O Impacto da Neuroci?ncia no Aprendizado dos Colaboradores de uma Organiza??o

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Tatiane Nazar? da Luz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Matos, F?tima Ney (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1313
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar as descobertas mais recentes da neuroci?ncia e observar como essas descobertas podem impactar no aprendizado dos colaboradores de uma organiza??o. O referencial te?rico aborda conceitos e teoria sobre aprendizagem das pessoas e das organiza??es, os princ?pios da andragogia e as descobertas mais recentes na neuroci?ncia, incluindo o mecanismo da plasticidade neural, neuroci?ncia cognitiva e os neurom?todos que facilitam a aprendizagem. Foi usado a pesquisa bibliom?trica como forma de entender o volume de publica??es e a aplica??o da neuroci?ncia no aprendizado pelo mundo. Esse estudo foi poss?vel a partir da an?lise na base de dados da Web of Science. O resultado mostrou o qu?o pequeno ? o volume de publica??es, sendo concentradas nos EUA. Pode-se concluir, que as descobertas da neuroci?ncia s?o amplamente aplic?veis nas organiza??es para favorecer o aprendizado, que ela ? usada em diferentes pa?ses e tipos de empresas, e que ainda ? um tema novo concentrado nas ?ltimas duas d?cadas. O referencial te?rico nos diz que ainda h? descobertas importantes a serem feitas no futuro, o que deve aumentar o volume de publica??es nos pr?ximos anos. / The objective of this work was to identify the most recent discoveries in neuroscience and observe how these discoveries can affect the learning of employees in an organization. The theoretical framework addresses concepts and theory about learning people and organizations, the principles of andragogy and the latest discoveries in neuroscience, including the mechanism of neural plasticity, cognitive neuroscience and neuromethods that facilitate learning. Bibliometric research was used as a way to understand the volume of publications and the application of neuroscience in learning around the world. This study was possible based on the analysis in the Web of Science database. The result showed how small the volume of publications is, being concentrated in the USA. It can be concluded that the findings of neuroscience are widely applicable in organizations to promote learning, that it is used in different countries and types of companies, and that it is still a new topic concentrated in the last two decades. The theoretical framework tells us that there are still important discoveries to be made in the future, which should increase the volume of publications in the coming years.
id RCAP_8c8d67bf0337e9acc998fc9e14d7f96e
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1313
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O Impacto da Neuroci?ncia no Aprendizado dos Colaboradores de uma Organiza??oNeuroci?ncia - NeuroscienceAprendizagem - LearningGest?o - ManagementOrganiza??es - OrganizationsO objetivo deste trabalho foi identificar as descobertas mais recentes da neuroci?ncia e observar como essas descobertas podem impactar no aprendizado dos colaboradores de uma organiza??o. O referencial te?rico aborda conceitos e teoria sobre aprendizagem das pessoas e das organiza??es, os princ?pios da andragogia e as descobertas mais recentes na neuroci?ncia, incluindo o mecanismo da plasticidade neural, neuroci?ncia cognitiva e os neurom?todos que facilitam a aprendizagem. Foi usado a pesquisa bibliom?trica como forma de entender o volume de publica??es e a aplica??o da neuroci?ncia no aprendizado pelo mundo. Esse estudo foi poss?vel a partir da an?lise na base de dados da Web of Science. O resultado mostrou o qu?o pequeno ? o volume de publica??es, sendo concentradas nos EUA. Pode-se concluir, que as descobertas da neuroci?ncia s?o amplamente aplic?veis nas organiza??es para favorecer o aprendizado, que ela ? usada em diferentes pa?ses e tipos de empresas, e que ainda ? um tema novo concentrado nas ?ltimas duas d?cadas. O referencial te?rico nos diz que ainda h? descobertas importantes a serem feitas no futuro, o que deve aumentar o volume de publica??es nos pr?ximos anos. / The objective of this work was to identify the most recent discoveries in neuroscience and observe how these discoveries can affect the learning of employees in an organization. The theoretical framework addresses concepts and theory about learning people and organizations, the principles of andragogy and the latest discoveries in neuroscience, including the mechanism of neural plasticity, cognitive neuroscience and neuromethods that facilitate learning. Bibliometric research was used as a way to understand the volume of publications and the application of neuroscience in learning around the world. This study was possible based on the analysis