O papel da criatividade na produção de materiais didáticos para o ensino de Português Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rita Sofia de Almeida Tavares Louro da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/46728
Resumo: Conceito ambíguo e de difícil definição, só nas últimas décadas a criatividade começou a ganhar destaque na literatura e investigação. Com esta dissertação procuramos contribuir para a discussão do tema e, em concreto, do seu papel na produção de materiais didáticos para o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE). Assim, e em primeiro lugar, analisamos o conceito de criatividade, abordando a forma como é percecionado em diferentes culturas e épocas históricas, explicitando teorias, nomeadamente no âmbito da psicologia, enumerando algumas das suas características dentro da educação, incluindo no ensino de Língua Estrangeira (LE), e focando ainda os benefícios da criatividade e dificuldades de implementação no ensino-aprendizagem de LE. Ainda no plano teórico, pretendemos explorar o conceito de materiais didáticos para o ensino de LE, discutindo aspetos-chave inerentes à produção e avaliação dos mesmos, enumerando diferentes tipos de materiais didáticos, explicitando o conceito de materiais didáticos criativos para o ensino de LE e fazendo referência ao contributo das novas tecnologias para a produção de materiais didáticos criativos. Finalmente, apresentamos os resultados do nosso estudo empírico, o qual procurou conhecer as perceções dos professores acerca da criatividade no ensino de PLE e em particular sobre materiais didáticos criativos. Deste modo, analisamos os dados quantitativos e qualitativos resultantes das respostas dos participantes a um inquérito e discutimo-los em função da literatura relevante. Apresentamos ainda relações entre variáveis do estudo e respostas dos participantes, bem como discutimos algumas correlações de significância estatística. Na parte final desta dissertação, procuramos também refletir sobre toda a investigação teórica e empírica levada a cabo, terminando com algumas recomendações que julgamos serem pertinentes para a continuação do estudo nesta área e para uma maior presença da criatividade nos materiais didáticos para o ensino de PLE.
id RCAP_8cfe504659b0405060ea6d23eb622fc6
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/46728
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da criatividade na produção de materiais didáticos para o ensino de Português Língua EstrangeiraEnsino de PLEPortuguês Língua EstrangeiraMateriais didáticosCriatividade no ensino de PLETeaching Portuguese as a Foreign Language.Instructional materialsCreativity in teaching Portuguese as a Foreign LanguageConceito ambíguo e de difícil definição, só nas últimas décadas a criatividade começou a ganhar destaque na literatura e investigação. Com esta dissertação procuramos contribuir para a discussão do tema e, em concreto, do seu papel na produção de materiais didáticos para o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE). Assim, e em primeiro lugar, analisamos o conceito de criatividade, abordando a forma como é percecionado em diferentes culturas e épocas históricas, explicitando teorias, nomeadamente no âmbito da psicologia, enumerando algumas das suas características dentro da educação, incluindo no ensino de Língua Estrangeira (LE), e focando ainda os benefícios da criatividade e dificuldades de implementação no ensino-aprendizagem de LE. Ainda no plano teórico, pretendemos explorar o conceito de materiais didáticos para o ensino de LE, discutindo aspetos-chave inerentes à produção e avaliação dos mesmos, enumerando diferentes tipos de materiais didáticos, explicitando o conceito de materiais didáticos criativos para o ensino de LE e fazendo referência ao contributo das novas tecnologias para a produção de materiais didáticos criativos. Finalmente, apresentamos os resultados do nosso estudo empírico, o qual procurou conhecer as perceções dos professores acerca da criatividade no ensino de PLE e em particular sobre materiais didáticos criativos. Deste modo, analisamos os dados quantitativos e qualitativos resultantes das respostas dos participantes a um inquérito e discutimo-los em função da literatura relevante. Apresentamos ainda relações entre variáveis do estudo e respostas dos participantes, bem como discutimos algumas correlações de significância estatística. Na parte final desta dissertação, procuramos também refletir sobre toda a investigação teórica e empírica levada a cabo, terminando com algumas recomendações que julgamos serem pertinentes para a continuação do estudo nesta área e para uma maior presença da criatividade nos materiais didáticos para o ensino de PLE.An ambiguous and difficult concept to define, only in the past decades has creativity become a relevant topic in literature and research. With this thesis I hope to contribute to the discussion of the topic and, specifically, its role in the production of instructional materials for teaching Portuguese as a Foreign Language (PFL). Primarily, I will analyse the concept of creativity, addressing the way it is perceived in different cultures and historical moments, clarifying theories, namely in the context of psychology, enumerating some of its characteristics within education, including the teaching of a Foreign Language (FL), and also focusing on the benefits of creativity and difficulties of implementation in the learning and teaching of a FL. Still on a theoretical level, I intend to explore the concept of instructional materials for the teaching of a FL, discussing inherent aspects to its production and evaluation, enumerating different types