Letras, animais e outros que tais: uma proposta de mediação leitora do Alfabeto dos Bichos, de José Jorge Letria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/89477 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_8cfcc789ed383f5063ecdd54e85e2556 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89477 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Letras, animais e outros que tais: uma proposta de mediação leitora do Alfabeto dos Bichos, de José Jorge LetriaLiteratura para a infânciaO livro-alfabetoLivros informativosPromoção da leitura e do livroEducação para os valoresChildren’s literatureThe alphabet bookInformative booksPromotion of reading and booksEducation for valuesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo expõe criticamente o trabalho desenvolvido em dois contextos, Educação Pré Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico, no âmbito da prática docente supervisionada. A intervenção nestes dois contextos teve como objetivos gerais promover e desenvolver nas crianças competências e saberes essenciais para uma melhor compreensão do mundo que as rodeia, mobilizando tipologias textuais específicas, o livro-alfabeto e livros informativos. O interesse por parte do grupo de crianças relativamente a estas tipologias textuais/editoriais levou a que fossem realizadas algumas atividades, no sentido de explorar, explicitamente, a estrutura dos livro alfabeto e, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, das enciclopédias e o modo como podem e/ou devem ser utilizadas pelo leitor. Quando iniciada a prática pedagógica no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, verificámos que seria ajustado dar continuidade ao projeto, adequando o mesmo às necessidades e aos interesses da turma. Para tal, focou-se a atenção nas enciclopédias, na sua exploração, aliando esta exploração à temática das competências sociais e da participação das famílias. Todo o trabalho realizado norteou-se pela Metodologia de Investigação-Ação.The present study exposes the work developed in two different contexts, Education in the Pre-School Environment and in the Elementary School Environment, in the scope of supervised practice of the teacher. The Practice in these two contextes had, as main objective, to promote and develop, in the children, knowledge and competences that will allow them to comprehend and succeed the world around them, related with a specific textual typology, the alphabet book, as well as development of social competences. The group of children revealed elevated interest in this type of book, this lead to the performance of a variety of activities with the goal to explore, explicitly, the structure of the alphabet books and, in the elementary school environment, the enciclopedias and how they should be used by the students. When the pedagogic practice was iniciated in the elementary school context, there was a need to carry on the project, tayloring it acording with the necessities and interests of the class. To achieve that goal, the attention shifted into the enciclopedias, alongside with social competences and the participation of the families. All the research done had, as foundation the Methodology of Action Investigation, namely in the recolection of data and reflexive action.Silva, Sara Raquel Reis daUniversidade do MinhoAraújo, Margarida Cardoso Magalhães Saldanha2022-12-122022-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89477por203545842info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-16T01:20:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:02.921670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letras, animais e outros que tais: uma proposta de mediação leitora do Alfabeto dos Bichos, de José Jorge Letria |
title |
Letras, animais e outros que tais: uma proposta de mediação leitora do Alfabeto dos Bichos, de José Jorge Letria |
spellingShingle |
Letras, animais e outros que tais: uma proposta de mediação leitora do Alfabeto dos Bichos, de José Jorge Letria Araújo, Margarida Cardoso Magalhães Saldanha Literatura para a infância O livro-alfabeto Livros informativos Promoção da leitura e do livro Educação para os valores Children’s literature The alphabet book Informative books Promotion of reading and books Education for values Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Letras, animais e outros que tais: uma proposta de mediação leitora do Alfabeto dos Bichos, de José Jorge Letria |
title_full |
Letras, animais e outros que tais: uma proposta de mediação leitora do Alfabeto dos Bichos, de José Jorge Letria |
title_fullStr |
Letras, animais e outros que tais: uma proposta de mediação leitora do Alfabeto dos Bichos, de José Jorge Letria |
title_full_unstemmed |
Letras, animais e outros que tais: uma proposta de mediação leitora do Alfabeto dos Bichos, de José Jorge Letria |
title_sort |
Letras, animais e outros que tais: uma proposta de mediação leitora do Alfabeto dos Bichos, de José Jorge Letria |
author |
Araújo, Margarida Cardoso Magalhães Saldanha |
author_facet |
Araújo, Margarida Cardoso Magalhães Saldanha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Sara Raquel Reis da Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Margarida Cardoso Magalhães Saldanha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura para a infância O livro-alfabeto Livros informativos Promoção da leitura e do livro Educação para os valores Children’s literature The alphabet book Informative books Promotion of reading and books Education for values Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Literatura para a infância O livro-alfabeto Livros informativos Promoção da leitura e do livro Educação para os valores Children’s literature The alphabet book Informative books Promotion of reading and books Education for values Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-12 2022-12-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/89477 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/89477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203545842 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138184884387840 |