Perceções de aceitabilidade dos psicólogos sobre um novo programa de aprendizagem socioemocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, R.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Guedes, M., Alexandre, J., Veríismo, M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23034
Resumo: Os programas de competências socioemocionais têm mostrado ser benéficios para crianças com perturbação de hiperatividade com défice de atenção, sendo escassos os programas desenvolvidos neste âmbito que se direcionam especificamente a crianças com esta perturbação do neurodesenvolvimento. Para dar respostas às limitações existentes nesta área de intervenção, este estudo teve como objetivo explorar as perceções de aceitabilidade de psicólogos portugueses sobre um novo programa de promoção de competências socioemocionais. Dezanove participantes, com especialização em psicologia clínica e/ou educacional e com experiência prévia em trabalho com crianças/jovens foram distribuídos, em quatro grupos focais. Os grupos focais foram moderados por um investigador treinado, seguindo um guião de entrevista semiestruturado. A análise temática dedutiva conduzida por dois investigadores independentes revelou que os psicólogos portugueses percecionaram as dinâmicas, conteúdos e materiais como aceitáveis, sugerindo apenas modificações menores no sentido de: (1) maximizar a generalização de competências, (2) acompanhar os progressos das crianças ao longo do tempo, e (3) atender às especificidades desenvolvimentais e às barreiras práticas ao envolvimento de pais e professores durante a implementação do programa de intervenção
id RCAP_8caec11a7156d90fe24b66f15e4e647c
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23034
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções de aceitabilidade dos psicólogos sobre um novo programa de aprendizagem socioemocionalCompetências socioemocionaisPerturbação de hiperatividade e défice de atençãoProgramas de promoção de competências socioemocionaisOs programas de competências socioemocionais têm mostrado ser benéficios para crianças com perturbação de hiperatividade com défice de atenção, sendo escassos os programas desenvolvidos neste âmbito que se direcionam especificamente a crianças com esta perturbação do neurodesenvolvimento. Para dar respostas às limitações existentes nesta área de intervenção, este estudo teve como objetivo explorar as perceções de aceitabilidade de psicólogos portugueses sobre um novo programa de promoção de competências socioemocionais. Dezanove participantes, com especialização em psicologia clínica e/ou educacional e com experiência prévia em trabalho com crianças/jovens foram distribuídos, em quatro grupos focais. Os grupos focais foram moderados por um investigador treinado, seguindo um guião de entrevista semiestruturado. A análise temática dedutiva conduzida por dois investigadores independentes revelou que os psicólogos portugueses percecionaram as dinâmicas, conteúdos e materiais como aceitáveis, sugerindo apenas modificações menores no sentido de: (1) maximizar a generalização de competências, (2) acompanhar os progressos das crianças ao longo do tempo, e (3) atender às especificidades desenvolvimentais e às barreiras práticas ao envolvimento de pais e professores durante a implementação do programa de intervençãoSociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde2021-08-11T14:54:54Z2021-01-01T00:00:00Z20212021-08-11T15:53:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/23034por2182-840710.15309/21psd220205Antunes, R.Guedes, M.Alexandre, J.Veríismo, M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:42:26Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:50.507874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções de aceitabilidade dos psicólogos sobre um novo programa de aprendizagem socioemocional
title Perceções de aceitabilidade dos psicólogos sobre um novo programa de aprendizagem socioemocional
spellingShingle Perceções de aceitabilidade dos psicólogos sobre um novo programa de aprendizagem socioemocional
Antunes, R.
Competências socioemocionais
Perturbação de hiperatividade e défice de atenção
Programas de promoção de competências socioemocionais
title_short Perceções de aceitabilidade dos psicólogos sobre um novo programa de aprendizagem socioemocional
title_full Perceções de aceitabilidade dos psicólogos sobre um novo programa de aprendizagem socioemocional
title_fullStr Perceções de aceitabilidade dos psicólogos sobre um novo programa de aprendizagem socioemocional
title_full_unstemmed Perceções de aceitabilidade dos psicólogos sobre um novo programa de aprendizagem socioemocional
title_sort Perceções de aceitabilidade dos psicólogos sobre um novo programa de aprendizagem socioemocional
author Antunes, R.
author_facet Antunes, R.
Guedes, M.
Alexandre, J.
Veríismo, M.
author_role author
author2 Guedes, M.
Alexandre, J.
Veríismo, M.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, R.
Guedes, M.
Alexandre, J.
Veríismo, M.
dc.subject.por.fl_str_mv Competências socioemocionais
Perturbação de hiperatividade e défice de atenção
Programas de promoção de competências socioemocionais
topic Competências socioemocionais
Perturbação de hiperatividade e défice de atenção
Programas de promoção de competências socioemocionais
description Os programas de competências socioemocionais têm mostrado ser benéficios para crianças com perturbação de hiperatividade com défice de atenção, sendo escassos os programas desenvolvidos neste âmbito que se direcionam especificamente a crianças com esta perturbação do neurodesenvolvimento. Para dar respostas às limitações existentes nesta área de intervenção, este estudo teve como objetivo explorar as perceções de aceitabilidade de psicólogos portugueses sobre um novo programa de promoção de competências socioemocionais. Dezanove participantes, com especialização em psicologia clínica e/ou educacional e com experiência prévia em trabalho com crianças/jovens foram distribuídos, em quatro grupos focais. Os grupos focais foram moderados por um investigador treinado, seguindo um guião de entrevista semiestruturado. A análise temática dedutiva conduzida por dois investigadores independentes revelou que os psicólogos portugueses percecionaram as dinâmicas, conteúdos e materiais como aceitáveis, sugerindo apenas modificações menores no sentido de: (1) maximizar a generalização de competências, (2) acompanhar os progressos das crianças ao longo do tempo, e (3) atender às especificidades desenvolvimentais e às barreiras práticas ao envolvimento de pais e professores durante a implementação do programa de intervenção
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-11T14:54:54Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021
2021-08-11T15:53:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/23034
url http://hdl.handle.net/10071/23034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-8407
10.15309/21psd220205
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134758585761792