Perfil do professor de português para estrangeiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9948 |
Resumo: | Este estudo enfoca os resultados de uma pesquisa que visou traçar os perfis de estudantes e de professores com atividade na área de Português para Estrangeiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O interesse pela pesquisa foi determinado pela necessidade, na região, de profissionais com formação adequada nessa área, decorrente da grande demanda atual pelo ensino de Português do Brasil para Estrangeiros (PBE). Buscamos, através da análise (realizada com procedimentos quantitativos e qualitativos) de questionários respondidos por 62 informantes, levantar seu perfil com relação à formação, experiências, posturas, conhecimentos, lacunas de formação e ainda colher sugestões para futuras ações de formação. O perfil de professor encontrado é, em linhas gerais, o de um jovem, graduado em Letras, geralmente em português-inglês, frequentemente com pós-graduação, com atividade de ensino de PBE em universidades e cursos livres da região e com desejo de aprofundar, em cursos de curta duração, seus conhecimentos, principalmente os relativos a materiais didáticos e às tecnologias de informação e comunicação. O perfil de estudante encontrado é, por sua vez, o de um graduando em Letras, de instituição que oferece disciplina voltada para o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE), com poucas oportunidades de estágios e pesquisas, e que encontra nos eventos da área organizados pelas universidades da região motivação e possibilidades de ampliação de seus conhecimentos. |
id |
UFF-2_d123684005f63a30308b4d68e629428b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9948 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Perfil do professor de português para estrangeiros da Região Metropolitana do Rio de JaneiroPortuguês para estrangeirosFormação de professores de PLEPLE no Rio de JaneiroLíngua portuguesaEnsino da língua portuguesaFormação de professorPortuguese for foreignersQualification of teachers of portuguese as a foreign languagePortuguese as a foreign language in Rio de JaneiroEste estudo enfoca os resultados de uma pesquisa que visou traçar os perfis de estudantes e de professores com atividade na área de Português para Estrangeiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O interesse pela pesquisa foi determinado pela necessidade, na região, de profissionais com formação adequada nessa área, decorrente da grande demanda atual pelo ensino de Português do Brasil para Estrangeiros (PBE). Buscamos, através da análise (realizada com procedimentos quantitativos e qualitativos) de questionários respondidos por 62 informantes, levantar seu perfil com relação à formação, experiências, posturas, conhecimentos, lacunas de formação e ainda colher sugestões para futuras ações de formação. O perfil de professor encontrado é, em linhas gerais, o de um jovem, graduado em Letras, geralmente em português-inglês, frequentemente com pós-graduação, com atividade de ensino de PBE em universidades e cursos livres da região e com desejo de aprofundar, em cursos de curta duração, seus conhecimentos, principalmente os relativos a materiais didáticos e às tecnologias de informação e comunicação. O perfil de estudante encontrado é, por sua vez, o de um graduando em Letras, de instituição que oferece disciplina voltada para o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE), com poucas oportunidades de estágios e pesquisas, e que encontra nos eventos da área organizados pelas universidades da região motivação e possibilidades de ampliação de seus conhecimentos.This study focuses on the results of a survey that is intended to trace the profile of students and teachers active in the field of Portuguese for Foreigners at the Metropolitan region of Rio de Janeiro. The Interest for this research was determined by the need, in the referred region, of professionals with adequate qualification in the related field, resulted from the current and large demand for teaching of Portuguese for Foreigners in Brazil. We seek, through the analysis of questionnaires answered by 62 respondents (performed with quantitative and qualitative procedures), to study their profile concerning qualification, experiences, attitudes, knowledge, qualification gaps and also to gather suggestions for future qualification initiatives. In general terms, the teacher profile found is of a young individual graduated in Languages, usually in Portuguese-English with a postgraduation degree, whose activities involve the teaching of Brazilian Portuguese for foreigners in universities and free courses within the region and also who bears the desire of deepening their knowledge in short-term courses, mainly the knowledge and skills related to didactic materials and to information and communication technologies. The student profile found is, in general, of a student who is taking a graduation course in Languages inside institutions that offer disciplines involving the teaching of Portuguese Foreign Language, with few opportunities for internship and research, and who finds motivation and knowledge expanding possibilities at related events organized by universities of the region.105 f.Júdice, NorimarAlmeida, Patrícia Maria Campos deLima, Ronaldo AmorimJúdice, NorimarPetrucelli, Anderson José Almeida2019-06-11T15:33:43Z2019-06-11T15:33:43Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9948http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-28T20:08:20Zoai:app.uff.br:1/9948Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:55:07.010964Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil do professor de português para estrangeiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro |
title |
Perfil do professor de português para estrangeiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Perfil do professor de português para estrangeiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro Petrucelli, Anderson José Almeida Português para estrangeiros Formação de professores de PLE PLE no Rio de Janeiro Língua portuguesa Ensino da língua portuguesa Formação de professor Portuguese for foreigners Qualification of teachers of portuguese as a foreign language Portuguese as a foreign language in Rio de Janeiro |
title_short |
Perfil do professor de português para estrangeiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro |
title_full |
Perfil do professor de português para estrangeiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Perfil do professor de português para estrangeiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Perfil do professor de português para estrangeiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro |
title_sort |
Perfil do professor de português para estrangeiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro |
author |
Petrucelli, Anderson José Almeida |
author_facet |
Petrucelli, Anderson José Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Júdice, Norimar Almeida, Patrícia Maria Campos de Lima, Ronaldo Amorim Júdice, Norimar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Petrucelli, Anderson José Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Português para estrangeiros Formação de professores de PLE PLE no Rio de Janeiro Língua portuguesa Ensino da língua portuguesa Formação de professor Portuguese for foreigners Qualification of teachers of portuguese as a foreign language Portuguese as a foreign language in Rio de Janeiro |
topic |
Português para estrangeiros Formação de professores de PLE PLE no Rio de Janeiro Língua portuguesa Ensino da língua portuguesa Formação de professor Portuguese for foreigners Qualification of teachers of portuguese as a foreign language Portuguese as a foreign language in Rio de Janeiro |
description |
Este estudo enfoca os resultados de uma pesquisa que visou traçar os perfis de estudantes e de professores com atividade na área de Português para Estrangeiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O interesse pela pesquisa foi determinado pela necessidade, na região, de profissionais com formação adequada nessa área, decorrente da grande demanda atual pelo ensino de Português do Brasil para Estrangeiros (PBE). Buscamos, através da análise (realizada com procedimentos quantitativos e qualitativos) de questionários respondidos por 62 informantes, levantar seu perfil com relação à formação, experiências, posturas, conhecimentos, lacunas de formação e ainda colher sugestões para futuras ações de formação. O perfil de professor encontrado é, em linhas gerais, o de um jovem, graduado em Letras, geralmente em português-inglês, frequentemente com pós-graduação, com atividade de ensino de PBE em universidades e cursos livres da região e com desejo de aprofundar, em cursos de curta duração, seus conhecimentos, principalmente os relativos a materiais didáticos e às tecnologias de informação e comunicação. O perfil de estudante encontrado é, por sua vez, o de um graduando em Letras, de instituição que oferece disciplina voltada para o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE), com poucas oportunidades de estágios e pesquisas, e que encontra nos eventos da área organizados pelas universidades da região motivação e possibilidades de ampliação de seus conhecimentos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2019-06-11T15:33:43Z 2019-06-11T15:33:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9948 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823607881400320 |