of instructional materials, aiming to clarify the concept of creative instructional materials for teaching a FL and mentioning the contribute of new technologies for the production of creative instructional materials. Finally, I will report the results of my empirical study, which intended to learn about the perceptions of teachers about creativity in teaching PFL and in particular about creative instructional materials. Therefore, I analyse the quantitative and qualitative data resulting from the participants’ answers to a survey and discuss them according to relevant literature. I also present relations between variables of the study and participants’ answers, as well as discuss some statistically significant correlations. At the end of this thesis, I aim to reflect about all the theoretical and empirical research carried out, concluding with some recommendations that I find pertinent for continuing the study in this area and for an increase of creativity in instructional materials for teaching PFL.Silva, Maria do Carmo Vieira daRUNSilva, Rita Sofia de Almeida Tavares Louro da2018-09-17T09:38:48Z2018-06-262018-04-202018-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/46728TID:201952009porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:24:31Zoai:run.unl.pt:10362/46728Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:32:00.483281Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da criatividade na produção de materiais didáticos para o ensino de Português Língua Estrangeira
title O papel da criatividade na produção de materiais didáticos para o ensino de Português Língua Estrangeira
spellingShingle O papel da criatividade na produção de materiais didáticos para o ensino de Português Língua Estrangeira
Silva, Rita Sofia de Almeida Tavares Louro da
Ensino de PLE
Português Língua Estrangeira
Materiais didáticos
Criatividade no ensino de PLE
Teaching Portuguese as a Foreign Language.
Instructional materials
Creativity in teaching Portuguese as a Foreign Language
title_short O papel da criatividade na produção de materiais didáticos para o ensino de Português Língua Estrangeira
title_full O papel da criatividade na produção de materiais didáticos para o ensino de Português Língua Estrangeira
title_fullStr O papel da criatividade na produção de materiais didáticos para o ensino de Português Língua Estrangeira
title_full_unstemmed O papel da criatividade na produção de materiais didáticos para o ensino de Português Língua Estrangeira
title_sort O papel da criatividade na produção de materiais didáticos para o ensino de Português Língua Estrangeira
author Silva, Rita Sofia de Almeida Tavares Louro da
author_facet Silva, Rita Sofia de Almeida Tavares Louro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria do Carmo Vieira da
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rita Sofia de Almeida Tavares Louro da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de PLE
Português Língua Estrangeira
Materiais didáticos
Criatividade no ensino de PLE
Teaching Portuguese as a Foreign Language.
Instructional materials
Creativity in teaching Portuguese as a Foreign Language
topic Ensino de PLE
Português Língua Estrangeira
Materiais didáticos
Criatividade no ensino de PLE
Teaching Portuguese as a Foreign Language.
Instructional materials
Creativity in teaching Portuguese as a Foreign Language
description Conceito ambíguo e de difícil definição, só nas últimas décadas a criatividade começou a ganhar destaque na literatura e investigação. Com esta dissertação procuramos contribuir para a discussão do tema e, em concreto, do seu papel na produção de materiais didáticos para o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE). Assim, e em primeiro lugar, analisamos o conceito de criatividade, abordando a forma como é percecionado em diferentes culturas e épocas históricas, explicitando teorias, nomeadamente no âmbito da psicologia, enumerando algumas das suas características dentro da educação, incluindo no ensino de Língua Estrangeira (LE), e focando ainda os benefícios da criatividade e dificuldades de implementação no ensino-aprendizagem de LE. Ainda no plano teórico, pretendemos explorar o conceito de materiais didáticos para o ensino de LE, discutindo aspetos-chave inerentes à produção e avaliação dos mesmos, enumerando diferentes tipos de materiais didáticos, explicitando o conceito de materiais didáticos criativos para o ensino de LE e fazendo referência ao contributo das novas tecnologias para a produção de materiais didáticos criativos. Finalmente, apresentamos os resultados do nosso estudo empírico, o qual procurou conhecer as perceções dos professores acerca da criatividade no ensino de PLE e em particular sobre materiais didáticos criativos. Deste modo, analisamos os dados quantitativos e qualitativos resultantes das respostas dos participantes a um inquérito e discutimo-los em função da literatura relevante. Apresentamos ainda relações entre variáveis do estudo e respostas dos participantes, bem como discutimos algumas correlações de significância estatística. Na parte final desta dissertação, procuramos também refletir sobre toda a investigação teórica e empírica levada a cabo, terminando com algumas recomendações que julgamos serem pertinentes para a continuação do estudo nesta área e para uma maior presença da criatividade nos materiais didáticos para o ensino de PLE.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-17T09:38:48Z
2018-06-26
2018-04-20
2018-06-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/46728
TID:201952009
url http://hdl.handle.net/10362/46728
identifier_str_mv TID:201952009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137942657040384