Sequelas neurocognitivas em crianças com tumores cerebrais: Uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Magda
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Almeida,Susana, Silva,Eunice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862010000100007
Resumo: O sucesso das intervenções médicas no decorrer das três últimas décadas permitiu um aumento do número de sobreviventes na pediatria oncológica. Este facto levou ao confronto com novas questões relacionadas com a qualidade de vida e com a taxa de eficácia das intervenções implementadas atendendo às dinâmicas custo-benefício a curto, médio e longo prazo para cada criança. Os estudos têm demonstrado que um quarto a dois terços dos sobreviventes de cancro infantil experiencia efeitos tardios nefastos (entre os quais neurocognitivos), moderados ou severos, em consequência da doença e intervenções terapêuticas, muitos dos quais poderão ser identificados apenas alguns anos mais tarde. O objectivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura com sistematização dos dados produzidos no domínio das sequelas neurocognitivas resultantes da doença e tratamentos, identificadas e caracterizadas em crianças diagnosticadas com tumores cerebrais. Os resultados da pesquisa efectuada através do cruzamento dos descritores definidos, conduziram à identificação de 13 artigos elegíveis publicados entre os anos de 2003 e 2007. A partir da análise dos referidos artigos constataram-se: (a) alterações neurocognitivas resultantes quer do próprio tumor, quer da acção da cirurgia, radioterapia cerebral e/ou da quimioterapia e, (b) a existência de variáveis mediadoras da natureza, intensidade e extensão das lesões detectadas. Todavia, apesar do crescente interesse no estudo das sequelas neurocognitivas em crianças com tumores cerebrais nos últimos anos, é importante que se continuem a desenvolver estudos com menos limitações metodológicas que tragam novos contributos na área, e que implementem projectos de avaliação e reabilitação neurocognitiva nos serviços de saúde, com o objectivo de minimizar os défices e promover uma melhor qualidade de vida.
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