O ensino da filosofia: Uma confluência entre teoria e práxis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria José de Matos Almas Rijo Monteiro de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10939
Resumo: Como ensinar ou tornar acessível um saber tão cheio de especificidades como a filosofia, a um público mais vasto, muito jovem e pouco qualificado do ponto de vista das exigências inerentes a este tipo de saber? A difusão do saber filosófico, sob o formato de uma disciplina curricular do ensino secundário, supõe e exige a reformulação didática desse saber especializado, de modo a que seja convertido em objeto de ensino. Esta é a tarefa específica do professor: produzir um discurso pedagógico, pelo qual a tradição filosófica possa converter-se em saber ensinável. Como fazê-lo conseguindo despertar o interesse dos alunos por um saber que não produz resultados imediatos, mas que, segundo Platão por exemplo, através do exercício de valores como a virtude e a justiça poderemos ser conduzidos à felicidade? Pretendemos aqui perceber qual o contributo dado, para a prossecução deste objetivo, por documentos como as recentes “Aprendizagens Essenciais” para o 10º e 11º ano” 1 ; pretendemos averiguar até que ponto é que o destaque dado a exercícios mecanicistas de cariz lógico-dedutivo, em detrimento do debate sobre temáticas que se prendem diretamente com a experiência dos alunos e as questões existenciais que se lhes colocam, inevitavelmente, no período da adolescência, contribuem ou não para o afastamento destes da disciplina.
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