As preferências dos turistas europeus no turismo rural : um estudo de caso sobre o município de Montalegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/30543 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
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As preferências dos turistas europeus no turismo rural : um estudo de caso sobre o município de MontalegreThe preferences of european tourists in rural tourism, a case study about the municipality of Montalegre658.8379.85332.1Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaDurante as últimas décadas o turismo rural é visto como um dos principais catalisadores económicos dos territórios rurais, que na sua maioria se caracterizam por uma elevada taxa de desemprego, tecido empresarial reduzido e uma consequente densidade populacional baixa. Porém, a complexidade inerente à gestão dos territórios que possuem potencial para praticar esta tipologia de turismo, cria a necessidade de um conhecimento profundo sobre o marketing no turismo rural. Assim sendo, o sucesso ou insucesso dos destinos turísticos, que se assumem como destinos rurais, irá depender dos conhecimentos que detêm do mercado turístico e da capacidade de satisfazer as necessidades e expetativas desse mesmo mercado. Através da investigação “As Preferências dos Turistas Europeus no Turismo Rural, um Estudo de Caso sobre o Município de Montalegre” intende-se obter um conhecimento mais profundo sobre os turistas que elegeram o território de Montalegre como seu destino turístico. Para atingir este objetivo tomou-se como base uma abordagem de cariz explorativo, de modo a obter os primeiros “insights” sobre o mercado turístico do território de Montalegre. Deste modo aplicou-se um questionário estruturado, traduzido para quatro línguas estrangeiras, que foi distribuído por vários locais de interesse turístico, de modo a obter os dados necessários para atingir o prepósito desta investigação. Analisando os dados sociodemográficos, razões e motivações, expetativas, perceções, e sugestões obtidas, conseguiu-se reter um conhecimento aprofundado sobre o mercado turístico do território em questão. Este conhecimento permitirá, às entidades turísticas de Montalegre, criar uma estratégia de marketing eficaz, que, bem aplicada, elevará o território de Montalegre a categoria de destino rural de excelência, o que, consequentemente, se traduzirá num melhoramento significativo do panorama socioeconómico do território Montalegrense.For the last decades, rural tourism has been seen as one of the main booster for the rural territories, which are mostly characterized by a high unemployment rate, small number of enterprises and low population density. However, the inherent management complexity of the territories, which have the potential to practice this type of tourism, creates the need of a profound knowledge regarding the marketing of rural tourism. Therefore, the success or failure of the touristic destinations, which assume themselves as rural destinations, will depend on the knowledge that they possess concerning the touristic market, and on the capacity to fulfill their needs and expectations. The investigation “As Preferências dos Turistas Europeus no Turismo Rural, um Estudo de Caso sobre o Município de Montalegre” has as its main purpose the profound knowledge of the tourist which have chosen the territory of Montalegre as their touristic destination. To achieve this goal and allow to get the first insights at the touristic market of the territory of Montalegre an explorative approach was taken as bases. Thus a structured questionnaire, translated in four different languages, has been distributed through various strategic points of touristic interest. Through an extensive analyzes of the collected data, namely, sociodemorgaphic information, reasons and motivations, expectations, perceptions and suggestions, it was possible to obtain specific knowledge about the touristic market of this territory. This knowledge will allow the touristic agents of Montalegre the creation of an efficient marketing strategy, which, when correctly applied, will elevate the territory of Montalegre to the category of outstanding rural destination. This development will, consequently, produce an economic increase for all the territory, which will translate in an improvement of the socioeconomic scenery.Schwedler, Moritz vonUniversidade do MinhoDias, Patrique Santos Aleixo20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30543por201082012info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:19:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:19:55Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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