in the Web of Science database. The result showed how small the volume of publications is, being concentrated in the USA. It can be concluded that the findings of neuroscience are widely applicable in organizations to promote learning, that it is used in different countries and types of companies, and that it is still a new topic concentrated in the last two decades. The theoretical framework tells us that there are still important discoveries to be made in the future, which should increase the volume of publications in the coming years.ISMT2021-12-13T11:02:14Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1313TID:202803210porAlmeida, Tatiane Nazar? da LuzMatos, F?tima Ney (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:17:30ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O Impacto da Neuroci?ncia no Aprendizado dos Colaboradores de uma Organiza??o
title O Impacto da Neuroci?ncia no Aprendizado dos Colaboradores de uma Organiza??o
spellingShingle O Impacto da Neuroci?ncia no Aprendizado dos Colaboradores de uma Organiza??o
Almeida, Tatiane Nazar? da Luz
Neuroci?ncia - Neuroscience
Aprendizagem - Learning
Gest?o - Management
Organiza??es - Organizations
title_short O Impacto da Neuroci?ncia no Aprendizado dos Colaboradores de uma Organiza??o
title_full O Impacto da Neuroci?ncia no Aprendizado dos Colaboradores de uma Organiza??o
title_fullStr O Impacto da Neuroci?ncia no Aprendizado dos Colaboradores de uma Organiza??o
title_full_unstemmed O Impacto da Neuroci?ncia no Aprendizado dos Colaboradores de uma Organiza??o
title_sort O Impacto da Neuroci?ncia no Aprendizado dos Colaboradores de uma Organiza??o
author Almeida, Tatiane Nazar? da Luz
author_facet Almeida, Tatiane Nazar? da Luz
Matos, F?tima Ney (Orientadora)
author_role author
author2 Matos, F?tima Ney (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Tatiane Nazar? da Luz
Matos, F?tima Ney (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Neuroci?ncia - Neuroscience
Aprendizagem - Learning
Gest?o - Management
Organiza??es - Organizations
topic Neuroci?ncia - Neuroscience
Aprendizagem - Learning
Gest?o - Management
Organiza??es - Organizations
description O objetivo deste trabalho foi identificar as descobertas mais recentes da neuroci?ncia e observar como essas descobertas podem impactar no aprendizado dos colaboradores de uma organiza??o. O referencial te?rico aborda conceitos e teoria sobre aprendizagem das pessoas e das organiza??es, os princ?pios da andragogia e as descobertas mais recentes na neuroci?ncia, incluindo o mecanismo da plasticidade neural, neuroci?ncia cognitiva e os neurom?todos que facilitam a aprendizagem. Foi usado a pesquisa bibliom?trica como forma de entender o volume de publica??es e a aplica??o da neuroci?ncia no aprendizado pelo mundo. Esse estudo foi poss?vel a partir da an?lise na base de dados da Web of Science. O resultado mostrou o qu?o pequeno ? o volume de publica??es, sendo concentradas nos EUA. Pode-se concluir, que as descobertas da neuroci?ncia s?o amplamente aplic?veis nas organiza??es para favorecer o aprendizado, que ela ? usada em diferentes pa?ses e tipos de empresas, e que ainda ? um tema novo concentrado nas ?ltimas duas d?cadas. O referencial te?rico nos diz que ainda h? descobertas importantes a serem feitas no futuro, o que deve aumentar o volume de publica??es nos pr?ximos anos. / The objective of this work was to identify the most recent discoveries in neuroscience and observe how these discoveries can affect the learning of employees in an organization. The theoretical framework addresses concepts and theory about learning people and organizations, the principles of andragogy and the latest discoveries in neuroscience, including the mechanism of neural plasticity, cognitive neuroscience and neuromethods that facilitate learning. Bibliometric research was used as a way to understand the volume of publications and the application of neuroscience in learning around the world. This study was possible based on the analysis in the Web of Science database. The result showed how small the volume of publications is, being concentrated in the USA. It can be concluded that the findings of neuroscience are widely applicable in organizations to promote learning, that it is used in different countries and types of companies, and that it is still a new topic concentrated in the last two decades. The theoretical framework tells us that there are still important discoveries to be made in the future, which should increase the volume of publications in the coming years.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13T11:02:14Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1313
TID:202803210
url http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1313
identifier_str_mv TID:202803210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303608634638336