Desenvolvimento cognitivo e percurso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: César, Margarida
Data de Publicação: 1991
Outros Autores: Esgalhado, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6429
Resumo: O objectivo principal deste trabalho é o de relacionar os dados obtidos através de uma prova de desenvolvimento cognitivo (ECDL) com o aproveitamento escolar. Utilizou-se uma amostra de 252 alunos, do 5.º ao 9.º ano de escolaridade. Existe uma evolução do desenvolvimento cognitivo em função da idade; uma análise mais fina permite identificar três padrões para este mesmo desenvolvimento, que se diferenciam pelo seu ritmo. Mostramos ainda algumas relações entre sucesso escolar e desenvolvimento cognitivo.
id RCAP_8c62324ad2b02ea4a58e63dafa235391
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6429
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento cognitivo e percurso escolarDesenvolvimento cognitivoPercurso escolarECDL -Echelle Collective de Developpement LogiqueEnsino básicoÍndices de sucesso escolarO objectivo principal deste trabalho é o de relacionar os dados obtidos através de uma prova de desenvolvimento cognitivo (ECDL) com o aproveitamento escolar. Utilizou-se uma amostra de 252 alunos, do 5.º ao 9.º ano de escolaridade. Existe uma evolução do desenvolvimento cognitivo em função da idade; uma análise mais fina permite identificar três padrões para este mesmo desenvolvimento, que se diferenciam pelo seu ritmo. Mostramos ainda algumas relações entre sucesso escolar e desenvolvimento cognitivo.DEFCUL - Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaCésar, MargaridaEsgalhado, Ana2012-06-04T11:44:35Z19911991-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6429porRevista de Educação, volume II, número 10871-3928info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:16.235905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento cognitivo e percurso escolar
title Desenvolvimento cognitivo e percurso escolar
spellingShingle Desenvolvimento cognitivo e percurso escolar
César, Margarida
Desenvolvimento cognitivo
Percurso escolar
ECDL -Echelle Collective de Developpement Logique
Ensino básico
Índices de sucesso escolar
title_short Desenvolvimento cognitivo e percurso escolar
title_full Desenvolvimento cognitivo e percurso escolar
title_fullStr Desenvolvimento cognitivo e percurso escolar
title_full_unstemmed Desenvolvimento cognitivo e percurso escolar
title_sort Desenvolvimento cognitivo e percurso escolar
author César, Margarida
author_facet César, Margarida
Esgalhado, Ana
author_role author
author2 Esgalhado, Ana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv César, Margarida
Esgalhado, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento cognitivo
Percurso escolar
ECDL -Echelle Collective de Developpement Logique
Ensino básico
Índices de sucesso escolar
topic Desenvolvimento cognitivo
Percurso escolar
ECDL -Echelle Collective de Developpement Logique
Ensino básico
Índices de sucesso escolar
description O objectivo principal deste trabalho é o de relacionar os dados obtidos através de uma prova de desenvolvimento cognitivo (ECDL) com o aproveitamento escolar. Utilizou-se uma amostra de 252 alunos, do 5.º ao 9.º ano de escolaridade. Existe uma evolução do desenvolvimento cognitivo em função da idade; uma análise mais fina permite identificar três padrões para este mesmo desenvolvimento, que se diferenciam pelo seu ritmo. Mostramos ainda algumas relações entre sucesso escolar e desenvolvimento cognitivo.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991
1991-01-01T00:00:00Z
2012-06-04T11:44:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6429
url http://hdl.handle.net/10451/6429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista de Educação, volume II, número 1
0871-3928
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DEFCUL - Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv DEFCUL - Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134201540247552