Implementação de ferramentas metodológicas no desenvolvimento da autorregulação e motivação em alunos de violeta : estudo de caso no Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão - ArtEduca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Mariana Morais
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8305
Resumo: A autorregulação da aprendizagem resulta da interação entre um conjunto de fatores, e a aplicação correta das suas dimensões de funcionamento é fundamental para a promoção da autonomia do trabalho individual e para a concretização de objetivos e metas. O presente projeto de investigação, cuja intervenção ocorreu no Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão – ArtEduca, propõe aferir a evolução dos hábitos de estudo (tempo de estudo, número de sessões realizadas diariamente, forma como são despendidas e autoavaliação da sua eficácia) e do nível das dimensões autorregulatórias (autoeficácia, métodos, comportamento, tempo e influência social) dos alunos da classe de violeta através da implementação de ferramentas metodológicas. Os resultados - apurados através da aplicação de um inquérito de autorregulação, da realização de uma análise descritiva dos alunos pela investigadora e da observação do momento de apresentação pública realizado no final da intervenção -demonstram melhorias no desenvolvimento das competências de autorregulação dos alunos no estudo deliberado. Consta também neste trabalho o relatório de estágio profissional, realizado na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, cuja Prática de Ensino Supervisionada teve como objetivo o desenvolvimento das competências de docência da professora estagiária e o desenvolvimento de aprendizagens pelos alunos envolvidos.
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