Implementação de ferramentas metodológicas no desenvolvimento da autorregulação e motivação em alunos de violeta : estudo de caso no Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão - ArtEduca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/8305 |
Resumo: | A autorregulação da aprendizagem resulta da interação entre um conjunto de fatores, e a aplicação correta das suas dimensões de funcionamento é fundamental para a promoção da autonomia do trabalho individual e para a concretização de objetivos e metas. O presente projeto de investigação, cuja intervenção ocorreu no Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão – ArtEduca, propõe aferir a evolução dos hábitos de estudo (tempo de estudo, número de sessões realizadas diariamente, forma como são despendidas e autoavaliação da sua eficácia) e do nível das dimensões autorregulatórias (autoeficácia, métodos, comportamento, tempo e influência social) dos alunos da classe de violeta através da implementação de ferramentas metodológicas. Os resultados - apurados através da aplicação de um inquérito de autorregulação, da realização de uma análise descritiva dos alunos pela investigadora e da observação do momento de apresentação pública realizado no final da intervenção -demonstram melhorias no desenvolvimento das competências de autorregulação dos alunos no estudo deliberado. Consta também neste trabalho o relatório de estágio profissional, realizado na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, cuja Prática de Ensino Supervisionada teve como objetivo o desenvolvimento das competências de docência da professora estagiária e o desenvolvimento de aprendizagens pelos alunos envolvidos. |
id |
RCAP_8cc48a17f105141d9bcb8d553accfed7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8305 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Implementação de ferramentas metodológicas no desenvolvimento da autorregulação e motivação em alunos de violeta : estudo de caso no Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão - ArtEducaAutorregulaçãoMotivaçãoEstudo deliberadoEstratégias de aprendizagemRegulationMotivationDeliberate studyLearning strategiesDomínio/Área Científica : HumanidadesA autorregulação da aprendizagem resulta da interação entre um conjunto de fatores, e a aplicação correta das suas dimensões de funcionamento é fundamental para a promoção da autonomia do trabalho individual e para a concretização de objetivos e metas. O presente projeto de investigação, cuja intervenção ocorreu no Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão – ArtEduca, propõe aferir a evolução dos hábitos de estudo (tempo de estudo, número de sessões realizadas diariamente, forma como são despendidas e autoavaliação da sua eficácia) e do nível das dimensões autorregulatórias (autoeficácia, métodos, comportamento, tempo e influência social) dos alunos da classe de violeta através da implementação de ferramentas metodológicas. Os resultados - apurados através da aplicação de um inquérito de autorregulação, da realização de uma análise descritiva dos alunos pela investigadora e da observação do momento de apresentação pública realizado no final da intervenção -demonstram melhorias no desenvolvimento das competências de autorregulação dos alunos no estudo deliberado. Consta também neste trabalho o relatório de estágio profissional, realizado na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, cuja Prática de Ensino Supervisionada teve como objetivo o desenvolvimento das competências de docência da professora estagiária e o desenvolvimento de aprendizagens pelos alunos envolvidos.Abstract : Learning self-regulation results from the interaction between a set of factors, and the correct application of its functioning dimensions is fundamental for the promotion of individual work autonomy and for the achievement of objectives and goals. The present research project, whose intervention took place at the Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão – ArtEduca, proposes to measure the evolution of study habits (study time, number of sessions performed daily, way in which they are spent and self-assessment of their effectiveness) and the level of self-regulatory dimensions (self-efficacy, methods, behavior, time and social influence) of Viola class students through the implementation of methodological tools. The results - determined through the application of a self-regulation survey, the performance of a descriptive analysis of the students by the researcher and the observation of the moment of public presentation carried out at the end of the intervention - demonstrate improvements in the development of the students self-regulation skills in the deliberate study. This work also includes the report of the professional internship, carried out at the Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, whose Supervised Teaching Practice aimed to develop the teaching skills of the intern teacher and the development of learning by the students involved.Pereira, António José CarvalhoMadeira, Lígia Raquel BritoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoVieira, Mariana Morais2023-02-10T15:19:18Z202220232022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8305TID:203220625porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-15T01:45:33Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:24.320383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação de ferramentas metodológicas no desenvolvimento da autorregulação e motivação em alunos de violeta : estudo de caso no Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão - ArtEduca |
title |
Implementação de ferramentas metodológicas no desenvolvimento da autorregulação e motivação em alunos de violeta : estudo de caso no Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão - ArtEduca |
spellingShingle |
Implementação de ferramentas metodológicas no desenvolvimento da autorregulação e motivação em alunos de violeta : estudo de caso no Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão - ArtEduca Vieira, Mariana Morais Autorregulação Motivação Estudo deliberado Estratégias de aprendizagem Regulation Motivation Deliberate study Learning strategies Domínio/Área Científica : Humanidades |
title_short |
Implementação de ferramentas metodológicas no desenvolvimento da autorregulação e motivação em alunos de violeta : estudo de caso no Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão - ArtEduca |
title_full |
Implementação de ferramentas metodológicas no desenvolvimento da autorregulação e motivação em alunos de violeta : estudo de caso no Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão - ArtEduca |
title_fullStr |
Implementação de ferramentas metodológicas no desenvolvimento da autorregulação e motivação em alunos de violeta : estudo de caso no Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão - ArtEduca |
title_full_unstemmed |
Implementação de ferramentas metodológicas no desenvolvimento da autorregulação e motivação em alunos de violeta : estudo de caso no Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão - ArtEduca |
title_sort |
Implementação de ferramentas metodológicas no desenvolvimento da autorregulação e motivação em alunos de violeta : estudo de caso no Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão - ArtEduca |
author |
Vieira, Mariana Morais |
author_facet |
Vieira, Mariana Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, António José Carvalho Madeira, Lígia Raquel Brito Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Mariana Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autorregulação Motivação Estudo deliberado Estratégias de aprendizagem Regulation Motivation Deliberate study Learning strategies Domínio/Área Científica : Humanidades |
topic |
Autorregulação Motivação Estudo deliberado Estratégias de aprendizagem Regulation Motivation Deliberate study Learning strategies Domínio/Área Científica : Humanidades |
description |
A autorregulação da aprendizagem resulta da interação entre um conjunto de fatores, e a aplicação correta das suas dimensões de funcionamento é fundamental para a promoção da autonomia do trabalho individual e para a concretização de objetivos e metas. O presente projeto de investigação, cuja intervenção ocorreu no Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão – ArtEduca, propõe aferir a evolução dos hábitos de estudo (tempo de estudo, número de sessões realizadas diariamente, forma como são despendidas e autoavaliação da sua eficácia) e do nível das dimensões autorregulatórias (autoeficácia, métodos, comportamento, tempo e influência social) dos alunos da classe de violeta através da implementação de ferramentas metodológicas. Os resultados - apurados através da aplicação de um inquérito de autorregulação, da realização de uma análise descritiva dos alunos pela investigadora e da observação do momento de apresentação pública realizado no final da intervenção -demonstram melhorias no desenvolvimento das competências de autorregulação dos alunos no estudo deliberado. Consta também neste trabalho o relatório de estágio profissional, realizado na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, cuja Prática de Ensino Supervisionada teve como objetivo o desenvolvimento das competências de docência da professora estagiária e o desenvolvimento de aprendizagens pelos alunos envolvidos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-02-10T15:19:18Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/8305 TID:203220625 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/8305 |
identifier_str_mv |
TID:203220625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130935429431296 |