Qualidade, satisfação e lealdade dos espectadores de futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luiz Felipe Saraiva dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/3283
Resumo: Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas
id RCAP_c412f53c6e35a932a842b14cc66a0760
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3283
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade, satisfação e lealdade dos espectadores de futebolEspectáculo desportivoFutebolLealdadeMarketingQualidadeSatisfaçãoMestrado em Gestão do Desporto - Organizações DesportivasEste estudo pretende aferir os atributos de qualidade mais valorizados no jogo de futebol e medir o seu impacto na satisfação e na lealdade. Foram recolhidos 455 inquéritos em 3 jogos da Liga Sagres (época 2009/2010). Através de uma análise factorial identificamos que a capacidade de comunicação e o relacionamento com o pessoal de apoio, as acessibilidades e segurança, os aspectos tangíveis, a atmosfera, a equipa técnica, a competição e os adversários, são os atributos que os espectadores mais valorizam na avaliação da qualidade de um jogo de futebol. Ao efectuarmos uma regressão linear verificamos que os atributos identificados na qualidade ajudam a explicar a satisfação dos espectadores, nomeadamente a capacidade de comunicação e o relacionamento com o pessoal de apoio, os aspectos tangíveis, a equipa técnica e, as acessibilidades e segurança. Quanto à lealdade os mesmos têm um impacto reduzido, sendo que a atmosfera, as acessibilidades e segurança, a equipa técnica e, os aspectos tangíveis são os atributos que assumem maior relevância.This study aims to assess the quality attributes most valued in the game of football and measure their impact on satisfaction and loyalty. 455 surveys were collected in three games of the Sagres’s Liga (season 2009/2010). Through a factor analysis identified that communication skills and relationships with support staff, accessibility and security, the tangible aspects, the atmosphere, the team, competition and the opponents are the attributes that viewers value most in assessing the quality of a football game. When we make a linear regression found that the attributes identified as help to explain the satisfaction of spectators, including communication skills and relationship with support staff, the tangible aspects, the technical team and the accessibility and safety. As for the loyalty they have a limit impact, the atmosphere, accessibility and security, the technical team and the tangible aspects are the attributes that assume greater relevance.Correia, Abel Hermínio LourençoRepositório da Universidade de LisboaSantos, Luiz Felipe Saraiva dos20112011-05-17T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.5/3283porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:43Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:21.951069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade, satisfação e lealdade dos espectadores de futebol
title Qualidade, satisfação e lealdade dos espectadores de futebol
spellingShingle Qualidade, satisfação e lealdade dos espectadores de futebol
Santos, Luiz Felipe Saraiva dos
Espectáculo desportivo
Futebol
Lealdade
Marketing
Qualidade
Satisfação
title_short Qualidade, satisfação e lealdade dos espectadores de futebol
title_full Qualidade, satisfação e lealdade dos espectadores de futebol
title_fullStr Qualidade, satisfação e lealdade dos espectadores de futebol
title_full_unstemmed Qualidade, satisfação e lealdade dos espectadores de futebol
title_sort Qualidade, satisfação e lealdade dos espectadores de futebol
author Santos, Luiz Felipe Saraiva dos
author_facet Santos, Luiz Felipe Saraiva dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Abel Hermínio Lourenço
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luiz Felipe Saraiva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Espectáculo desportivo
Futebol
Lealdade
Marketing
Qualidade
Satisfação
topic Espectáculo desportivo
Futebol
Lealdade
Marketing
Qualidade
Satisfação
description Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-05-17T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/3283
url http://hdl.handle.net/10400.5/3283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130999972429824