Mapeamento de zonas do perfil conceitual de calor em vídeo-aulas de termoquímica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Antonio Inácio Diniz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Djaneide Marinalva da, Neto, José Euzebio Simões, Silva, Alexsandro Alberto da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/ilcj.v6i1.14692
Resumo: In this qualitative study we seek to map the zones of the conceptual profile of heat that emerge in speak teacher in thermochemical video lessons. We selected seven videos that make up the thermochemical thematic unity in action in Chemistry channel on Youtube. Such video lessons were assisted and the words on which emerged heat concepts were described and categorized into realistic, animist, substantialist, empirical and rationalist, with the help of WebQDA, also used for cross between contents and zones profile emerging conceptual. We realize the higher incidence of animist zone, only to emerge in all video lessons, justified by heat approach involved in chemical reactions in most of thematic unity. All zones are observed in the formation enthalpy approach. Still, we can see the emergence of two areas of the conceptual profile of heat in the same speak, featuring a hybridity between shapes different of thinking concept of heat.
id RCAP_8cf4e7579d82a0a2252821ac2e15db18
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/14692
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mapeamento de zonas do perfil conceitual de calor em vídeo-aulas de termoquímicaIn this qualitative study we seek to map the zones of the conceptual profile of heat that emerge in speak teacher in thermochemical video lessons. We selected seven videos that make up the thermochemical thematic unity in action in Chemistry channel on Youtube. Such video lessons were assisted and the words on which emerged heat concepts were described and categorized into realistic, animist, substantialist, empirical and rationalist, with the help of WebQDA, also used for cross between contents and zones profile emerging conceptual. We realize the higher incidence of animist zone, only to emerge in all video lessons, justified by heat approach involved in chemical reactions in most of thematic unity. All zones are observed in the formation enthalpy approach. Still, we can see the emergence of two areas of the conceptual profile of heat in the same speak, featuring a hybridity between shapes different of thinking concept of heat.Neste estudo qualitativo buscamos mapear as zonas do perfil conceitual de calor que emergem na fala do professor em vídeo-aulas de termoquímica. Selecionamos sete vídeos que compõem a unidade temática termoquímica no canal Química em Ação, no Youtube. Tais vídeo-aulas foram assistidas e as falas nas quais emergiam as concepções de calor foram descritas e categorizadas em realista, animista, substancialista, empírica e racionalista, com o auxílio do WebQDA, utilizado também para o cruzamento entre conteúdo e as zonas do perfil conceitual emergentes. Percebemos a maior ocorrência da zona animista, única a emergir em todas as vídeo-aulas, justificado pela abordagem do calor envolvido nas reações químicas na maior parte da unidade temática. Todas as zonas são observadas na abordagem da entalpia de formação. Ainda, podemos observar a emergência de duas zonas do perfil conceitual de calor numa mesma fala, caracterizando um hibridismo entre formas distintas de pensar o conceito de calor.Universidade de Aveiro2016-01-01T00:00:00Zjournal articlejournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/ilcj.v6i1.14692oai:proa.ua.pt:article/14692Internet Latent Corpus Journal; Vol 6 No 1 (2016); 134-149Internet Latent Corpus Journal; Vol. 6 Núm. 1 (2016); 134-149Internet Latent Corpus Journal; Vol. 6 No 1 (2016); 134-149Internet Latent Corpus Journal; vol. 6 n.º 1 (2016); 134-1491647-7308reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/14692https://doi.org/10.34624/ilcj.v6i1.14692https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/14692/10084Direitos de Autor (c) 2016 Internet Latent Corpus Journalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessJúnior, Antonio Inácio DinizSilva, Djaneide Marinalva daNeto, José Euzebio SimõesSilva, Alexsandro Alberto da2022-09-05T15:21:37Zoai:proa.ua.pt:article/14692Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:45.483422Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento de zonas do perfil conceitual de calor em vídeo-aulas de termoquímica
title Mapeamento de zonas do perfil conceitual de calor em vídeo-aulas de termoquímica
spellingShingle Mapeamento de zonas do perfil conceitual de calor em vídeo-aulas de termoquímica
Júnior, Antonio Inácio Diniz
title_short Mapeamento de zonas do perfil conceitual de calor em vídeo-aulas de termoquímica
title_full Mapeamento de zonas do perfil conceitual de calor em vídeo-aulas de termoquímica
title_fullStr Mapeamento de zonas do perfil conceitual de calor em vídeo-aulas de termoquímica
title_full_unstemmed Mapeamento de zonas do perfil conceitual de calor em vídeo-aulas de termoquímica
title_sort Mapeamento de zonas do perfil conceitual de calor em vídeo-aulas de termoquímica
author Júnior, Antonio Inácio Diniz
author_facet Júnior, Antonio Inácio Diniz
Silva, Djaneide Marinalva da
Neto, José Euzebio Simões
Silva, Alexsandro Alberto da
author_role author
author2 Silva, Djaneide Marinalva da
Neto, José Euzebio Simões
Silva, Alexsandro Alberto da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, Antonio Inácio Diniz
Silva, Djaneide Marinalva da
Neto, José Euzebio Simões
Silva, Alexsandro Alberto da
description In this qualitative study we seek to map the zones of the conceptual profile of heat that emerge in speak teacher in thermochemical video lessons. We selected seven videos that make up the thermochemical thematic unity in action in Chemistry channel on Youtube. Such video lessons were assisted and the words on which emerged heat concepts were described and categorized into realistic, animist, substantialist, empirical and rationalist, with the help of WebQDA, also used for cross between contents and zones profile emerging conceptual. We realize the higher incidence of animist zone, only to emerge in all video lessons, justified by heat approach involved in chemical reactions in most of thematic unity. All zones are observed in the formation enthalpy approach. Still, we can see the emergence of two areas of the conceptual profile of heat in the same speak, featuring a hybridity between shapes different of thinking concept of heat.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
journal article
journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/ilcj.v6i1.14692
oai:proa.ua.pt:article/14692
url https://doi.org/10.34624/ilcj.v6i1.14692
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/14692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/14692
https://doi.org/10.34624/ilcj.v6i1.14692
https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/14692/10084
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2016 Internet Latent Corpus Journal
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2016 Internet Latent Corpus Journal
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Internet Latent Corpus Journal; Vol 6 No 1 (2016); 134-149
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 6 Núm. 1 (2016); 134-149
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 6 No 1 (2016); 134-149
Internet Latent Corpus Journal; vol. 6 n.º 1 (2016); 134-149
1647-7308
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130003916455936