Literacias ambientais: sua evolução ao longo do ensino básico.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/178 |
Resumo: | Os problemas sócio-ambientais gerados pelo desenvolvimento económico baseado na sobreutilização de recursos e na rápida transformação de ecossistemas mudaram a relação do ser humano com a Natureza, colocando-a numa posição de fragilidade ecológica. A Escola, através da incorporação da Educação Ambiental no curriculum, apresenta-se como um meio educativo favorável para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos proambientais. Deste modo, a questão da idenfificação do tipo de literacias ambientais que promove, torna-se pertinente não só no sentido de permitir desenvolver atitudes e comportamentos proambientais mas também de contribuir para um melhor aprofundamento educativo na área do ambiente. Este trabalho de investigação abange preocupações que concorrem para a compreensão de "como o Ensino Básico contribui para o desenvolvimento das literacias ambientais nas crianças e jovens". Trata-se de um estudo efectuado no Agrupamento das Escolas de Arrifana e Escapães a alunos que se encontram no final dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, a partir de um questionário com perguntas "fechadas" organizado em torno de três dimensões: afectiva, comportamental e de conhecimentos em matéria de ambiente, que permitiram avaliar as atitudes, comportamentos e conhecimentos das crianças e jovens, á medida que vão progredindo nos seus estudos e daí chegar até ao nível de literacias desejadas: funcional, cultural ou crítica. Pressupõe-se que o curriculum escolar desenvolve as literacias ambientais em questão. |
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