O currículo dos cursos de contabilidade e a globalização : estudo de um caso brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Rita de Cassia Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1544
Resumo: A educação contábil, em todo o mundo vem reunindo esforços no sentido de adequar-se às constantes mudanças que vem ocorrendo na profissão contábil fomentadas pelo fenômeno da globalização da economia. Tais esforços são conduzidos principalmente por organismos internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU), o IFAC - International Federation of Accountants, associações da área como AAA - American Accounting Education ,a IAAER – International Association for Accounting Education and Research, além de Instituições de ensino e pesquisadores. É nessa conjuntura que se debruça a presente dissertação, focalizando o currículo como elemento sine qua non na construção do conhecimento e das habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento potencial do aluno, fundamentado nos estudos e propostas curriculares nesse sentido. A investigação foi realizada, particularmente, no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e objetivou avaliar se o programa curricular desse curso vem atendendo às necessidades do mercado globalizado. Para tanto, aplicou-se como metodologia o estudo de caso na instituição, complementado pela aplicação de questionários direcionados aos alunos. Pretende-se, com esse trabalho contribuir com uma proposta curricular e recomendações para a melhoria da qualidade desse e de outros cursos de Ciências Contábeis brasileiros. ABSTRACT: Accounting education, all over the world, has been endeavoring to keep itself adequate to the unceasing changes that Accounting has suffered due to the globalization of the world economy. These efforts are led mainly by international organizations such as the United Nations Organization (UNO) and the IFAC - International Federation of Accountants, and also voluntary organizations such as the AAA - American Accounting Association and the IAAER - Association for Accounting Education and Research, besides educational institutions and researchers. This paper aims at that reality, focusing on the educational curriculum as a mainstay of the knowledge and developed skills needed by the Accounting student, taking into consideration the present state of research and proposals in this field. The present research was particularly focused on the Accounting course of the State University of Feira de Santana (UEFS), and tried to determine whether that course’s curriculum has kept up to the needs of the globalized economy. To reach that aim, a case study was conducted in that educational institution, complemented by questionnaries answered by its students. We intend, in this way, to contribute to a curricular proposal, together with recommendations to improve the quality level of that and other Accounting courses in Brazil.
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