Estratégias parentais para lidar com a ansiedade dos filhos : diferenças entre mães e pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Andreia Filipa Teixeira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10448
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
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spelling Estratégias parentais para lidar com a ansiedade dos filhos : diferenças entre mães e paisAnsiedadeComportamento parentalTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013Enquadramento: Os pais assumem um papel determinante nos processos de adaptação e de perturbação dos filhos, sobretudo na infância e adolescência. Por este motivo, o com-portamento parental ocupa um papel central na compreensão do desenvolvimento normati-vo e atípico da criança. A presente investigação tem como principal objetivo caracterizar as estratégias parentais para lidar com a ansiedade dos filhos em pais de crianças com pertur-bações de ansiedade. Adicionalmente, procurou-se também analisar o efeito das variáveis sociodemográficas dos progenitores e da criança nas estratégias utilizadas. Metodologia: Participaram no estudo 30 progenitores (15 pais e 15 mães) de 20 crianças. A identificação das crianças com problemas de ansiedade foi realizada através de um proce-dimento de screening multi-etapas. Aplicou-se o Questionário de Avaliação de Perturba-ções Emocionais Relacionadas com a Ansiedade em Crianças (SCARED-R-C), tendo-se confirmado o diagnóstico através da entrevista de diagnóstico ADIS-C/P-IV. Posterior-mente, fez-se a aplicação individual de uma entrevista semiestruturada a alguns dos pais das crianças aleatoriamente selecionadas para explorar as estratégias parentais face à ansiedade dos filhos. Resultados: Na análise qualitativa verificou-se que os pais adotam diferentes estratégias de coping para lidar com a ansiedade dos filhos, sobretudo estratégias de resolução de pro-blemas, incentivo à fuga-evitamento e procura de apoio. A análise estatística sugere que pais e mães comportam-se de modo semelhante face à manifestação de ansiedade dos filhos, ainda que alguns resultados se tenham aproximado da significância estatística (estratégias de delegação e incentivo à fuga-evitamento). Também parece ser mais prová-vel que os pais adotem estratégias fornecimento de apoio e de procura de apoio quando têm filhos do sexo feminino. Conclusões: Considera-se que a presente investigação de carácter exploratório representa um contributo adicional para a literatura empírica, uma vez que enfatiza a caracterização e análise das estratégias que os pais adotam face à manifestação de ansiedade dos filhos, permitindo assim aprofundar o conhecimento sobre a influência do papel parental nas per-turbações de ansiedade infantil.Background: The family, and above all parents, assume a key role in the development processes, adaptation and disturbance associated with children, mainly during their infancy and adolescence. For that reason parental behaviour occupies a central role in the under-standing of normative and atypical development of children. The main aim of this investi-gation is to identify strategies used by parents of children with anxiety disorders. Addition-ally, there was also an attempt to analyze the impact of parents and children socio-demographic variables on the strategies adopted by the parents. Methodology: This study involved 30 parents (15 fathers and 15 mothers) of 20 children. The identification of children with anxiety disorders was done through a multi-task screen-ing procedure. It was applied the Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders-Revised (SCARED-R-C), being the diagnosis confirmed through the interview ADIS-C/P-IV. Afterwards, it was applied randomly, to some parents and children, an individual semi-structured interview to explore the strategies that parents use to manage their children’s anxiety. Results: The qualitative data analysis permitted to identify some of the strategies that par-ents use to manage their children anxieties, mainly problem-solving, encouragement of escape-avoidance and support seeking. Statistical analysis suggests that mothers and fa-thers behave in a similar way when confronted with their children´s anxiety, even if some results approached a statistical significance (in delegation strategies and encouragement of escape-avoidance). It also seems more likely that parents will adopt strategies prone to providing and seeking support when they have female children. Conclusions: It is considered that the exploratory nature of this research represents an ad-ditional contribution for an empirical reading, since it emphasizes the characterization and analyses the strategies that parents use to manage their children anxieties, thus providing a better knowledge in regard to the influence of the parental role in sorting out their children anxiety disorders.Pereira, Ana Isabel de Freitas, 1974-Repositório da Universidade de LisboaTorres, Andreia Filipa Teixeira2014-02-04T12:45:45Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10448TID:201003910porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:28.141177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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