Relações entre pares: fatores para a formação do grupo de pares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Joana Filipa Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14503
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling Relações entre pares: fatores para a formação do grupo de paresCriançasFormação de amizadesTarefa de preferênciasChildrenForming friendshipsPreference taskRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório tem como objetivo a apresentação, de forma reflexiva e fundamentada, da minha intervenção educativa durante todo o período da Prática Profissional e Supervisionada II (PPS II) num contexto de Jardim de Infância (JI), mais especificamente, num grupo de crianças entre os 3 e os 6 anos de idade. No decorrer do período de estágio, tive a oportunidade de conhecer e contactar com uma nova prática educativa, que me possibilitou a aquisição de novos conhecimentos e o desenvolvimento de diversas competências essenciais para o meu futuro profissional. Adicionalmente, refleti acerca das aprendizagens efetuadas; fiquei a conhecer o grupo de crianças e a equipa educativa que o acompanhava, que me auxiliou no planeamento e dinamização das atividades, e avaliei a minha prática educativa, sendo que, no conjunto, todos estes aspetos contribuíram para a construção da minha profissionalidade educativa. O presente relatório apresenta uma pesquisa sobre a amizade, que emergiu a partir das observações que recolhi da minha prática. A pesquisa tinha como objetivo ouvir as opiniões das crianças e tomar conhecimento das suas ideias, relativamente aos fatores subjacentes às escolhas das crianças em idade pré-escolar. Para o efeito, entrevistei 11 crianças com recurso a pranchas de imagens, em que as questionei em qual/quais da/s imagem/imagens apresentadas é que as crianças tinham uma relação de amizade. Os resultados indicaram que as crianças participantes do estudo consideram que a amizade não se define pelo sexo ou idade das crianças, mas sim por ser uma relação de partilha de afetos e em que a brincadeira é a atividade central para essa interação. Enquanto futura educadora, procurarei estabelecer relações afetivas, respeito e cooperação entre mim e os diversos intervenientes dos contextos socioeducativos (crianças, famílias e equipa educativa); na valorização e promoção das capacidades e aprendizagens das crianças, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento e, por último, no reconhecimento da criança enquanto sujeito e agente do processo educativo.ABSTRACT This report aims to present, in a reflective and well-founded way, my educational intervention throughout the period of Professional and Supervised Practice II (PPS II) in a Kindergarten (JI) context, more specifically, in a group of children between 3 and 6 years of age. During the internship period, I had the opportunity to get to know and get in touch with a new educational practice, which enabled me to acquire new knowledge and develop several essential skills for my professional future. Additionally, I reflected on the lessons learned; I got to know the group of children and the educational team that accompanied them, who helped me in planning and dynamizing the activities, and I evaluated my educational practice, and, together, all these aspects contributed to the construction of my educational professionality. This report presents a survey of friendship that emerged from the observations I gleaned from my practice. The research aimed to listen to children's opinions and learn about their ideas regarding the factors underlying preschool children's choices. For this purpose, I interviewed 11 children using image boards, in which I asked them in which/which image/images presented did the children have a friendly relationship. The results indicated that the children participating in the study consider that friendship is not defined by the children's gender or age, but rather because it is a relationship of sharing affections and in which play is the central activity for this interaction. As a future educator, I will seek to establish affective relationships, respect and cooperation between myself and the various stakeholders in socio-educational contexts (children, families and educational team); in valuing and promoting the abilities and learning of children, in order to contribute to their development and, finally, in recognizing the child as a subject and agent of the educational process.Fuertes, MarinaRCIPLCosta, Joana Filipa Santos2022-03-21T11:45:00Z2021-07-122021-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14503TID:202935647porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:18.032980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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