A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8253 |
Resumo: | No presente artigo analisa-se a importância da educação patrimonial e o papel determinante que a escola pode desenvolver nesta área. Nos últimos tempos tem-se verificado uma progressiva consciencialização da sociedade pela preservação e divulgação do património cultural, enquanto elemento aglutinador e fundamental da nossa identidade como povo. Porém, os processos de sensibilização e divulgação devem ser iniciados desde muito cedo, acompanhando o desenvolvimento e a formação dos indivíduos. É nesse sentido que consideramos fundamental a criação de situações favoráveis que levem ao desenvolvimento dos valores culturais nas camadas mais jovens da população. |
id |
RCAP_8c865d712bb7c884c0d1e8341643f3d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8253 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervençãoArticlesNo presente artigo analisa-se a importância da educação patrimonial e o papel determinante que a escola pode desenvolver nesta área. Nos últimos tempos tem-se verificado uma progressiva consciencialização da sociedade pela preservação e divulgação do património cultural, enquanto elemento aglutinador e fundamental da nossa identidade como povo. Porém, os processos de sensibilização e divulgação devem ser iniciados desde muito cedo, acompanhando o desenvolvimento e a formação dos indivíduos. É nesse sentido que consideramos fundamental a criação de situações favoráveis que levem ao desenvolvimento dos valores culturais nas camadas mais jovens da população.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2016-02-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8253por1647-662X0873-3015Pereira, Maria da Piedade RoloCardoso, Ana Paula Pereira Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:12:22Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:09.129031Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção |
title |
A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção |
spellingShingle |
A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção Pereira, Maria da Piedade Rolo Articles |
title_short |
A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção |
title_full |
A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção |
title_fullStr |
A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção |
title_full_unstemmed |
A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção |
title_sort |
A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção |
author |
Pereira, Maria da Piedade Rolo |
author_facet |
Pereira, Maria da Piedade Rolo Cardoso, Ana Paula Pereira Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Ana Paula Pereira Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Maria da Piedade Rolo Cardoso, Ana Paula Pereira Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Articles |
topic |
Articles |
description |
No presente artigo analisa-se a importância da educação patrimonial e o papel determinante que a escola pode desenvolver nesta área. Nos últimos tempos tem-se verificado uma progressiva consciencialização da sociedade pela preservação e divulgação do património cultural, enquanto elemento aglutinador e fundamental da nossa identidade como povo. Porém, os processos de sensibilização e divulgação devem ser iniciados desde muito cedo, acompanhando o desenvolvimento e a formação dos indivíduos. É nesse sentido que consideramos fundamental a criação de situações favoráveis que levem ao desenvolvimento dos valores culturais nas camadas mais jovens da população. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8253 |
url |
https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-662X 0873-3015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Polytechnic Institute of Viseu (IPV) |
publisher.none.fl_str_mv |
Polytechnic Institute of Viseu (IPV) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130160576856064 |