Escola Protetora ou Escola Desviante?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47699 |
Resumo: | O presente estudo analisa a perspectiva dos professores em relação à escola e à postura dos seu alunos de uma forma geral, com o objectivo de se explorar, de uma forma indirecta, a relação professor-aluno e a forma como esta pode ser determinante ao longo do desenvolvimento biopsicossocial das crianças e jovens. Com o desenvolvimento do estudo foi possível entender que o factor mais importante em qualquer contexto é sempre, primeiramente, o bem-estar de cada indivíduo, o que não é diferente para as crianças e jovens em contexto educativo. No contexto deste estudo, sendo este de metodologia qualitativa, procedeu-se à aplicação de entrevistas junto de uma amostra de professores. Com as actividades de investigação foi possível perceber, através dos resultados obtidos com as entrevistas aplicadas, que esse bem-estar é de facto valorizado, também pelos próprios professores, e que, no entanto, não é uma condição garantida, nem para os alunos, nem para os próprios professores. |
id |
RCAP_8c7e6650fc9ad27e6eda94961445feec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47699 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escola Protetora ou Escola Desviante?O papel da Escola no desenvolvimento de comportamentos desviantesPolítica de EducaçãoEscolaEscola ProtetorComportamento DesvianteDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente estudo analisa a perspectiva dos professores em relação à escola e à postura dos seu alunos de uma forma geral, com o objectivo de se explorar, de uma forma indirecta, a relação professor-aluno e a forma como esta pode ser determinante ao longo do desenvolvimento biopsicossocial das crianças e jovens. Com o desenvolvimento do estudo foi possível entender que o factor mais importante em qualquer contexto é sempre, primeiramente, o bem-estar de cada indivíduo, o que não é diferente para as crianças e jovens em contexto educativo. No contexto deste estudo, sendo este de metodologia qualitativa, procedeu-se à aplicação de entrevistas junto de uma amostra de professores. Com as actividades de investigação foi possível perceber, através dos resultados obtidos com as entrevistas aplicadas, que esse bem-estar é de facto valorizado, também pelos próprios professores, e que, no entanto, não é uma condição garantida, nem para os alunos, nem para os próprios professores.The present study analyzes the perspective of teachers in relation to the school and the attitude of their students in general, with the aim of exploring, indirectly, the teacher-student relationship and the way in which this can be decisive throughout the biopsychosocial development of children and young people. With the development of the study, it was possible to understand that the most important factor in any context is always, first, the well-being of each individual, which is no different for children and young people in an educational context. In the context of this study, which has a qualitative methodology, interviews were carried out with a sample of teachers. With the research activities it was possible to perceive, through the results obtained with the applied interviews, that this well-being is in fact valued, also by the teachers themselves, and that, however, it is not a guaranteed condition, not even for the students, nor for the teachers themselves.Gallo, MarceloRepositório ComumNeves, Joana2023-10-30T17:39:53Z2023-102023-092023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47699porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-03T15:15:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47699Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:36.412303Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola Protetora ou Escola Desviante? O papel da Escola no desenvolvimento de comportamentos desviantes |
title |
Escola Protetora ou Escola Desviante? |
spellingShingle |
Escola Protetora ou Escola Desviante? Neves, Joana Política de Educação Escola Escola Protetor Comportamento Desviante Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Escola Protetora ou Escola Desviante? |
title_full |
Escola Protetora ou Escola Desviante? |
title_fullStr |
Escola Protetora ou Escola Desviante? |
title_full_unstemmed |
Escola Protetora ou Escola Desviante? |
title_sort |
Escola Protetora ou Escola Desviante? |
author |
Neves, Joana |
author_facet |
Neves, Joana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gallo, Marcelo Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política de Educação Escola Escola Protetor Comportamento Desviante Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Política de Educação Escola Escola Protetor Comportamento Desviante Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O presente estudo analisa a perspectiva dos professores em relação à escola e à postura dos seu alunos de uma forma geral, com o objectivo de se explorar, de uma forma indirecta, a relação professor-aluno e a forma como esta pode ser determinante ao longo do desenvolvimento biopsicossocial das crianças e jovens. Com o desenvolvimento do estudo foi possível entender que o factor mais importante em qualquer contexto é sempre, primeiramente, o bem-estar de cada indivíduo, o que não é diferente para as crianças e jovens em contexto educativo. No contexto deste estudo, sendo este de metodologia qualitativa, procedeu-se à aplicação de entrevistas junto de uma amostra de professores. Com as actividades de investigação foi possível perceber, através dos resultados obtidos com as entrevistas aplicadas, que esse bem-estar é de facto valorizado, também pelos próprios professores, e que, no entanto, não é uma condição garantida, nem para os alunos, nem para os próprios professores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-30T17:39:53Z 2023-10 2023-09 2023-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/47699 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/47699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134147877273600 |