Desenvolvimento cognitivo e percurso escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/6429 |
Resumo: | O objectivo principal deste trabalho é o de relacionar os dados obtidos através de uma prova de desenvolvimento cognitivo (ECDL) com o aproveitamento escolar. Utilizou-se uma amostra de 252 alunos, do 5.º ao 9.º ano de escolaridade. Existe uma evolução do desenvolvimento cognitivo em função da idade; uma análise mais fina permite identificar três padrões para este mesmo desenvolvimento, que se diferenciam pelo seu ritmo. Mostramos ainda algumas relações entre sucesso escolar e desenvolvimento cognitivo. |
id |
RCAP_8c62324ad2b02ea4a58e63dafa235391 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/6429 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento cognitivo e percurso escolarDesenvolvimento cognitivoPercurso escolarECDL -Echelle Collective de Developpement LogiqueEnsino básicoÍndices de sucesso escolarO objectivo principal deste trabalho é o de relacionar os dados obtidos através de uma prova de desenvolvimento cognitivo (ECDL) com o aproveitamento escolar. Utilizou-se uma amostra de 252 alunos, do 5.º ao 9.º ano de escolaridade. Existe uma evolução do desenvolvimento cognitivo em função da idade; uma análise mais fina permite identificar três padrões para este mesmo desenvolvimento, que se diferenciam pelo seu ritmo. Mostramos ainda algumas relações entre sucesso escolar e desenvolvimento cognitivo.DEFCUL - Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaCésar, MargaridaEsgalhado, Ana2012-06-04T11:44:35Z19911991-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6429porRevista de Educação, volume II, número 10871-3928info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:16.235905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento cognitivo e percurso escolar |
title |
Desenvolvimento cognitivo e percurso escolar |
spellingShingle |
Desenvolvimento cognitivo e percurso escolar César, Margarida Desenvolvimento cognitivo Percurso escolar ECDL -Echelle Collective de Developpement Logique Ensino básico Índices de sucesso escolar |
title_short |
Desenvolvimento cognitivo e percurso escolar |
title_full |
Desenvolvimento cognitivo e percurso escolar |
title_fullStr |
Desenvolvimento cognitivo e percurso escolar |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento cognitivo e percurso escolar |
title_sort |
Desenvolvimento cognitivo e percurso escolar |
author |
César, Margarida |
author_facet |
César, Margarida Esgalhado, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Esgalhado, Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
César, Margarida Esgalhado, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento cognitivo Percurso escolar ECDL -Echelle Collective de Developpement Logique Ensino básico Índices de sucesso escolar |
topic |
Desenvolvimento cognitivo Percurso escolar ECDL -Echelle Collective de Developpement Logique Ensino básico Índices de sucesso escolar |
description |
O objectivo principal deste trabalho é o de relacionar os dados obtidos através de uma prova de desenvolvimento cognitivo (ECDL) com o aproveitamento escolar. Utilizou-se uma amostra de 252 alunos, do 5.º ao 9.º ano de escolaridade. Existe uma evolução do desenvolvimento cognitivo em função da idade; uma análise mais fina permite identificar três padrões para este mesmo desenvolvimento, que se diferenciam pelo seu ritmo. Mostramos ainda algumas relações entre sucesso escolar e desenvolvimento cognitivo. |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991 1991-01-01T00:00:00Z 2012-06-04T11:44:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/6429 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/6429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista de Educação, volume II, número 1 0871-3928 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DEFCUL - Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
DEFCUL - Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134201540247552 |