Os processos emocional e criativo em contexto militar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36213 |
Resumo: | Partindo das variáveis emoções, criatividade e líder (mentor), esta investigação de natureza aplicada desenvolve-se no contexto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana. Para tal foram contruídos inquéritos por questionário, com base na Teoria Cognitiva da Emoção (Lazarus, 1991c, 2006), na Teoria de Investimento em Criatividade (Sternberg e Lubart, 1991, 1993, 1995, 1996) e na Teoria sobre a Importância do Mentor (Noller, 1982), aplicados a uma amostra de conveniência constituída por 1 maestro (chefe da banda) e 94 Músicos (4 mulheres e 90 homens). Foram também aplicadas entrevistas a 5 especialistas. Tendo como finalidade obter um referencial que permita potenciar o desempenho dos músicos e do maestro da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, esta investigação levanta o seguinte problema: Qual a relação entre o maestro, as emoções e a criatividade na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana? Seguindo uma lógica de abordagem dialética, através do procedimento estatístico, definimos como objetivo geral desta investigação, descrever e explicar a relação entre o mentor e os processos emocional e criativo na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana e como objetivo específico, perceber se as dimensões do mentor na qualidade de líder e maestro, interferem no processo emocional e criativo. Assim sendo, verificámos que as emoções mais representativas são a felicidade pelo sucesso do desempenho individual e o orgulho, que reflete uma realização de valor quer individual quer coletiva. Na variável criatividade é o conhecimento que assume uma maior relevância, dado que músicos e maestro com um maior nível de conhecimento, tendem a ter um desempenho mais criativo. Por fim, na variável mentor, o valorizar, apresenta um maior destaque, visto que, |
id |
RCAP_8cd65a42bb27fa12b87ca55e939cd5a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36213 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os processos emocional e criativo em contexto militarDo individual ao coletivo. O caso particular da Banda Sinfónica da GNR.Banda Sinfónica da Guarda Nacional RepublicanaEmoçõesCriatividadeLíderPartindo das variáveis emoções, criatividade e líder (mentor), esta investigação de natureza aplicada desenvolve-se no contexto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana. Para tal foram contruídos inquéritos por questionário, com base na Teoria Cognitiva da Emoção (Lazarus, 1991c, 2006), na Teoria de Investimento em Criatividade (Sternberg e Lubart, 1991, 1993, 1995, 1996) e na Teoria sobre a Importância do Mentor (Noller, 1982), aplicados a uma amostra de conveniência constituída por 1 maestro (chefe da banda) e 94 Músicos (4 mulheres e 90 homens). Foram também aplicadas entrevistas a 5 especialistas. Tendo como finalidade obter um referencial que permita potenciar o desempenho dos músicos e do maestro da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, esta investigação levanta o seguinte problema: Qual a relação entre o maestro, as emoções e a criatividade na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana? Seguindo uma lógica de abordagem dialética, através do procedimento estatístico, definimos como objetivo geral desta investigação, descrever e explicar a relação entre o mentor e os processos emocional e criativo na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana e como objetivo específico, perceber se as dimensões do mentor na qualidade de líder e maestro, interferem no processo emocional e criativo. Assim sendo, verificámos que as emoções mais representativas são a felicidade pelo sucesso do desempenho individual e o orgulho, que reflete uma realização de valor quer individual quer coletiva. Na variável criatividade é o conhecimento que assume uma maior relevância, dado que músicos e maestro com um maior nível de conhecimento, tendem a ter um desempenho mais criativo. Por fim, na variável mentor, o valorizar, apresenta um maior destaque, visto que,Silva, Mário Rui Pinto daMarquês de Sousa, PedroRepositório ComumCardoso, Miriam Carmen Diniz Talete2021-04-14T10:48:33Z2021-04-142020-12-11T00:00:00Z2020-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36213202692000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:56:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:55:05.895854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os processos emocional e criativo em contexto militar Do individual ao coletivo. O caso particular da Banda Sinfónica da GNR. |
title |
Os processos emocional e criativo em contexto militar |
spellingShingle |
Os processos emocional e criativo em contexto militar Cardoso, Miriam Carmen Diniz Talete Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana Emoções Criatividade Líder |
title_short |
Os processos emocional e criativo em contexto militar |
title_full |
Os processos emocional e criativo em contexto militar |
title_fullStr |
Os processos emocional e criativo em contexto militar |
title_full_unstemmed |
Os processos emocional e criativo em contexto militar |
title_sort |
Os processos emocional e criativo em contexto militar |
author |
Cardoso, Miriam Carmen Diniz Talete |
author_facet |
Cardoso, Miriam Carmen Diniz Talete |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Mário Rui Pinto da Marquês de Sousa, Pedro Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Miriam Carmen Diniz Talete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana Emoções Criatividade Líder |
topic |
Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana Emoções Criatividade Líder |
description |
Partindo das variáveis emoções, criatividade e líder (mentor), esta investigação de natureza aplicada desenvolve-se no contexto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana. Para tal foram contruídos inquéritos por questionário, com base na Teoria Cognitiva da Emoção (Lazarus, 1991c, 2006), na Teoria de Investimento em Criatividade (Sternberg e Lubart, 1991, 1993, 1995, 1996) e na Teoria sobre a Importância do Mentor (Noller, 1982), aplicados a uma amostra de conveniência constituída por 1 maestro (chefe da banda) e 94 Músicos (4 mulheres e 90 homens). Foram também aplicadas entrevistas a 5 especialistas. Tendo como finalidade obter um referencial que permita potenciar o desempenho dos músicos e do maestro da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, esta investigação levanta o seguinte problema: Qual a relação entre o maestro, as emoções e a criatividade na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana? Seguindo uma lógica de abordagem dialética, através do procedimento estatístico, definimos como objetivo geral desta investigação, descrever e explicar a relação entre o mentor e os processos emocional e criativo na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana e como objetivo específico, perceber se as dimensões do mentor na qualidade de líder e maestro, interferem no processo emocional e criativo. Assim sendo, verificámos que as emoções mais representativas são a felicidade pelo sucesso do desempenho individual e o orgulho, que reflete uma realização de valor quer individual quer coletiva. Na variável criatividade é o conhecimento que assume uma maior relevância, dado que músicos e maestro com um maior nível de conhecimento, tendem a ter um desempenho mais criativo. Por fim, na variável mentor, o valorizar, apresenta um maior destaque, visto que, |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-11T00:00:00Z 2020-12-11T00:00:00Z 2021-04-14T10:48:33Z 2021-04-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/36213 202692000 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/36213 |
identifier_str_mv |
202692000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130418410160128 |