N. F. S. Grundtvig e as escolas populares dinamarquesas : contributos para a educação de adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/6310 |
Resumo: | Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
id |
RCAP_8c31959097d1207a78077e823fbd492b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/6310 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
N. F. S. Grundtvig e as escolas populares dinamarquesas : contributos para a educação de adultosFormação de adultosGrundtvig, Nikolaj Frederik Severin, 1783-1872Escolas popularesTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011O presente estudo tem como principal finalidade contribuir para a divulgação do pensamento de Nikolaj Frederik Severin Grundtvig (1783 – 1872) no nosso país. Grundtvig foi o nome escolhido pela Comissão Europeia para intitular o programa sectorial dedicado à Educação de Adultos, sendo apontado por alguns investigadores como o Pai da Educação de Adultos ocidental, pelo papel inspirador que os seus textos tiveram na criação das Escolas Populares Dinamarquesas dedicadas a adultos. Partindo da questão “Quais foram os Contributos do Pensamento Educativo de NFS Grundtvig para a Educação de Adultos?”, foram delineados três objectivos principais: Identificar as linhas de orientação do pensamento de Grundtvig sobre a Educação de Adultos; Caracterizar a experiência educativa das Escolas Populares; e Analisar a prática actual de uma Escola Popular Dinamarquesa. A abordagem metodológica seguida foi a realização de um estudo naturalista descritivo apoiado na teoria da investigação qualitativa, na revisão de literatura, pesquisa documental e trabalho de campo – visita com a duração de uma semana à Escola Popular “International People’s College” em Helsingør (Dinamarca). Reflectindo os objectivos anunciados, a presente dissertação apresenta as propostas apresentadas por Grundtvig para a constituição de uma Escola Popular para adultos. Essas propostas são ainda enquadradas em termos biográficos, históricos e filosóficos. Seguidamente, são abordadas as Escolas Populares Dinamarquesas através da descrição da sua evolução histórica, enquadramento institucional e dimensão internacional. É ainda apresentada uma análise referente às principais características destas instituições. Com o fim de ilustrar a prática de uma Escola Popular, são apresentadas a análises e as reflexões resultantes das observações realizadas no âmbito do trabalho de campo.The present study aims at contributing to the dissemination of the thinking of Nikolaj Frederik Severin Grundtvig (1783 – 1872) in our country. The name Grundtvig was chosen by the European Commission to name the sub-programme dedicated to Adult Education and Grundtvig has been pointed by some researchers as the Father of the western-world Adult Education for the inspiring role of his writings in the foundation of Danish Folk High Schools for adults. By raising the question ”How did NFS Grundtvig’s thinking contribute to Adult Education?” three main aims were outlined: to identify the guidelines of Grundtvig’s thinking on Adult Education; to characterise the educational experience of Folk High Schools; to analyse the current practice of a Danish Folk High School. The selected methodological approach follows an interpretative and descriptive study based on the theory of qualitative research, literature revision, document research and field work, namely a one-week study visit to the Folk High School “International People’s College” in Helsingør (Denmark). The current dissertation reflects the designated aims by displaying Grundtvig’s proposals for the foundation of a Folk High School for adults. Furthermore, these proposals are presented in a biographical, historical and philosophical framework. This study then addresses the Danish Folk High Schools describing their historical evolution, institutional framework and international dimension, followed by an analysis of the main features of these institutions. To illustrate the practices of a Folk High School the analysis and reflections drawn from the field work observations are also included in this thesis.Alves, Natália, 1958-Repositório da Universidade de LisboaGato, Rui Pedro Madeira, 1975-2012-05-14T17:49:10Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6310porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6310Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:28.911787Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
N. F. S. Grundtvig e as escolas populares dinamarquesas : contributos para a educação de adultos |
title |
N. F. S. Grundtvig e as escolas populares dinamarquesas : contributos para a educação de adultos |
spellingShingle |
N. F. S. Grundtvig e as escolas populares dinamarquesas : contributos para a educação de adultos Gato, Rui Pedro Madeira, 1975- Formação de adultos Grundtvig, Nikolaj Frederik Severin, 1783-1872 Escolas populares Teses de mestrado - 2011 |
title_short |
N. F. S. Grundtvig e as escolas populares dinamarquesas : contributos para a educação de adultos |
title_full |
N. F. S. Grundtvig e as escolas populares dinamarquesas : contributos para a educação de adultos |
title_fullStr |
N. F. S. Grundtvig e as escolas populares dinamarquesas : contributos para a educação de adultos |
title_full_unstemmed |
N. F. S. Grundtvig e as escolas populares dinamarquesas : contributos para a educação de adultos |
title_sort |
N. F. S. Grundtvig e as escolas populares dinamarquesas : contributos para a educação de adultos |
author |
Gato, Rui Pedro Madeira, 1975- |
author_facet |
Gato, Rui Pedro Madeira, 1975- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Natália, 1958- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gato, Rui Pedro Madeira, 1975- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de adultos Grundtvig, Nikolaj Frederik Severin, 1783-1872 Escolas populares Teses de mestrado - 2011 |
topic |
Formação de adultos Grundtvig, Nikolaj Frederik Severin, 1783-1872 Escolas populares Teses de mestrado - 2011 |
description |
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-05-14T17:49:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/6310 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/6310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134204206776320 |