A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria da Piedade Rolo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cardoso, Ana Paula Pereira Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8253
Resumo: No presente artigo analisa-se a importância da educação patrimonial e o papel determinante que a escola pode desenvolver nesta área. Nos últimos tempos tem-se verificado uma progressiva consciencialização da sociedade pela preservação e divulgação do património cultural, enquanto elemento aglutinador e fundamental da nossa identidade como povo. Porém, os processos de sensibilização e divulgação devem ser iniciados desde muito cedo, acompanhando o desenvolvimento e a formação dos indivíduos. É nesse sentido que consideramos fundamental a criação de situações favoráveis que levem ao desenvolvimento dos valores culturais nas camadas mais jovens da população.
id RCAP_8c865d712bb7c884c0d1e8341643f3d2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8253
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervençãoArticlesNo presente artigo analisa-se a importância da educação patrimonial e o papel determinante que a escola pode desenvolver nesta área. Nos últimos tempos tem-se verificado uma progressiva consciencialização da sociedade pela preservação e divulgação do património cultural, enquanto elemento aglutinador e fundamental da nossa identidade como povo. Porém, os processos de sensibilização e divulgação devem ser iniciados desde muito cedo, acompanhando o desenvolvimento e a formação dos indivíduos. É nesse sentido que consideramos fundamental a criação de situações favoráveis que levem ao desenvolvimento dos valores culturais nas camadas mais jovens da população.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2016-02-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8253por1647-662X0873-3015Pereira, Maria da Piedade RoloCardoso, Ana Paula Pereira Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:12:22Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:09.129031Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção
title A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção
spellingShingle A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção
Pereira, Maria da Piedade Rolo
Articles
title_short A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção
title_full A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção
title_fullStr A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção
title_full_unstemmed A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção
title_sort A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção
author Pereira, Maria da Piedade Rolo
author_facet Pereira, Maria da Piedade Rolo
Cardoso, Ana Paula Pereira Oliveira
author_role author
author2 Cardoso, Ana Paula Pereira Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria da Piedade Rolo
Cardoso, Ana Paula Pereira Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Articles
topic Articles
description No presente artigo analisa-se a importância da educação patrimonial e o papel determinante que a escola pode desenvolver nesta área. Nos últimos tempos tem-se verificado uma progressiva consciencialização da sociedade pela preservação e divulgação do património cultural, enquanto elemento aglutinador e fundamental da nossa identidade como povo. Porém, os processos de sensibilização e divulgação devem ser iniciados desde muito cedo, acompanhando o desenvolvimento e a formação dos indivíduos. É nesse sentido que consideramos fundamental a criação de situações favoráveis que levem ao desenvolvimento dos valores culturais nas camadas mais jovens da população.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8253
url https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-662X
0873-3015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Polytechnic Institute of Viseu (IPV)
publisher.none.fl_str_mv Polytechnic Institute of Viseu (IPV)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130160576856064