O Impacto da Neuroci?ncia no Aprendizado dos Colaboradores de uma Organiza??o
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1313 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi identificar as descobertas mais recentes da neuroci?ncia e observar como essas descobertas podem impactar no aprendizado dos colaboradores de uma organiza??o. O referencial te?rico aborda conceitos e teoria sobre aprendizagem das pessoas e das organiza??es, os princ?pios da andragogia e as descobertas mais recentes na neuroci?ncia, incluindo o mecanismo da plasticidade neural, neuroci?ncia cognitiva e os neurom?todos que facilitam a aprendizagem. Foi usado a pesquisa bibliom?trica como forma de entender o volume de publica??es e a aplica??o da neuroci?ncia no aprendizado pelo mundo. Esse estudo foi poss?vel a partir da an?lise na base de dados da Web of Science. O resultado mostrou o qu?o pequeno ? o volume de publica??es, sendo concentradas nos EUA. Pode-se concluir, que as descobertas da neuroci?ncia s?o amplamente aplic?veis nas organiza??es para favorecer o aprendizado, que ela ? usada em diferentes pa?ses e tipos de empresas, e que ainda ? um tema novo concentrado nas ?ltimas duas d?cadas. O referencial te?rico nos diz que ainda h? descobertas importantes a serem feitas no futuro, o que deve aumentar o volume de publica??es nos pr?ximos anos. / The objective of this work was to identify the most recent discoveries in neuroscience and observe how these discoveries can affect the learning of employees in an organization. The theoretical framework addresses concepts and theory about learning people and organizations, the principles of andragogy and the latest discoveries in neuroscience, including the mechanism of neural plasticity, cognitive neuroscience and neuromethods that facilitate learning. Bibliometric research was used as a way to understand the volume of publications and the application of neuroscience in learning around the world. This study was possible based on the analysis in the Web of Science database. The result showed how small the volume of publications is, being concentrated in the USA. It can be concluded that the findings of neuroscience are widely applicable in organizations to promote learning, that it is used in different countries and types of companies, and that it is still a new topic concentrated in the last two decades. The theoretical framework tells us that there are still important discoveries to be made in the future, which should increase the volume of publications in the coming years. |
id |
RCAP_8c8d67bf0337e9acc998fc9e14d7f96e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1313 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Impacto da Neuroci?ncia no Aprendizado dos Colaboradores de uma Organiza??oNeuroci?ncia - NeuroscienceAprendizagem - LearningGest?o - ManagementOrganiza??es - OrganizationsO objetivo deste trabalho foi identificar as descobertas mais recentes da neuroci?ncia e observar como essas descobertas podem impactar no aprendizado dos colaboradores de uma organiza??o. O referencial te?rico aborda conceitos e teoria sobre aprendizagem das pessoas e das organiza??es, os princ?pios da andragogia e as descobertas mais recentes na neuroci?ncia, incluindo o mecanismo da plasticidade neural, neuroci?ncia cognitiva e os neurom?todos que facilitam a aprendizagem. Foi usado a pesquisa bibliom?trica como forma de entender o volume de publica??es e a aplica??o da neuroci?ncia no aprendizado pelo mundo. Esse estudo foi poss?vel a partir da an?lise na base de dados da Web of Science. O resultado mostrou o qu?o pequeno ? o volume de publica??es, sendo concentradas nos EUA. Pode-se concluir, que as descobertas da neuroci?ncia s?o amplamente aplic?veis nas organiza??es para favorecer o aprendizado, que ela ? usada em diferentes pa?ses e tipos de empresas, e que ainda ? um tema novo concentrado nas ?ltimas duas d?cadas. O referencial te?rico nos diz que ainda h? descobertas importantes a serem feitas no futuro, o que deve aumentar o volume de publica??es nos pr?ximos anos. / The objective of this work was to identify the most recent discoveries in neuroscience and observe how these discoveries can affect the learning of employees in an organization. The theoretical framework addresses concepts and theory about learning people and organizations, the principles of andragogy and the latest discoveries in neuroscience, including the mechanism of neural plasticity, cognitive neuroscience and neuromethods that facilitate learning. Bibliometric research was used as a way to understand the volume of publications and the application of neuroscience in learning around the world. This study was possible based on the analysis in the Web of Science database. The result showed how small the volume of publications is, being concentrated in