Avaliação de estágios acadêmicos: Um indicador de análise qualitativa
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300007 |
Resumo: | Resumo: Este estudo de caso resgata uma parte de um Programa de avaliação participativa, de natureza qualitativa e descritiva ancorada na metodologia da Avaliação Institucional Participativa (AIP). A questão de investigação que se pretende responder é: Como a investigação qualitativa pode contribuir para construir instrumentos de avaliação institucional e identificar indicadores relevantes? Para este caso de estudo foram definidos os seguintes objetivos: construir instrumentos de avaliação de qualidade das práticas nos estágios académicos; e identificar indicadores qualitativos relevantes para capturar os aspetos positivos e negativos dessas práticas. Foram aplicados em 2015 e 2017 questionários, simultâneos, aos estudantes-estagiários e, às instituições em convénio que ofertaram os estágios (os gestores das escolas). As respetivas avaliações se desenvolveram em quatro etapas: sensibilização, implementação, resultados e meta avaliação e buscou responder sobre a relação de compatibilidade do SINAES com a implementação desse processo. Para o tratamento das questões qualitativas, utilizou-se o software NVIVO 11 e a técnica Análise de conteúdo. Conclui-se que foi uma avaliação inovadora, que representou uma complementaridade ao SINAES. Por outro lado, a metodologia qualitativa nos possibilitou obter um rico diagnóstico, identificando pontos fracos a melhorar e valorizando os pontos fortes que podem contribuir para aprimorar a qualidade da formação dos futuros professores, constituindo-se, assim num indicador qualitativo para as mudanças a implementar. |
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