A construção de conhecimento sobre políticas públicas de educação em Portugal : um estudo descritivo e interpretativo de teses de doutoramento realizadas na área científica da educação, em universidades portuguesas (2000-2012)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/11597 |
Resumo: | Este e-book apresenta um estudo original sobre a investigação realizada em contexto de elaboração de teses de doutoramento, na área da Educação/Ciências da Educação e em universidades portuguesas, entre 2000 e 2012, sobre políticas públicas de educação. O estudo examina o modo como as políticas vêm sendo abordadas nessa modalidade de concretização da pesquisa educacional e põe em evidência a emergência de um espaço de conhecimento analítico (adverso a perspetivas racionalistas e ao projeto normativo) e de carácter não disciplinar, no qual as políticas públicas são compreendidas como processos e produtos que abrangem e excedem as orientações para a ação emanadas do governo e da administração do Estado. A publicação inclui uma nota de apresentação, na qual o autor traça o objectivo e a metodologia do estudo, e três capítulos. No primeiro, faz uma caracterização de cerca de meia centena de teses, atendendo às principais questões que abraçam, ao seu universo conceptual e principais eixos de análise. No segundo, procede a uma análise interpretativa que incide sobre: os temas das teses; as dimensões da análise, destacando os fenómenos sociais, políticos e culturais, que tendem a ser recorrentemente considerados na construção das problemáticas e dos objetos de estudo; os referenciais teóricos e metodológicos das teses. No terceiro capítulo, de natureza conclusiva, equaciona as características do conhecimento de natureza analítica sobre políticas públicas de educação gerado em Portugal, desde a viragem do século. A obra é prefaciada por João Barroso. |
id |
RCAP_8cc4e45c2f083bc47dad0b124fd05b6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/11597 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A construção de conhecimento sobre políticas públicas de educação em Portugal : um estudo descritivo e interpretativo de teses de doutoramento realizadas na área científica da educação, em universidades portuguesas (2000-2012)Política educativaTeses de doutoramentoEducação - InvestigaçãoEste e-book apresenta um estudo original sobre a investigação realizada em contexto de elaboração de teses de doutoramento, na área da Educação/Ciências da Educação e em universidades portuguesas, entre 2000 e 2012, sobre políticas públicas de educação. O estudo examina o modo como as políticas vêm sendo abordadas nessa modalidade de concretização da pesquisa educacional e põe em evidência a emergência de um espaço de conhecimento analítico (adverso a perspetivas racionalistas e ao projeto normativo) e de carácter não disciplinar, no qual as políticas públicas são compreendidas como processos e produtos que abrangem e excedem as orientações para a ação emanadas do governo e da administração do Estado. A publicação inclui uma nota de apresentação, na qual o autor traça o objectivo e a metodologia do estudo, e três capítulos. No primeiro, faz uma caracterização de cerca de meia centena de teses, atendendo às principais questões que abraçam, ao seu universo conceptual e principais eixos de análise. No segundo, procede a uma análise interpretativa que incide sobre: os temas das teses; as dimensões da análise, destacando os fenómenos sociais, políticos e culturais, que tendem a ser recorrentemente considerados na construção das problemáticas e dos objetos de estudo; os referenciais teóricos e metodológicos das teses. No terceiro capítulo, de natureza conclusiva, equaciona as características do conhecimento de natureza analítica sobre políticas públicas de educação gerado em Portugal, desde a viragem do século. A obra é prefaciada por João Barroso.Instituto de Educação da Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaCarvalho, Luís Miguel2014-08-01T09:33:33Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10451/11597porCARVALHO, L. M. (2014). A construção de conhecimento sobre políticas públicas de educação em Portugal : um estudo descritivo e interpretativo de teses de doutoramento realizadas na área científica da educação, em universidades portuguesas (2000-2012). Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.978-989-8753-05-2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:16:01Zoai:repositorio.ul.pt:10451/11597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:16:01Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de conhecimento sobre políticas públicas de educação em Portugal : um estudo descritivo e interpretativo de teses de doutoramento realizadas na área científica da educação, em universidades portuguesas (2000-2012) |