the USA. It can be concluded that the findings of neuroscience are widely applicable in organizations to promote learning, that it is used in different countries and types of companies, and that it is still a new topic concentrated in the last two decades. The theoretical framework tells us that there are still important discoveries to be made in the future, which should increase the volume of publications in the coming years.ISMT2021-12-13T11:02:14Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1313TID:202803210porAlmeida, Tatiane Nazar? da LuzMatos, F?tima Ney (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:17:30ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Impacto da Neuroci?ncia no Aprendizado dos Colaboradores de uma Organiza??o |
title |
O Impacto da Neuroci?ncia no Aprendizado dos Colaboradores de uma Organiza??o |
spellingShingle |
O Impacto da Neuroci?ncia no Aprendizado dos Colaboradores de uma Organiza??o Almeida, Tatiane Nazar? da Luz Neuroci?ncia - Neuroscience Aprendizagem - Learning Gest?o - Management Organiza??es - Organizations |
title_short |
O Impacto da Neuroci?ncia no Aprendizado dos Colaboradores de uma Organiza??o |
title_full |
O Impacto da Neuroci?ncia no Aprendizado dos Colaboradores de uma Organiza??o |
title_fullStr |
O Impacto da Neuroci?ncia no Aprendizado dos Colaboradores de uma Organiza??o |
title_full_unstemmed |
O Impacto da Neuroci?ncia no Aprendizado dos Colaboradores de uma Organiza??o |
title_sort |
O Impacto da Neuroci?ncia no Aprendizado dos Colaboradores de uma Organiza??o |
author |
Almeida, Tatiane Nazar? da Luz |
author_facet |
Almeida, Tatiane Nazar? da Luz Matos, F?tima Ney (Orientadora) |
author_role |
author |
author2 |
Matos, F?tima Ney (Orientadora) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Tatiane Nazar? da Luz Matos, F?tima Ney (Orientadora) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neuroci?ncia - Neuroscience Aprendizagem - Learning Gest?o - Management Organiza??es - Organizations |
topic |
Neuroci?ncia - Neuroscience Aprendizagem - Learning Gest?o - Management Organiza??es - Organizations |
description |
O objetivo deste trabalho foi identificar as descobertas mais recentes da neuroci?ncia e observar como essas descobertas podem impactar no aprendizado dos colaboradores de uma organiza??o. O referencial te?rico aborda conceitos e teoria sobre aprendizagem das pessoas e das organiza??es, os princ?pios da andragogia e as descobertas mais recentes na neuroci?ncia, incluindo o mecanismo da plasticidade neural, neuroci?ncia cognitiva e os neurom?todos que facilitam a aprendizagem. Foi usado a pesquisa bibliom?trica como forma de entender o volume de publica??es e a aplica??o da neuroci?ncia no aprendizado pelo mundo. Esse estudo foi poss?vel a partir da an?lise na base de dados da Web of Science. O resultado mostrou o qu?o pequeno ? o volume de publica??es, sendo concentradas nos EUA. Pode-se concluir, que as descobertas da neuroci?ncia s?o amplamente aplic?veis nas organiza??es para favorecer o aprendizado, que ela ? usada em diferentes pa?ses e tipos de empresas, e que ainda ? um tema novo concentrado nas ?ltimas duas d?cadas. O referencial te?rico nos diz que ainda h? descobertas importantes a serem feitas no futuro, o que deve aumentar o volume de publica??es nos pr?ximos anos. / The objective of this work was to identify the most recent discoveries in neuroscience and observe how these discoveries can affect the learning of employees in an organization. The theoretical framework addresses concepts and theory about learning people and organizations, the principles of andragogy and the latest discoveries in neuroscience, including the mechanism of neural plasticity, cognitive neuroscience and neuromethods that facilitate learning. Bibliometric research was used as a way to understand the volume of publications and the application of neuroscience in learning around the world. This study was possible based on the analysis in the Web of Science database. The result showed how small the volume of publications is, being concentrated in the USA. It can be concluded that the findings of neuroscience are widely applicable in organizations to promote learning, that it is used in different countries and types of companies, and that it is still a new topic concentrated in the last two decades. The theoretical framework tells us that there are still important discoveries to be made in the future, which should increase the volume of publications in the coming years. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-13T11:02:14Z 2021-01-01T00:00:00Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1313 TID:202803210 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1313 |
identifier_str_mv |
TID:202803210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303608634638336 |