A afectividade no itinerário espiritual segundo as homilias sobre o Cântico dos Cânticos de Orígenes : tradução e estudo teológico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/22245 |
Resumo: | O presente trabalho procura, a partir das Homilias sobre o Cântico dos Cânticos de Orígenes, fundamentos teológicos para uma espiritualidade integral, de que a afetividade tem de ser necessariamente parte integrante. Devemos a este autor alexandrino esta primeira fundamentação da espiritualidade na Escritura e na antropologia, a partir de uma exegese total e englobante. O presente estudo pretende mostrar isto mesmo, a partir da sua pregação, isto é, aplicação prática do Cântico dos Cânticos, onde nos é oferecido um itinerário espiritual afetivo. A história da Salvação, tal como cada experiência humana de fé, configura-se sempre como um itinerário do homem com Deus e para Deus. Na tradição judaico-cristã este itinerário encontrou no Cântico dos Cânticos a expressão paradigmática. Aí se exprime a dinâmica relacional entre Deus e o Homem numa linguagem nupcial e, portanto, afetiva, que convida ao progresso até à comunhão perfeita dos dois “amantes”. As diversas e sucessivas traduções e interpretações marcam também diferentes etapas neste caminho de “encarnação” de Deus na história e corporeidade humanas. Depois que o Verbo se fez carne, o Esposo anunciado torna-se agora o Senhor da Esposa há muito preparada e cada crente pode entrar na mesma relação esponsal com o divino Esposo, no qual lhe é dada a possibilidade de chegar à semelhança com Deus. Tal caminho requer uma “ascese” que, longe de negar o desejo e o afeto, os supõe e é impulsionada por estes. Há simplesmente que passar dos sentidos da carne para os sentidos ou sensibilidade do espírito. Acreditamos que este continuará a ser o caminho certo da espiritualidade cristã. |
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A afectividade no itinerário espiritual segundo as homilias sobre o Cântico dos Cânticos de Orígenes : tradução e estudo teológicoOrígenesO Cântico dos CânticosPatrísticaAfetividadeEspiritualidadeItinerário espiritualExegesePregaçãoHomiliaTeologia EspiritualSong of SongsPatristicAffectivitySpiritualitySpiritual itineraryExegesisPreachingHomilySpiritual TheologyDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO presente trabalho procura, a partir das Homilias sobre o Cântico dos Cânticos de Orígenes, fundamentos teológicos para uma espiritualidade integral, de que a afetividade tem de ser necessariamente parte integrante. Devemos a este autor alexandrino esta primeira fundamentação da espiritualidade na Escritura e na antropologia, a partir de uma exegese total e englobante. O presente estudo pretende mostrar isto mesmo, a partir da sua pregação, isto é, aplicação prática do Cântico dos Cânticos, onde nos é oferecido um itinerário espiritual afetivo. A história da Salvação, tal como cada experiência humana de fé, configura-se sempre como um itinerário do homem com Deus e para Deus. Na tradição judaico-cristã este itinerário encontrou no Cântico dos Cânticos a expressão paradigmática. Aí se exprime a dinâmica relacional entre Deus e o Homem numa linguagem nupcial e, portanto, afetiva, que convida ao progresso até à comunhão perfeita dos dois “amantes”. As diversas e sucessivas traduções e interpretações marcam também diferentes etapas neste caminho de “encarnação” de Deus na história e corporeidade humanas. Depois que o Verbo se fez carne, o Esposo anunciado torna-se agora o Senhor da Esposa há muito preparada e cada crente pode entrar na mesma relação esponsal com o divino Esposo, no qual lhe é dada a possibilidade de chegar à semelhança com Deus. Tal caminho requer uma “ascese” que, longe de negar o desejo e o afeto, os supõe e é impulsionada por estes. Há simplesmente que passar dos sentidos da carne para os sentidos ou sensibilidade do espírito. Acreditamos que este continuará a ser o caminho certo da espiritualidade cristã.This work, looking through the perception screen on Homilies on the Song of Songs of Origen, searches for the theological foundation for an integral spirituality in which it is necessary to consider and integrate affectivity. We owe to this Alexandrian author this first grounding of spirituality in Scripture and anthropology, from a total and encompassing exegesis. The present study intends to show it, from its preaching, that is, practical application of the Song of Songs, where it is offered for us an affective spiritual itinerary. The History of Salvation as well as the experience of faith witnessed by each mankind always configures itself as an itinerary of man with God and for God. In the Judeo-Christian tradition this itinerary found a paradigmatic expression in the Song of Songs. It is here that the relational dynamic between God and man is expressed in nuptial language. Thus, an affective language which invites progress until it gets to the perfect communion of the two “lovers”. The various and successive translations and interpretations show the different stages of the “incarnation” of God in human history and corporeality. After the Word was made flesh, the announced Bridegroom now becomes the Lord of the Bride, who has long been prepared. Every believer can get into the same spousal relationship with the divine Bridegroom, in which he is given the possibility of coming to resemblance with God. Such a journey requires an "asceticism" which, being far from denying desire and affection, supposes them and is driven by them. Therefore, the essence for moving from the senses of flesh to the senses or sensibility of the spirit. We believe that this will continue to be the right path of Christian spirituality.Lamelas, Isidro PereiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaDaniel, Kouobou2017-06-06T15:28:31Z2017-04-0520172017-04-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22245TID:201678276porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:37Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:36.347775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho procura, a partir das Homilias sobre o Cântico dos Cânticos de Orígenes, fundamentos teológicos para uma espiritualidade integral, de que a afetividade tem de ser necessariamente parte integrante. Devemos a este autor alexandrino esta primeira fundamentação da espiritualidade na Escritura e na antropologia, a partir de uma exegese total e englobante. O presente estudo pretende mostrar isto mesmo, a partir da sua pregação, isto é, aplicação prática do Cântico dos Cânticos, onde nos é oferecido um itinerário espiritual afetivo. A história da Salvação, tal como cada experiência humana de fé, configura-se sempre como um itinerário do homem com Deus e para Deus. Na tradição judaico-cristã este itinerário encontrou no Cântico dos Cânticos a expressão paradigmática. Aí se exprime a dinâmica relacional entre Deus e o Homem numa linguagem nupcial e, portanto, afetiva, que convida ao progresso até à comunhão perfeita dos dois “amantes”. As diversas e sucessivas traduções e interpretações marcam também diferentes etapas neste caminho de “encarnação” de Deus na história e corporeidade humanas. Depois que o Verbo se fez carne, o Esposo anunciado torna-se agora o Senhor da Esposa há muito preparada e cada crente pode entrar na mesma relação esponsal com o divino Esposo, no qual lhe é dada a possibilidade de chegar à semelhança com Deus. Tal caminho requer uma “ascese” que, longe de negar o desejo e o afeto, os supõe e é impulsionada por estes. Há simplesmente que passar dos sentidos da carne para os sentidos ou sensibilidade do espírito. Acreditamos que este continuará a ser o caminho certo da espiritualidade cristã. |
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