Estudo de Melhoria da Gestão e do Controlo do Fluxo de Materiais numa Empresa do Setor Aeronáutico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claro, Luís Miguel Raposo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/58333
Resumo: Com a indústria aeronáutica em crescimento, numa era de globalização e em que o mercado é cada vez mais exigente, torna-se imperativo para as empresas deste setor aumentar a sua eficiência, de forma a serem cada vez mais competitivas. Surge assim a necessidade de melhorar os seus processos de produção, sob pena de serem eliminadas pela concorrência. Como resposta a estes novos desafios, a antiga filosofia aeronáutica Higher, Faster, Farther, tem-se convertido na atual mantra Better, Faster, Cheaper. As empresas aeronáuticas, no seu desejo de manterem e aumentarem as suas quotas de mercados internacionais, têm procurado adaptar-se a esta nova filosofia. Neste âmbito, surgiu a oportunidade de realização de um estudo numa empresa do setor aeronáutico, na Secção de Pintura. Foram identificados problemas e oportunidades de melhoria nesta secção, assim como foram elaboradas quatro propostas de melhorias, ao nível da gestão e controlo de materiais, nomeadamente organização e arrumação dos materiais, melhoria dos seus fluxos, rastreabilidade das peças e passagem do fluxo de materiais para Just-in-Time. A primeira proposta foi implementada, as restantes foram adaptadas às condicionantes da Secção de Pintura, à exceção da passagem do fluxo de materiais para Just-in-Time que ficara por implementar. Durante a realização do estudo foram aplicadas várias metodologias, que visaram apoiar uma melhoria contínua, nomeadamente algumas ferramentas Lean, como a 5S e gestão visual, além de outras técnicas, como o Diagrama de Ishikawa, os “cinco porquês”, diagrama de Pareto e a matriz GUT. A implementação plena das melhorias propostas poderá permitir à empresa aumentar a sua eficiência e eficácia, reduzir os desperdícios de vários tipos, em particular de transporte, movimentação, processamento desnecessário, inventário, tempo de espera e retificação, além de reforçar a melhoria contínua como um modo de estar na empresa, melhorando com isso a motivação e disciplina dos funcionários.
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