Literacias ambientais: sua evolução ao longo do ensino básico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, António Artur Pinto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/178
Resumo: Os problemas sócio-ambientais gerados pelo desenvolvimento económico baseado na sobreutilização de recursos e na rápida transformação de ecossistemas mudaram a relação do ser humano com a Natureza, colocando-a numa posição de fragilidade ecológica. A Escola, através da incorporação da Educação Ambiental no curriculum, apresenta-se como um meio educativo favorável para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos proambientais. Deste modo, a questão da idenfificação do tipo de literacias ambientais que promove, torna-se pertinente não só no sentido de permitir desenvolver atitudes e comportamentos proambientais mas também de contribuir para um melhor aprofundamento educativo na área do ambiente. Este trabalho de investigação abange preocupações que concorrem para a compreensão de "como o Ensino Básico contribui para o desenvolvimento das literacias ambientais nas crianças e jovens". Trata-se de um estudo efectuado no Agrupamento das Escolas de Arrifana e Escapães a alunos que se encontram no final dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, a partir de um questionário com perguntas "fechadas" organizado em torno de três dimensões: afectiva, comportamental e de conhecimentos em matéria de ambiente, que permitiram avaliar as atitudes, comportamentos e conhecimentos das crianças e jovens, á medida que vão progredindo nos seus estudos e daí chegar até ao nível de literacias desejadas: funcional, cultural ou crítica. Pressupõe-se que o curriculum escolar desenvolve as literacias ambientais em questão.
id RCAP_8ca8a97ba28391aca91158adfc9ed771
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/178
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacias ambientais: sua evolução ao longo do ensino básico.Literacias ambientaisEducação ambientalTMEOs problemas sócio-ambientais gerados pelo desenvolvimento económico baseado na sobreutilização de recursos e na rápida transformação de ecossistemas mudaram a relação do ser humano com a Natureza, colocando-a numa posição de fragilidade ecológica. A Escola, através da incorporação da Educação Ambiental no curriculum, apresenta-se como um meio educativo favorável para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos proambientais. Deste modo, a questão da idenfificação do tipo de literacias ambientais que promove, torna-se pertinente não só no sentido de permitir desenvolver atitudes e comportamentos proambientais mas também de contribuir para um melhor aprofundamento educativo na área do ambiente. Este trabalho de investigação abange preocupações que concorrem para a compreensão de "como o Ensino Básico contribui para o desenvolvimento das literacias ambientais nas crianças e jovens". Trata-se de um estudo efectuado no Agrupamento das Escolas de Arrifana e Escapães a alunos que se encontram no final dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, a partir de um questionário com perguntas "fechadas" organizado em torno de três dimensões: afectiva, comportamental e de conhecimentos em matéria de ambiente, que permitiram avaliar as atitudes, comportamentos e conhecimentos das crianças e jovens, á medida que vão progredindo nos seus estudos e daí chegar até ao nível de literacias desejadas: funcional, cultural ou crítica. Pressupõe-se que o curriculum escolar desenvolve as literacias ambientais em questão.Orientação: prof. Doutora Marina Lencastre.2013-08-14T18:00:40Z2009-04-30T10:35:23Z2009-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLeitão, A. A. P. (2004). Literacias ambientais: sua evolução ao longo do ensino básico [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/178http://hdl.handle.net/11328/178Leitão, A. A. P. (2004). Literacias ambientais: sua evolução ao longo do ensino básico [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/178http://hdl.handle.net/11328/178porCota: TME 173Leitão, António Artur Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:10:01Zoai:repositorio.upt.pt:11328/178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:39.019696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacias ambientais: sua evolução ao longo do ensino básico.
title Literacias ambientais: sua evolução ao longo do ensino básico.
spellingShingle Literacias ambientais: sua evolução ao longo do ensino básico.
Leitão, António Artur Pinto
Literacias ambientais
Educação ambiental
TME
title_short Literacias ambientais: sua evolução ao longo do ensino básico.
title_full Literacias ambientais: sua evolução ao longo do ensino básico.
title_fullStr Literacias ambientais: sua evolução ao longo do ensino básico.
title_full_unstemmed Literacias ambientais: sua evolução ao longo do ensino básico.
title_sort Literacias ambientais: sua evolução ao longo do ensino básico.
author Leitão, António Artur Pinto
author_facet Leitão, António Artur Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, António Artur Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Literacias ambientais
Educação ambiental
TME
topic Literacias ambientais
Educação ambiental
TME
description Os problemas sócio-ambientais gerados pelo desenvolvimento económico baseado na sobreutilização de recursos e na rápida transformação de ecossistemas mudaram a relação do ser humano com a Natureza, colocando-a numa posição de fragilidade ecológica. A Escola, através da incorporação da Educação Ambiental no curriculum, apresenta-se como um meio educativo favorável para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos proambientais. Deste modo, a questão da idenfificação do tipo de literacias ambientais que promove, torna-se pertinente não só no sentido de permitir desenvolver atitudes e comportamentos proambientais mas também de contribuir para um melhor aprofundamento educativo na área do ambiente. Este trabalho de investigação abange preocupações que concorrem para a compreensão de "como o Ensino Básico contribui para o desenvolvimento das literacias ambientais nas crianças e jovens". Trata-se de um estudo efectuado no Agrupamento das Escolas de Arrifana e Escapães a alunos que se encontram no final dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, a partir de um questionário com perguntas "fechadas" organizado em torno de três dimensões: afectiva, comportamental e de conhecimentos em matéria de ambiente, que permitiram avaliar as atitudes, comportamentos e conhecimentos das crianças e jovens, á medida que vão progredindo nos seus estudos e daí chegar até ao nível de literacias desejadas: funcional, cultural ou crítica. Pressupõe-se que o curriculum escolar desenvolve as literacias ambientais em questão.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-30T10:35:23Z
2009-04-30
2013-08-14T18:00:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Leitão, A. A. P. (2004). Literacias ambientais: sua evolução ao longo do ensino básico [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/178
http://hdl.handle.net/11328/178
Leitão, A. A. P. (2004). Literacias ambientais: sua evolução ao longo do ensino básico [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/178
http://hdl.handle.net/11328/178
identifier_str_mv Leitão, A. A. P. (2004). Literacias ambientais: sua evolução ao longo do ensino básico [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/178
url http://hdl.handle.net/11328/178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 173
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134968481316864