title |
A construção de conhecimento sobre políticas públicas de educação em Portugal : um estudo descritivo e interpretativo de teses de doutoramento realizadas na área científica da educação, em universidades portuguesas (2000-2012) |
spellingShingle |
A construção de conhecimento sobre políticas públicas de educação em Portugal : um estudo descritivo e interpretativo de teses de doutoramento realizadas na área científica da educação, em universidades portuguesas (2000-2012) Carvalho, Luís Miguel Política educativa Teses de doutoramento Educação - Investigação |
title_short |
A construção de conhecimento sobre políticas públicas de educação em Portugal : um estudo descritivo e interpretativo de teses de doutoramento realizadas na área científica da educação, em universidades portuguesas (2000-2012) |
title_full |
A construção de conhecimento sobre políticas públicas de educação em Portugal : um estudo descritivo e interpretativo de teses de doutoramento realizadas na área científica da educação, em universidades portuguesas (2000-2012) |
title_fullStr |
A construção de conhecimento sobre políticas públicas de educação em Portugal : um estudo descritivo e interpretativo de teses de doutoramento realizadas na área científica da educação, em universidades portuguesas (2000-2012) |
title_full_unstemmed |
A construção de conhecimento sobre políticas públicas de educação em Portugal : um estudo descritivo e interpretativo de teses de doutoramento realizadas na área científica da educação, em universidades portuguesas (2000-2012) |
title_sort |
A construção de conhecimento sobre políticas públicas de educação em Portugal : um estudo descritivo e interpretativo de teses de doutoramento realizadas na área científica da educação, em universidades portuguesas (2000-2012) |
author |
Carvalho, Luís Miguel |
author_facet |
Carvalho, Luís Miguel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Luís Miguel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educativa Teses de doutoramento Educação - Investigação |
topic |
Política educativa Teses de doutoramento Educação - Investigação |
description |
Este e-book apresenta um estudo original sobre a investigação realizada em contexto de elaboração de teses de doutoramento, na área da Educação/Ciências da Educação e em universidades portuguesas, entre 2000 e 2012, sobre políticas públicas de educação. O estudo examina o modo como as políticas vêm sendo abordadas nessa modalidade de concretização da pesquisa educacional e põe em evidência a emergência de um espaço de conhecimento analítico (adverso a perspetivas racionalistas e ao projeto normativo) e de carácter não disciplinar, no qual as políticas públicas são compreendidas como processos e produtos que abrangem e excedem as orientações para a ação emanadas do governo e da administração do Estado. A publicação inclui uma nota de apresentação, na qual o autor traça o objectivo e a metodologia do estudo, e três capítulos. No primeiro, faz uma caracterização de cerca de meia centena de teses, atendendo às principais questões que abraçam, ao seu universo conceptual e principais eixos de análise. No segundo, procede a uma análise interpretativa que incide sobre: os temas das teses; as dimensões da análise, destacando os fenómenos sociais, políticos e culturais, que tendem a ser recorrentemente considerados na construção das problemáticas e dos objetos de estudo; os referenciais teóricos e metodológicos das teses. No terceiro capítulo, de natureza conclusiva, equaciona as características do conhecimento de natureza analítica sobre políticas públicas de educação gerado em Portugal, desde a viragem do século. A obra é prefaciada por João Barroso. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-01T09:33:33Z 2014-07 2014-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/11597 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/11597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CARVALHO, L. M. (2014). A construção de conhecimento sobre políticas públicas de educação em Portugal : um estudo descritivo e interpretativo de teses de doutoramento realizadas na área científica da educação, em universidades portuguesas (2000-2012). Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 978-989-8753-05-2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817548818763218944 |