Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Sílvia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Almeida, Leandro S., Vasconcelos, Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/21511
Resumo: Este estudo exploratório teve por objetivo identifi car os fatores diferenciadores e preditivos do rendimento acadêmico excelente. Para tal, foi aplicada a Escala de Competências de Estudo e o Questionário de Motivação para a Prática Deliberada junto de um grupo de alunos excelentes (N = 33) e de um grupo de alunos com rendimento médio (N = 200, aproximadamente), do 2º ao 5º ano de cursos de engenharia. Os resultados apontam diferenças a favor dos alunos excelentes na abordagem profunda ao estudo e nas motivações relacionadas com o futuro profi ssional. Verifi cou-se ainda que o rendimento surge negativamente associado com o tempo de trabalho em grupo, com alguns comportamentos específi cos do estudo, e com a orientação estratégica do estudo para o processo de avaliação.
id RCAP_0062fa5d742a747dcc7ae65d3aeab62b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21511
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelenteDesempenhoAprendizagemAutorregulaçãoMotivaçãoAchievementLearningSelf-regulationMotivationDesempeñoAprendizajeAutorregulaciónMotivaciónEste estudo exploratório teve por objetivo identifi car os fatores diferenciadores e preditivos do rendimento acadêmico excelente. Para tal, foi aplicada a Escala de Competências de Estudo e o Questionário de Motivação para a Prática Deliberada junto de um grupo de alunos excelentes (N = 33) e de um grupo de alunos com rendimento médio (N = 200, aproximadamente), do 2º ao 5º ano de cursos de engenharia. Os resultados apontam diferenças a favor dos alunos excelentes na abordagem profunda ao estudo e nas motivações relacionadas com o futuro profi ssional. Verifi cou-se ainda que o rendimento surge negativamente associado com o tempo de trabalho em grupo, com alguns comportamentos específi cos do estudo, e com a orientação estratégica do estudo para o processo de avaliação.In this exploratory study, we aimed to identify the factors that differentiate highly- achieving students and also analyze the variables predicting high performance. We applied the Scale of Study Skills and the Motivation for Deliberate Practice Questionnaire to a group of high achievers (N = 33) and a group of students with average achievement (N ≈ 200), from 2nd to 5th grade in engineering courses. The results showed that high achievers have a positive statistical difference concerning a deeper approach to learning and motivations related to their future career. We also verifi ed that high achievement is negatively associated with the time spent with team work, some specifi c study behaviors, and with a strategic orientation of the study towards the evaluation process.Este estudio exploratorio tuvo el objeto de identifi car los factores diferenciadores y predictivos del rendimiento académico excelente. Para eso, se aplicó la Escala de Competencias de Estudio y el Cuestionario de Motivación para la Práctica Deliberada a un grupo de alumnos excelentes (N = 33) y un grupo de alumnos con rendimiento medio (N = 200, aproximadamente), de 2º a 5º año de cursos de ingeniería. Los resultados indican diferencias a favor de los alumnos excelentes en el enfoque profundo al estudio y en las motivaciones relacionadas con el futuro profesional. Se verifi có aun que el rendimiento surge negativamente asociado con el tiempo de trabajo en grupo, con algunos comportamientos específi cos del estudio, y con la orientación estratégica del estudio para el proceso de evaluación.CNPqCAPESMinistério da EducaçãoMinistério da Ciência e TecnologiaBrasil - Governo FederalAssociação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP)Universidade do MinhoMonteiro, SílviaAlmeida, Leandro S.Vasconcelos, Rosa20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/21511por1679-33901984-7270http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1679-3390&lng=pt&nrm=iinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:48:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:48:04Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente
title Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente
spellingShingle Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente
Monteiro, Sílvia
Desempenho
Aprendizagem
Autorregulação
Motivação
Achievement
Learning
Self-regulation
Motivation
Desempeño
Aprendizaje
Autorregulación
Motivación
title_short Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente
title_full Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente
title_fullStr Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente
title_full_unstemmed Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente
title_sort Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente
author Monteiro, Sílvia
author_facet Monteiro, Sílvia
Almeida, Leandro S.
Vasconcelos, Rosa
author_role author
author2 Almeida, Leandro S.
Vasconcelos, Rosa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Sílvia
Almeida, Leandro S.
Vasconcelos, Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho
Aprendizagem
Autorregulação
Motivação
Achievement
Learning
Self-regulation
Motivation
Desempeño
Aprendizaje
Autorregulación
Motivación
topic Desempenho
Aprendizagem
Autorregulação
Motivação
Achievement
Learning
Self-regulation
Motivation
Desempeño
Aprendizaje
Autorregulación
Motivación
description Este estudo exploratório teve por objetivo identifi car os fatores diferenciadores e preditivos do rendimento acadêmico excelente. Para tal, foi aplicada a Escala de Competências de Estudo e o Questionário de Motivação para a Prática Deliberada junto de um grupo de alunos excelentes (N = 33) e de um grupo de alunos com rendimento médio (N = 200, aproximadamente), do 2º ao 5º ano de cursos de engenharia. Os resultados apontam diferenças a favor dos alunos excelentes na abordagem profunda ao estudo e nas motivações relacionadas com o futuro profi ssional. Verifi cou-se ainda que o rendimento surge negativamente associado com o tempo de trabalho em grupo, com alguns comportamentos específi cos do estudo, e com a orientação estratégica do estudo para o processo de avaliação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/21511
url https://hdl.handle.net/1822/21511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1679-3390
1984-7270
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1679-3390&lng=pt&nrm=i
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545096789229568