Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/21511 |
Resumo: | Este estudo exploratório teve por objetivo identifi car os fatores diferenciadores e preditivos do rendimento acadêmico excelente. Para tal, foi aplicada a Escala de Competências de Estudo e o Questionário de Motivação para a Prática Deliberada junto de um grupo de alunos excelentes (N = 33) e de um grupo de alunos com rendimento médio (N = 200, aproximadamente), do 2º ao 5º ano de cursos de engenharia. Os resultados apontam diferenças a favor dos alunos excelentes na abordagem profunda ao estudo e nas motivações relacionadas com o futuro profi ssional. Verifi cou-se ainda que o rendimento surge negativamente associado com o tempo de trabalho em grupo, com alguns comportamentos específi cos do estudo, e com a orientação estratégica do estudo para o processo de avaliação. |
id |
RCAP_0062fa5d742a747dcc7ae65d3aeab62b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21511 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelenteDesempenhoAprendizagemAutorregulaçãoMotivaçãoAchievementLearningSelf-regulationMotivationDesempeñoAprendizajeAutorregulaciónMotivaciónEste estudo exploratório teve por objetivo identifi car os fatores diferenciadores e preditivos do rendimento acadêmico excelente. Para tal, foi aplicada a Escala de Competências de Estudo e o Questionário de Motivação para a Prática Deliberada junto de um grupo de alunos excelentes (N = 33) e de um grupo de alunos com rendimento médio (N = 200, aproximadamente), do 2º ao 5º ano de cursos de engenharia. Os resultados apontam diferenças a favor dos alunos excelentes na abordagem profunda ao estudo e nas motivações relacionadas com o futuro profi ssional. Verifi cou-se ainda que o rendimento surge negativamente associado com o tempo de trabalho em grupo, com alguns comportamentos específi cos do estudo, e com a orientação estratégica do estudo para o processo de avaliação.In this exploratory study, we aimed to identify the factors that differentiate highly- achieving students and also analyze the variables predicting high performance. We applied the Scale of Study Skills and the Motivation for Deliberate Practice Questionnaire to a group of high achievers (N = 33) and a group of students with average achievement (N ≈ 200), from 2nd to 5th grade in engineering courses. The results showed that high achievers have a positive statistical difference concerning a deeper approach to learning and motivations related to their future career. We also verifi ed that high achievement is negatively associated with the time spent with team work, some specifi c study behaviors, and with a strategic orientation of the study towards the evaluation process.Este estudio exploratorio tuvo el objeto de identifi car los factores diferenciadores y predictivos del rendimiento académico excelente. Para eso, se aplicó la Escala de Competencias de Estudio y el Cuestionario de Motivación para la Práctica Deliberada a un grupo de alumnos excelentes (N = 33) y un grupo de alumnos con rendimiento medio (N = 200, aproximadamente), de 2º a 5º año de cursos de ingeniería. Los resultados indican diferencias a favor de los alumnos excelentes en el enfoque profundo al estudio y en las motivaciones relacionadas con el futuro profesional. Se verifi có aun que el rendimiento surge negativamente asociado con el tiempo de trabajo en grupo, con algunos comportamientos específi cos del estudio, y con la orientación estratégica del estudio para el proceso de evaluación.CNPqCAPESMinistério da EducaçãoMinistério da Ciência e TecnologiaBrasil - Governo FederalAssociação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP)Universidade do MinhoMonteiro, SílviaAlmeida, Leandro S.Vasconcelos, Rosa20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/21511por1679-33901984-7270http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1679-3390&lng=pt&nrm=iinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:48:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:48:04Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente |
title |
Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente |
spellingShingle |
Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente Monteiro, Sílvia Desempenho Aprendizagem Autorregulação Motivação Achievement Learning Self-regulation Motivation Desempeño Aprendizaje Autorregulación Motivación |
title_short |
Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente |
title_full |
Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente |
title_fullStr |
Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente |
title_full_unstemmed |
Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente |
title_sort |
Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: convergência no desempenho acadêmico excelente |
author |
Monteiro, Sílvia |
author_facet |
Monteiro, Sílvia Almeida, Leandro S. Vasconcelos, Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Leandro S. Vasconcelos, Rosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Sílvia Almeida, Leandro S. Vasconcelos, Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenho Aprendizagem Autorregulação Motivação Achievement Learning Self-regulation Motivation Desempeño Aprendizaje Autorregulación Motivación |
topic |
Desempenho Aprendizagem Autorregulação Motivação Achievement Learning Self-regulation Motivation Desempeño Aprendizaje Autorregulación Motivación |
description |
Este estudo exploratório teve por objetivo identifi car os fatores diferenciadores e preditivos do rendimento acadêmico excelente. Para tal, foi aplicada a Escala de Competências de Estudo e o Questionário de Motivação para a Prática Deliberada junto de um grupo de alunos excelentes (N = 33) e de um grupo de alunos com rendimento médio (N = 200, aproximadamente), do 2º ao 5º ano de cursos de engenharia. Os resultados apontam diferenças a favor dos alunos excelentes na abordagem profunda ao estudo e nas motivações relacionadas com o futuro profi ssional. Verifi cou-se ainda que o rendimento surge negativamente associado com o tempo de trabalho em grupo, com alguns comportamentos específi cos do estudo, e com a orientação estratégica do estudo para o processo de avaliação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/21511 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/21511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1679-3390 1984-7270 http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1679-3390&lng=pt&nrm=i |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545096789229568 |