N. F. S. Grundtvig e as escolas populares dinamarquesas : contributos para a educação de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gato, Rui Pedro Madeira, 1975-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6310
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_8c31959097d1207a78077e823fbd492b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6310
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling N. F. S. Grundtvig e as escolas populares dinamarquesas : contributos para a educação de adultosFormação de adultosGrundtvig, Nikolaj Frederik Severin, 1783-1872Escolas popularesTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011O presente estudo tem como principal finalidade contribuir para a divulgação do pensamento de Nikolaj Frederik Severin Grundtvig (1783 – 1872) no nosso país. Grundtvig foi o nome escolhido pela Comissão Europeia para intitular o programa sectorial dedicado à Educação de Adultos, sendo apontado por alguns investigadores como o Pai da Educação de Adultos ocidental, pelo papel inspirador que os seus textos tiveram na criação das Escolas Populares Dinamarquesas dedicadas a adultos. Partindo da questão “Quais foram os Contributos do Pensamento Educativo de NFS Grundtvig para a Educação de Adultos?”, foram delineados três objectivos principais: Identificar as linhas de orientação do pensamento de Grundtvig sobre a Educação de Adultos; Caracterizar a experiência educativa das Escolas Populares; e Analisar a prática actual de uma Escola Popular Dinamarquesa. A abordagem metodológica seguida foi a realização de um estudo naturalista descritivo apoiado na teoria da investigação qualitativa, na revisão de literatura, pesquisa documental e trabalho de campo – visita com a duração de uma semana à Escola Popular “International People’s College” em Helsingør (Dinamarca). Reflectindo os objectivos anunciados, a presente dissertação apresenta as propostas apresentadas por Grundtvig para a constituição de uma Escola Popular para adultos. Essas propostas são ainda enquadradas em termos biográficos, históricos e filosóficos. Seguidamente, são abordadas as Escolas Populares Dinamarquesas através da descrição da sua evolução histórica, enquadramento institucional e dimensão internacional. É ainda apresentada uma análise referente às principais características destas instituições. Com o fim de ilustrar a prática de uma Escola Popular, são apresentadas a análises e as reflexões resultantes das observações realizadas no âmbito do trabalho de campo.The present study aims at contributing to the dissemination of the thinking of Nikolaj Frederik Severin Grundtvig (1783 – 1872) in our country. The name Grundtvig was chosen by the European Commission to name the sub-programme dedicated to Adult Education and Grundtvig has been pointed by some researchers as the Father of the western-world Adult Education for the inspiring role of his writings in the foundation of Danish Folk High Schools for adults. By raising the question ”How did NFS Grundtvig’s thinking contribute to Adult Education?” three main aims were outlined: to identify the guidelines of Grundtvig’s thinking on Adult Education; to characterise the educational experience of Folk High Schools; to analyse the current practice of a Danish Folk High School. The selected methodological approach follows an interpretative and descriptive study based on the theory of qualitative research, literature revision, document research and field work, namely a one-week study visit to the Folk High School “International People’s College” in Helsingør (Denmark). The current dissertation reflects the designated aims by displaying Grundtvig’s proposals for the foundation of a Folk High School for adults. Furthermore, these proposals are presented in a biographical, historical and philosophical framework. This study then addresses the Danish Folk High Schools describing their historical evolution, institutional framework and international dimension, followed by an analysis of the main features of these institutions. To illustrate the practices of a Folk High School the analysis and reflections drawn from the field work observations are also included in this thesis.Alves, Natália, 1958-Repositório da Universidade de LisboaGato, Rui Pedro Madeira, 1975-2012-05-14T17:49:10Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6310porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6310Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:28.911787Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv N. F. S. Grundtvig e as escolas populares dinamarquesas : contributos para a educação de adultos
title N. F. S. Grundtvig e as escolas populares dinamarquesas : contributos para a educação de adultos
spellingShingle N. F. S. Grundtvig e as escolas populares dinamarquesas : contributos para a educação de adultos
Gato, Rui Pedro Madeira, 1975-
Formação de adultos
Grundtvig, Nikolaj Frederik Severin, 1783-1872
Escolas populares
Teses de mestrado - 2011
title_short N. F. S. Grundtvig e as escolas populares dinamarquesas : contributos para a educação de adultos
title_full N. F. S. Grundtvig e as escolas populares dinamarquesas : contributos para a educação de adultos
title_fullStr N. F. S. Grundtvig e as escolas populares dinamarquesas : contributos para a educação de adultos
title_full_unstemmed N. F. S. Grundtvig e as escolas populares dinamarquesas : contributos para a educação de adultos
title_sort N. F. S. Grundtvig e as escolas populares dinamarquesas : contributos para a educação de adultos
author Gato, Rui Pedro Madeira, 1975-
author_facet Gato, Rui Pedro Madeira, 1975-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Natália, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gato, Rui Pedro Madeira, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de adultos
Grundtvig, Nikolaj Frederik Severin, 1783-1872
Escolas populares
Teses de mestrado - 2011
topic Formação de adultos
Grundtvig, Nikolaj Frederik Severin, 1783-1872
Escolas populares
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-05-14T17:49:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6310
url http://hdl.handle.net/10451/6310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134204206776320