Os processos emocional e criativo em contexto militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Miriam Carmen Diniz Talete
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36213
Resumo: Partindo das variáveis emoções, criatividade e líder (mentor), esta investigação de natureza aplicada desenvolve-se no contexto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana. Para tal foram contruídos inquéritos por questionário, com base na Teoria Cognitiva da Emoção (Lazarus, 1991c, 2006), na Teoria de Investimento em Criatividade (Sternberg e Lubart, 1991, 1993, 1995, 1996) e na Teoria sobre a Importância do Mentor (Noller, 1982), aplicados a uma amostra de conveniência constituída por 1 maestro (chefe da banda) e 94 Músicos (4 mulheres e 90 homens). Foram também aplicadas entrevistas a 5 especialistas. Tendo como finalidade obter um referencial que permita potenciar o desempenho dos músicos e do maestro da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, esta investigação levanta o seguinte problema: Qual a relação entre o maestro, as emoções e a criatividade na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana? Seguindo uma lógica de abordagem dialética, através do procedimento estatístico, definimos como objetivo geral desta investigação, descrever e explicar a relação entre o mentor e os processos emocional e criativo na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana e como objetivo específico, perceber se as dimensões do mentor na qualidade de líder e maestro, interferem no processo emocional e criativo. Assim sendo, verificámos que as emoções mais representativas são a felicidade pelo sucesso do desempenho individual e o orgulho, que reflete uma realização de valor quer individual quer coletiva. Na variável criatividade é o conhecimento que assume uma maior relevância, dado que músicos e maestro com um maior nível de conhecimento, tendem a ter um desempenho mais criativo. Por fim, na variável mentor, o valorizar, apresenta um maior destaque, visto que,
id RCAP_8cd65a42bb27fa12b87ca55e939cd5a1
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36213
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os processos emocional e criativo em contexto militarDo individual ao coletivo. O caso particular da Banda Sinfónica da GNR.Banda Sinfónica da Guarda Nacional RepublicanaEmoçõesCriatividadeLíderPartindo das variáveis emoções, criatividade e líder (mentor), esta investigação de natureza aplicada desenvolve-se no contexto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana. Para tal foram contruídos inquéritos por questionário, com base na Teoria Cognitiva da Emoção (Lazarus, 1991c, 2006), na Teoria de Investimento em Criatividade (Sternberg e Lubart, 1991, 1993, 1995, 1996) e na Teoria sobre a Importância do Mentor (Noller, 1982), aplicados a uma amostra de conveniência constituída por 1 maestro (chefe da banda) e 94 Músicos (4 mulheres e 90 homens). Foram também aplicadas entrevistas a 5 especialistas. Tendo como finalidade obter um referencial que permita potenciar o desempenho dos músicos e do maestro da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, esta investigação levanta o seguinte problema: Qual a relação entre o maestro, as emoções e a criatividade na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana? Seguindo uma lógica de abordagem dialética, através do procedimento estatístico, definimos como objetivo geral desta investigação, descrever e explicar a relação entre o mentor e os processos emocional e criativo na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana e como objetivo específico, perceber se as dimensões do mentor na qualidade de líder e maestro, interferem no processo emocional e criativo. Assim sendo, verificámos que as emoções mais representativas são a felicidade pelo sucesso do desempenho individual e o orgulho, que reflete uma realização de valor quer individual quer coletiva. Na variável criatividade é o conhecimento que assume uma maior relevância, dado que músicos e maestro com um maior nível de conhecimento, tendem a ter um desempenho mais criativo. Por fim, na variável mentor, o valorizar, apresenta um maior destaque, visto que,Silva, Mário Rui Pinto daMarquês de Sousa, PedroRepositório ComumCardoso, Miriam Carmen Diniz Talete2021-04-14T10:48:33Z2021-04-142020-12-11T00:00:00Z2020-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36213202692000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:56:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:55:05.895854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os processos emocional e criativo em contexto militar
Do individual ao coletivo. O caso particular da Banda Sinfónica da GNR.
title Os processos emocional e criativo em contexto militar
spellingShingle Os processos emocional e criativo em contexto militar
Cardoso, Miriam Carmen Diniz Talete
Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana
Emoções
Criatividade
Líder
title_short Os processos emocional e criativo em contexto militar
title_full Os processos emocional e criativo em contexto militar
title_fullStr Os processos emocional e criativo em contexto militar
title_full_unstemmed Os processos emocional e criativo em contexto militar
title_sort Os processos emocional e criativo em contexto militar
author Cardoso, Miriam Carmen Diniz Talete
author_facet Cardoso, Miriam Carmen Diniz Talete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Mário Rui Pinto da
Marquês de Sousa, Pedro
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Miriam Carmen Diniz Talete
dc.subject.por.fl_str_mv Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana
Emoções
Criatividade
Líder
topic Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana
Emoções
Criatividade
Líder
description Partindo das variáveis emoções, criatividade e líder (mentor), esta investigação de natureza aplicada desenvolve-se no contexto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana. Para tal foram contruídos inquéritos por questionário, com base na Teoria Cognitiva da Emoção (Lazarus, 1991c, 2006), na Teoria de Investimento em Criatividade (Sternberg e Lubart, 1991, 1993, 1995, 1996) e na Teoria sobre a Importância do Mentor (Noller, 1982), aplicados a uma amostra de conveniência constituída por 1 maestro (chefe da banda) e 94 Músicos (4 mulheres e 90 homens). Foram também aplicadas entrevistas a 5 especialistas. Tendo como finalidade obter um referencial que permita potenciar o desempenho dos músicos e do maestro da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, esta investigação levanta o seguinte problema: Qual a relação entre o maestro, as emoções e a criatividade na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana? Seguindo uma lógica de abordagem dialética, através do procedimento estatístico, definimos como objetivo geral desta investigação, descrever e explicar a relação entre o mentor e os processos emocional e criativo na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana e como objetivo específico, perceber se as dimensões do mentor na qualidade de líder e maestro, interferem no processo emocional e criativo. Assim sendo, verificámos que as emoções mais representativas são a felicidade pelo sucesso do desempenho individual e o orgulho, que reflete uma realização de valor quer individual quer coletiva. Na variável criatividade é o conhecimento que assume uma maior relevância, dado que músicos e maestro com um maior nível de conhecimento, tendem a ter um desempenho mais criativo. Por fim, na variável mentor, o valorizar, apresenta um maior destaque, visto que,
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-11T00:00:00Z
2020-12-11T00:00:00Z
2021-04-14T10:48:33Z
2021-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36213
202692000
url http://hdl.handle.net/10400.26/36213
identifier_str_mv 202692000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130418410160128