O contributo de pedagogias participativas para a vivência democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Cláudia Alexandra Capelo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43195
Resumo: O presente relatório pretende dar a conhecer os aspetos inerentes à dimensão investigativa desenvolvida no âmbito do estágio curricular em 1.o Ciclo do Ensino Básico. Este estudo teve como intencionalidade compreender o contributo de pedagogias participativas para a vivência democrática em sala de aula. Durante a prática pedagógica promoveu-se um ambiente democrático na sala de aula, considerando a criança enquanto figura central e ativa no seu próprio processo de aprendizagem. Metodologicamente, o estudo é de natureza qualitativa e baseia-se na investigação sobre a prática. A recolha de dados foi feita através da observação participante, das notas de campo, dos registos fotográficos e áudio, da análise documental e do inquérito por entrevista às crianças participantes do estudo. Em termos gerais, os dados obtidos revelam que as pedagogias participativas promovem vivências democráticas. Se pretendemos salvaguardar uma sociedade democrática, a escola deve ser um espaço de aquisição e desenvolvimento de atitudes e de competências cidadãs, que possibilite o diálogo, a cooperação e um trabalho que resulte na obtenção de objetivos comuns.
id RCAP_8cbc145112291ee8c53105abeacad78d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43195
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo de pedagogias participativas para a vivência democráticaInvestigação sobre a práticaPedagogias participativasValores democráticos1º ciclo do ensino básicoPractice investigationParticipatory pedagogyDemocratic valuesElementary schoolO presente relatório pretende dar a conhecer os aspetos inerentes à dimensão investigativa desenvolvida no âmbito do estágio curricular em 1.o Ciclo do Ensino Básico. Este estudo teve como intencionalidade compreender o contributo de pedagogias participativas para a vivência democrática em sala de aula. Durante a prática pedagógica promoveu-se um ambiente democrático na sala de aula, considerando a criança enquanto figura central e ativa no seu próprio processo de aprendizagem. Metodologicamente, o estudo é de natureza qualitativa e baseia-se na investigação sobre a prática. A recolha de dados foi feita através da observação participante, das notas de campo, dos registos fotográficos e áudio, da análise documental e do inquérito por entrevista às crianças participantes do estudo. Em termos gerais, os dados obtidos revelam que as pedagogias participativas promovem vivências democráticas. Se pretendemos salvaguardar uma sociedade democrática, a escola deve ser um espaço de aquisição e desenvolvimento de atitudes e de competências cidadãs, que possibilite o diálogo, a cooperação e um trabalho que resulte na obtenção de objetivos comuns.The purpose of this report is to show the results of the current investigation during the curricular internship at an Elementary School. The main goal is to understand what it is the contribution of participatory pedagogy to the experience of democratic issues. During the pedagogical practice, it was promoted, in different ways, a democratic environment, where the child/student is the central and active character in his/her own learning process. Methodologically, it has a qualitative nature and is based on methodological research on practice. Data collection was done through participant observation, observations in the field, photographic and audio records, document analysis and interview with children. The analysis of data obtained generally reveals that participatory pedagogy is a promoter of democratic experiences and skills. If we are looking to preserve and maintain a democratic society, then school must be a place for the acquisition and development of citizens’ skills and attitudes, that enables dialogue, cooperation and that leads to the achievement of common goals.Gomes, Elisabete Maria Xavier VieiraRepositório ComumRibeiro, Cláudia Alexandra Capelo2023-01-13T15:09:56Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43195TID:203155602porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:46.830898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo de pedagogias participativas para a vivência democrática
title O contributo de pedagogias participativas para a vivência democrática
spellingShingle O contributo de pedagogias participativas para a vivência democrática
Ribeiro, Cláudia Alexandra Capelo
Investigação sobre a prática
Pedagogias participativas
Valores democráticos
1º ciclo do ensino básico
Practice investigation
Participatory pedagogy
Democratic values
Elementary school
title_short O contributo de pedagogias participativas para a vivência democrática
title_full O contributo de pedagogias participativas para a vivência democrática
title_fullStr O contributo de pedagogias participativas para a vivência democrática
title_full_unstemmed O contributo de pedagogias participativas para a vivência democrática
title_sort O contributo de pedagogias participativas para a vivência democrática
author Ribeiro, Cláudia Alexandra Capelo
author_facet Ribeiro, Cláudia Alexandra Capelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Elisabete Maria Xavier Vieira
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Cláudia Alexandra Capelo
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação sobre a prática
Pedagogias participativas
Valores democráticos
1º ciclo do ensino básico
Practice investigation
Participatory pedagogy
Democratic values
Elementary school
topic Investigação sobre a prática
Pedagogias participativas
Valores democráticos
1º ciclo do ensino básico
Practice investigation
Participatory pedagogy
Democratic values
Elementary school
description O presente relatório pretende dar a conhecer os aspetos inerentes à dimensão investigativa desenvolvida no âmbito do estágio curricular em 1.o Ciclo do Ensino Básico. Este estudo teve como intencionalidade compreender o contributo de pedagogias participativas para a vivência democrática em sala de aula. Durante a prática pedagógica promoveu-se um ambiente democrático na sala de aula, considerando a criança enquanto figura central e ativa no seu próprio processo de aprendizagem. Metodologicamente, o estudo é de natureza qualitativa e baseia-se na investigação sobre a prática. A recolha de dados foi feita através da observação participante, das notas de campo, dos registos fotográficos e áudio, da análise documental e do inquérito por entrevista às crianças participantes do estudo. Em termos gerais, os dados obtidos revelam que as pedagogias participativas promovem vivências democráticas. Se pretendemos salvaguardar uma sociedade democrática, a escola deve ser um espaço de aquisição e desenvolvimento de atitudes e de competências cidadãs, que possibilite o diálogo, a cooperação e um trabalho que resulte na obtenção de objetivos comuns.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12
2022-12-01T00:00:00Z
2023-01-13T15:09:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43195
TID:203155602
url http://hdl.handle.net/10400.26/43195
identifier_str_mv TID:203155602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135401672179712