Segmentação de consumidores de café por estilos de vida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/10213 |
Resumo: | Enquanto elementos integrantes da sociedade, os consumidores apresentam caraterísticas distintas, relevantes no ciclo de compra. Como tal, é de extrema importância para as empresas a segmentação de mercado, de modo a adequarem a sua oferta ao tipo de consumidor que pretendem conquistar. No contexto do setor do café, o objetivo desta investigação passa por identificar e caraterizar os segmentos de consumidores, em função dos estilos de vida e em seguida perceber se existem diferenças entre consumidores e não consumidores de café. Para se concretizar este objetivo, foi feita uma recolha de dados, através de questionário, junto de 306 elementos de ambos os sexos, entre os 18 e os 65 anos de idade. O questionário foi composto por três secções: a primeira inclui questões sobre o consumo; a segunda, secção contém 56 afirmações sobre estilos de vida; e a terceira, e última, é constituída por questões sociodemográficas e económicas. Procedeu-se à análise factorial exploratória e à análise de clusters, com vista ao agrupamento dos indivíduos em grupos homogéneos. No presente estudo foram identificados quatro clusters, tendo em conta os estilos de vida dos inquiridos. Verificou-se que não existem diferenças significativas entre os estilos de vida dos consumidores de café e os indivíduos que não consomem. |
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Segmentação de consumidores de café por estilos de vidaConsumoEstilos de vidaSegmentaçãoCaféDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEnquanto elementos integrantes da sociedade, os consumidores apresentam caraterísticas distintas, relevantes no ciclo de compra. Como tal, é de extrema importância para as empresas a segmentação de mercado, de modo a adequarem a sua oferta ao tipo de consumidor que pretendem conquistar. No contexto do setor do café, o objetivo desta investigação passa por identificar e caraterizar os segmentos de consumidores, em função dos estilos de vida e em seguida perceber se existem diferenças entre consumidores e não consumidores de café. Para se concretizar este objetivo, foi feita uma recolha de dados, através de questionário, junto de 306 elementos de ambos os sexos, entre os 18 e os 65 anos de idade. O questionário foi composto por três secções: a primeira inclui questões sobre o consumo; a segunda, secção contém 56 afirmações sobre estilos de vida; e a terceira, e última, é constituída por questões sociodemográficas e económicas. Procedeu-se à análise factorial exploratória e à análise de clusters, com vista ao agrupamento dos indivíduos em grupos homogéneos. No presente estudo foram identificados quatro clusters, tendo em conta os estilos de vida dos inquiridos. Verificou-se que não existem diferenças significativas entre os estilos de vida dos consumidores de café e os indivíduos que não consomem.Gomes, SandraRepositório ComumMota, Juliana2015-11-10T15:52:33Z2014-09-18T00:00:00Z2014-09-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10213201142325porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:54.433522Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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