Letras, animais e outros que tais: uma proposta de mediação leitora do Alfabeto dos Bichos, de José Jorge Letria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Margarida Cardoso Magalhães Saldanha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/89477
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_8cfcc789ed383f5063ecdd54e85e2556
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89477
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Letras, animais e outros que tais: uma proposta de mediação leitora do Alfabeto dos Bichos, de José Jorge LetriaLiteratura para a infânciaO livro-alfabetoLivros informativosPromoção da leitura e do livroEducação para os valoresChildren’s literatureThe alphabet bookInformative booksPromotion of reading and booksEducation for valuesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo expõe criticamente o trabalho desenvolvido em dois contextos, Educação Pré Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico, no âmbito da prática docente supervisionada. A intervenção nestes dois contextos teve como objetivos gerais promover e desenvolver nas crianças competências e saberes essenciais para uma melhor compreensão do mundo que as rodeia, mobilizando tipologias textuais específicas, o livro-alfabeto e livros informativos. O interesse por parte do grupo de crianças relativamente a estas tipologias textuais/editoriais levou a que fossem realizadas algumas atividades, no sentido de explorar, explicitamente, a estrutura dos livro alfabeto e, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, das enciclopédias e o modo como podem e/ou devem ser utilizadas pelo leitor. Quando iniciada a prática pedagógica no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, verificámos que seria ajustado dar continuidade ao projeto, adequando o mesmo às necessidades e aos interesses da turma. Para tal, focou-se a atenção nas enciclopédias, na sua exploração, aliando esta exploração à temática das competências sociais e da participação das famílias. Todo o trabalho realizado norteou-se pela Metodologia de Investigação-Ação.The present study exposes the work developed in two different contexts, Education in the Pre-School Environment and in the Elementary School Environment, in the scope of supervised practice of the teacher. The Practice in these two contextes had, as main objective, to promote and develop, in the children, knowledge and competences that will allow them to comprehend and succeed the world around them, related with a specific textual typology, the alphabet book, as well as development of social competences. The group of children revealed elevated interest in this type of book, this lead to the performance of a variety of activities with the goal to explore, explicitly, the structure of the alphabet books and, in the elementary school environment, the enciclopedias and how they should be used by the students. When the pedagogic practice was iniciated in the elementary school context, there was a need to carry on the project, tayloring it acording with the necessities and interests of the class. To achieve that goal, the attention shifted into the enciclopedias, alongside with social competences and the participation of the families. All the research done had, as foundation the Methodology of Action Investigation, namely in the recolection of data and reflexive action.Silva, Sara Raquel Reis daUniversidade do MinhoAraújo, Margarida Cardoso Magalhães Saldanha2022-12-122022-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89477por203545842info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-16T01:20:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:02.921670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Letras, animais e outros que tais: uma proposta de mediação leitora do Alfabeto dos Bichos, de José Jorge Letria
title Letras, animais e outros que tais: uma proposta de mediação leitora do Alfabeto dos Bichos, de José Jorge Letria
spellingShingle Letras, animais e outros que tais: uma proposta de mediação leitora do Alfabeto dos Bichos, de José Jorge Letria
Araújo, Margarida Cardoso Magalhães Saldanha
Literatura para a infância
O livro-alfabeto
Livros informativos
Promoção da leitura e do livro
Educação para os valores
Children’s literature
The alphabet book
Informative books
Promotion of reading and books
Education for values
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Letras, animais e outros que tais: uma proposta de mediação leitora do Alfabeto dos Bichos, de José Jorge Letria
title_full Letras, animais e outros que tais: uma proposta de mediação leitora do Alfabeto dos Bichos, de José Jorge Letria
title_fullStr Letras, animais e outros que tais: uma proposta de mediação leitora do Alfabeto dos Bichos, de José Jorge Letria
title_full_unstemmed Letras, animais e outros que tais: uma proposta de mediação leitora do Alfabeto dos Bichos, de José Jorge Letria
title_sort Letras, animais e outros que tais: uma proposta de mediação leitora do Alfabeto dos Bichos, de José Jorge Letria
author Araújo, Margarida Cardoso Magalhães Saldanha
author_facet Araújo, Margarida Cardoso Magalhães Saldanha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Sara Raquel Reis da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Margarida Cardoso Magalhães Saldanha
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura para a infância
O livro-alfabeto
Livros informativos
Promoção da leitura e do livro
Educação para os valores
Children’s literature
The alphabet book
Informative books
Promotion of reading and books
Education for values
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Literatura para a infância
O livro-alfabeto
Livros informativos
Promoção da leitura e do livro
Educação para os valores
Children’s literature
The alphabet book
Informative books
Promotion of reading and books
Education for values
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12
2022-12-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/89477
url https://hdl.handle.net/1822/89477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203545842
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138184884387840