Diversidade linguística e cultural na perspetiva de professores de português língua não materna
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/26161 |
Resumo: | Portugal, país com tradições emigratórias, tem-se tornado ao longo dos anos num país de acolhimento para centenas de imigrantes que aqui encontram condições favoráveis para recomeçarem as suas vidas. As migrações contribuem para a criação de sociedades plurais, nas quais está presente um “arco-íris” linguístico e cultural diversificado e perante o qual (con)vivemos no nosso dia a dia. As escolas não são imunes a esta realidade e recebem, na sua comunidade educativa, alunos das mais diversas partes do mundo, realidade esta que constrói novos desafios à comunidade escolar, no sentido de se formarem alunos com base nos princípios da valorização da diversidade linguística e cultural, conscientes da diversidade da sociedade na qual estão inseridos, onde o diálogo e a valorização do Outro é fundamental. Com o presente Relatório, pretende-se compreender quais as perceções que os professores de Português Língua Não Materna (PLNM) têm em relação aos alunos imigrantes/refugiados, atendendo para o desafio da inclusão e dos recursos pedagógicos utilizados nas aulas de PLNM, de forma a cumprirmos este objetivo. Foi implementado um questionário que nos permitiu identificar as características académico-profissionais das três professoras de PLNM que lecionam numa escola do distrito de Aveiro, realizando-se, posteriormente, entrevistas individuais com cada docente. A metodologia utilizada no tratamento de dados foi, fundamentalmente, qualitativa. A partir da análise dos resultados podemos concluir que as professoras de PLNM adotam posturas de inclusão de alunos estrangeiros nas suas turmas, recorrendo a diversos elementos de comparação construtiva entre as várias culturas existentes na sala de aula, preocupando-se com a valorização da identidade de cada aluno e com a aprendizagem baseada nos pilares da inclusão e da valorização do Outro como fontes de enriquecimento, quer da cultura, quer da formação de futuros cidadãos do mundo |
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Portugal, país com tradições emigratórias, tem-se tornado ao longo dos anos num país de acolhimento para centenas de imigrantes que aqui encontram condições favoráveis para recomeçarem as suas vidas. As migrações contribuem para a criação de sociedades plurais, nas quais está presente um “arco-íris” linguístico e cultural diversificado e perante o qual (con)vivemos no nosso dia a dia. As escolas não são imunes a esta realidade e recebem, na sua comunidade educativa, alunos das mais diversas partes do mundo, realidade esta que constrói novos desafios à comunidade escolar, no sentido de se formarem alunos com base nos princípios da valorização da diversidade linguística e cultural, conscientes da diversidade da sociedade na qual estão inseridos, onde o diálogo e a valorização do Outro é fundamental. Com o presente Relatório, pretende-se compreender quais as perceções que os professores de Português Língua Não Materna (PLNM) têm em relação aos alunos imigrantes/refugiados, atendendo para o desafio da inclusão e dos recursos pedagógicos utilizados nas aulas de PLNM, de forma a cumprirmos este objetivo. Foi implementado um questionário que nos permitiu identificar as características académico-profissionais das três professoras de PLNM que lecionam numa escola do distrito de Aveiro, realizando-se, posteriormente, entrevistas individuais com cada docente. A metodologia utilizada no tratamento de dados foi, fundamentalmente, qualitativa. A partir da análise dos resultados podemos concluir que as professoras de PLNM adotam posturas de inclusão de alunos estrangeiros nas suas turmas, recorrendo a diversos elementos de comparação construtiva entre as várias culturas existentes na sala de aula, preocupando-se com a valorização da identidade de cada aluno e com a aprendizagem baseada nos pilares da inclusão e da valorização do Outro como fontes de enriquecimento, quer da cultura, quer da formação de futuros cidadãos do mundo |
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