portugal, or for an urban connection element, as in Spain. O caso de estudo apresentado enquadra-se na avaliação das infraestruturas de circulação viária como elementos estruturadores de processos de urbanização, centrando-se na análise comparativa de duas vias urbanas com origens temporais e de projecto similares mas concretização na realidade claramente diferenciada. A Via de Cintura Interna, no Porto, e a Ronda de Dalt, em Barcelona, contrapõem-se como factos na definição territorial a partir de um desenho assente em premissas que as responsabilizam como elemento de ruptura urbana, no caso português, e de conexão urbana, no caso espanhol.
id RCAP_8c2b1d2942a9c09465a1ed1d826b79f6
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/561
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Via de Cintura Interna como elemento de estrutura urbana?: uma análise e comparação com a Ronda de Dalt - BarcelonaThis case study is framed within the evaluation of road infrastructures as structuring elements of urbanization processes. It focuses on the comparative analysis of two urban roads with similar temporal and project origins but clearly set apart in reality. The “Via de Cintura Interna” in Oporto and the “Ronda de Dalt” in Barcelona are divergent facts in territorial definition whether its design assumptions cater for an element of urban rupture, as in Portugal, or for an urban connection element, as in Spain. O caso de estudo apresentado enquadra-se na avaliação das infraestruturas de circulação viária como elementos estruturadores de processos de urbanização, centrando-se na análise comparativa de duas vias urbanas com origens temporais e de projecto similares mas concretização na realidade claramente diferenciada. A Via de Cintura Interna, no Porto, e a Ronda de Dalt, em Barcelona, contrapõem-se como factos na definição territorial a partir de um desenho assente em premissas que as responsabilizam como elemento de ruptura urbana, no caso português, e de conexão urbana, no caso espanhol.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSucena-Garcia, Sara2008-07-18T08:10:19Z2004-01-01T00:00:00Z2004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlearticleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/561porRevista da Faculdade de Ciência e Tecnologia. Porto. ISSN 1646-0499. 1 (2004) 55-70.1646-0499info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:00:41Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:28.058068Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Via de Cintura Interna como elemento de estrutura urbana?: uma análise e comparação com a Ronda de Dalt - Barcelona
title A Via de Cintura Interna como elemento de estrutura urbana?: uma análise e comparação com a Ronda de Dalt - Barcelona
spellingShingle A Via de Cintura Interna como elemento de estrutura urbana?: uma análise e comparação com a Ronda de Dalt - Barcelona
Sucena-Garcia, Sara
title_short A Via de Cintura Interna como elemento de estrutura urbana?: uma análise e comparação com a Ronda de Dalt - Barcelona
title_full A Via de Cintura Interna como elemento de estrutura urbana?: uma análise e comparação com a Ronda de Dalt - Barcelona
title_fullStr A Via de Cintura Interna como elemento de estrutura urbana?: uma análise e comparação com a Ronda de Dalt - Barcelona
title_full_unstemmed A Via de Cintura Interna como elemento de estrutura urbana?: uma análise e comparação com a Ronda de Dalt - Barcelona
title_sort A Via de Cintura Interna como elemento de estrutura urbana?: uma análise e comparação com a Ronda de Dalt - Barcelona
author Sucena-Garcia, Sara
author_facet Sucena-Garcia, Sara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sucena-Garcia, Sara
description This case study is framed within the evaluation of road infrastructures as structuring elements of urbanization processes. It focuses on the comparative analysis of two urban roads with similar temporal and project origins but clearly set apart in reality. The “Via de Cintura Interna” in Oporto and the “Ronda de Dalt” in Barcelona are divergent facts in territorial definition whether its design assumptions cater for an element of urban rupture, as in Portugal, or for an urban connection element, as in Spain. O caso de estudo apresentado enquadra-se na avaliação das infraestruturas de circulação viária como elementos estruturadores de processos de urbanização, centrando-se na análise comparativa de duas vias urbanas com origens temporais e de projecto similares mas concretização na realidade claramente diferenciada. A Via de Cintura Interna, no Porto, e a Ronda de Dalt, em Barcelona, contrapõem-se como factos na definição territorial a partir de um desenho assente em premissas que as responsabilizam como elemento de ruptura urbana, no caso português, e de conexão urbana, no caso espanhol.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01T00:00:00Z
2004-01-01T00:00:00Z
2008-07-18T08:10:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/561
url http://hdl.handle.net/10284/561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia. Porto. ISSN 1646-0499. 1 (2004) 55-70.
1646-0499
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv article
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130247301431296